É fácil resistir a tentações quando não se é tentado. Alguém já lhe ofereceu um milhão dólares para você cometer um delito. Qual o delito que você seria capaz de cometer por um milhão de dólares? O Millor disse uma vez que desconfiava de todo idealista que lucra com seu ideal. No caso presente se referia ao chico Buarque um dos sangue sugas da Rouanet. Pois eu, também tenho a minha: eu desconfio de todo cara considerado honesto que pertence a oposição, é que por ser oposição não tem poder e com isto se vê privado de participar de ilícitos.
Vó Adelina, sobre o assunto, era mais enfática: a ocasião faz o ladrão.
O Brasil sempre foi o pais das oportunidades desde que pertencia a Portugal. Se tornou império independente, de pai para filho, e mais recentemente elegeu um caçador de marajás, que se tornou imediatamente um deles, um professor universitário de esquerda, um torneiro mecânico, uma anta com cordas vocais. Os três últimos por duas vezes e agora assume um ex-militar que parece não ter papas na língua e que ganhou de um poste.
Nosso turfe é um reflexo do Brasil.
Afinal apenas o Chile pode hoje ter uma economia superior a brasileira. Como explicar nossa ridícula produção - em números - a não ser dando a mão a palmatória pelo desleixo para com as coisas de nossa atividade. Poderia ser ela chamada de industria? Talvez de fundo de quintal. Mas tecnologia e profissionais não nos faltam. Carecemos apenas de genética.
Pelo andar da carruagem em dois ou três anos, o Uruguay igualmente irá nos passar. Se compararmos a população deste pais com a nossa, fica inacreditável de sequer supor, que isto pudesse acontecer. Mas como somos o pais do faz de conta onde time que leva de cinco ainda se confere a si a possibilidade de ser o melhor futebol do pais... com resultados... Temos que acordar, para não sermos achincalhados com o Brasil contra a Alemanha no Mineirão, ou o Grêmio contra o Flamengo no Maracanã.
E quais seriam as consequências? Cada vez mais gente saindo do que entrando. Parece que vivemos uma mão única! E nosso estoque genético não se renovando. Pergunto, o que isto irá acarretar? Um queda de qualidade e como consequência menos chance de exportações. Quem irá colocar dinheiro numa atividade que desce a ladeira? Será mais fácil se empacotar vento.
Hora de se pensar numa solução.

