Cash do Jaguarete hoje Harmony Victory
Quando Cash do Jaguarete me surpreendeu na Gávea deixando dois de meus selecionados perdidos na tarde numa prova de graduação 1 para os dois anos, logo a seguir fui avisado pelo Adolpho Smith de Vasconcellos Crippa, que havia perdido para um grande cavalo. E ele estava certo, pois, só um grande cavalo trataria com total desfaçatez a Grand Cru e Fillmore.
Cash do Jaguarete, para mim, foi o melhor cavalo e sua geração e confesso que senti um desgosto profundo ao vê-lo ser vendido para um mercado, que dependendo do comprador, não estaria a altura dele.
Cash foi realmente feito para voos maiores. Nos Estados Unidos, nas mãos certas, poderia a se transformar em outro Einstein. Mas quiz o destino que a turma de Hong Kong, tenha chegado com o dinheiro e o negócio foi fechado.
Cash e Epaepaepa, foram os cantos do cisne de Public Purse, um reprodutor, honesto e que sempre provou ter a capacidade de gerar elementos acima da média. O descendente de Damascus, produziu um total de 33 individuais ganhadores de grupo, sendo nove dos mesmos de graduação máxima, destacando-se Aerosol, Celtic Prince e a razão desta nota, Cash do Jaguarete.
Logo, não foi um nem foram dois. Foram três elementos que me tiraram o fôlego e creio que pelo menos um de seus filhos teria direito - se convenientemente aproveitado - a manter sua tribo viva nas partes altas de pedigrees clássicos futuros.
Imponente Purse
Cash infelizmente foi castrado. Aerosol, parece que bateu asas e voou, depois de ser ignorado no breeding-shed. Alcorano e Imponent Purse, mereceriam chances. Porque não tentar? Examinei a pouco o segundo, é realmente é dotado de uma imponência fisica difícil de ser descrita. Trata-se de um ganhador de graduação 3, mas da mesma prova que décadas atrás Roi Normand venceu, quando ainda esta carreira era conceituado de graduação máxima. Uma milha e meia na grama californiana, não é algo muito fácil de ser conquistado, Por isto constam no currículo desta prova, cavalos como Roi Normand, John Henry, Sandpit, Zoffany, Bien Bien e outros mais.
E atentem para um detalhe. Imponente Purse, fez mais nos Estados Unidos que o próprio Roi Normand.

