HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

PONTO CEGO: A SEGUNDA VOZ

Se eu tivesse que criar exemplos sobre a dominância exercida por certos chefes de raça, o faria, por exemplo, usando imagens de futebolistas. A transmissão linear levada a efeito por Northern Dancer, Sadlers Wells e Galileo é uma realidade irrefutável. Você pode não acreditar numa transmissão linear, mas não consegue explicar como este segmento se mantem. Logo para mim ela existe, para muitos mesmo sem poder explicar, não existe... 

Mas qual seriam os futebolistas que poderiam representar estes três? Eu diria que Northern Dancer é o Pele. O indiscutível. Sadlers Wells o Maradona e Galileo o Messi. Quem seria melhor Maradona ou Messi? Não importa. Um é mais criativo, outro mais eficaz.

No inicio Sadlers Wells era criticado por ser considerado um reprodutor de fêmeas, até que vieram Galileo, Montjeu, High Chaparral e muitos mais. Galileo, parece não perder a viagem. Carimba o que vier pela frente e seu carimbo funciona.

Hoje diria que Galileo, poda as chances de seus mais ilustres filhos, pois, quem tem uma égua que considera especial, só manda para Frankel, depois de rejeitado por Galileo. Sadlers Wells prejudicou muito a seus filhos. Principalmente Montjeu. Outrossim, uma coisa tem que ficar bastante clara. Desde o inicio Galileo disse para o que veio. Fez sua cama e determinou o direito de nela deitar.

E Galileo, tem uma mãe que além de muito boa em pista, o foi igualmente no breeding-shed. Mas seriam Natalma e Faiiry Bridge inferiores? Não acredito que seja por ai. A única coisa que poderia diferencia-los seria a pista, onde os três demonstraram classe e vontade de vencer.

Uma coisa tem que ficar bem entendida é que se você não acredita em dominância, não pode aceitar a existência da transmissão linear, que Tesio, acreditava existir, mesmo que no máximo em três gerações. Depois disto, ele dizia que a força da lâmpada cessava.

Há de se aceitar que Mill Reef, Shirley Heights e Darshaan seria outro segmento que exercia significativa dominância. Pois bem, o segmento primeiro descrito, trouxe este segundo para o setor inferior dos pedigrees, quando o transformou praticamente em um nick. O que dizer de Nearco-Nasrullah-Bold Ruler?

Hyperion não era dominante e foi um reprodutor de primeira linha. Harry On, Tourbillon, Blandford e St. Simon eram extremamente dominantes e como Hyperion foram dominados e hoje raramente são encontrados nas linhas altas dos elementos ganhadores de grupo da modernidade. Assim, não é a dominância que o faz resistir e sim a adequabilidade em dominar e se repaginar no cruzamento com as outras linhas.

Parece complicado, mas garanto que não é. Você tem apenas que prestar a devida atenção e compilar dados que sustentem suas crenças. Northern Dancer, tem dois veios sólidos de continuidade: Danzig e Sadlers Wells. E não acredito que sejam Nureyev, Lyphard ou Nijinsky - todos leading sires a seus respectivos tempos - que farão a segunda voz. E sim Try My Best, que parecia desaparecido, mas volta de uma forma que chama a atenção.

Tenho uma teoria. Não tenho como prova-la mas a sinto sólida em meus pensamentos. Quem produz velocidade, tem muitas chances de se perpetuar. Mais até do que aquele que prima pela produção  de stamina. 

Quem fará a segunda voz?