Do pombo correio a Internet, houve uma substancial mudança na forma de comunicação. Da descoberta dos caminhos das Indias, para os primeiros passos do homem na lua, houve igualmente uma substancial mudança de prioridades. Assim sendo, embora o mundo gire sobre um mesmo eixo e em volta do mesmo sol, a humanidade evoluiu em termos de tecnologia.
Outrossim, no turfe, do velho Khan, Lord Derby, Tesio e Boussac, para a Coolmore, Juddmonte e Godolphin, em termos de genética na criação de cavalos de corrida, o que mudou? O velho Khan acreditava em estruturas genéticas e por isto iniciou o processo de dosagens. Lord Derby era partidário das duplicações em matriarcas. Tesio acreditava nos linebreeds em St. Simon. E Boussac nos inbreeds em chefes de raça. Logo, o que mudou neste quase um século? NADA !
Os nomes podem ter mudado. Ontem St. Simon, hoje Galileo. Não se pensa mais em Selene ou Canterbury Pilgrim. Agora em Somethingroyal e Lalun. Porém, os conceitos, permanecem. E é sobre conceitos que procuro me fixar para que meus textos alcancem aqueles que acreditam que as coisas na criação de cavalos de corrida, não acontecem apenas pela obra e o acaso do Espirito Santo.
Em minha primeira aula de arquitetura, um professor disse: Na arquitetura nada se cria, tudo se copia. na criação de cavalos de corrida, copia-se e tenta se possível, melhorar. Minha responsabilidade como analista, é tentar captar as nuances de coisas que se repetem, ou que parecem lúcidas ao pensamento lógico. mesmo que para tal, você tenha que desenvolver, de vez em quando, um raciocínio ilógico.
Você ten o direito de duvidar que certas tribos e linhas baixas, tem a capacidade de transmitir uma tendência. Outrossim, não pode nunca negar, quando os números maciçamente lhe provam ao contrário. Uma vez fui contratado pelo haras Santarém, para trazer um reprodutor que tinha que ter duas características: transmitir precocidade e velocidade. estudei o caso, é cheguei a conclusão que melhor opção se chamava Tiger Heart. Levou-se um ano, para o negócio ser fechado, mas acredito que valeu a pena esperar.
Outros não esperam e apelam para listas de descartáveis ou ex-grandes promessas que não preencheram do que deles era esperado, mesmo tendo todas as chances possíveis e imaginárias. E num turfe como o nosso, onde alguém tem que ganhar, as vezes até esta segunda opção, a das listas prontas, pode vir a dar certo. Mas lhe garanto que a primeira, a da seleção correta, se levada a sério, cria uma maior probabilidade de sucesso. Eu acredito em critérios,
De tudo que foi noticiado como vindas para a nossa criação, para esta temporada, Verrazzano e Camelot Kitten, são as opções que mais me agradam. Outrossim, há de se convir que se trata de um gosto meu pessoal, tendo em vista o passado de cada um, em pista e em alguns casos no breeding-shed. Logo, cada um deve criar seu próprio veredicto. Há alguns, o passado condena. A outras, cria duvidas.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO


