Examino um potro sem a preocupação de quem seja. para mim, quando muito me interessa sua data de nascimento e a idade de sua mãe. Porque a idade de sua mãe? Porque gosto de manter acesa minha curiosidade em distinguir entre os primeiros e últimos filhos de éguas. Frescura minha.
Mas quando você encara certos físicos, pouco me importa se ele é fruto do Capeta com a Dilma Roussef. Ele entra em minha lista e o pedigree passa a ser o balizador de investimento. Mas para tal você tem que realmente crer que 98% dos grandes ganhadores tem fisico de atletas. Eu acredito, você poderá não crer.
Pedigree é como gasolina. Se você coloca-la num carro bem desenhado, ela atingirá seu objetivo, quando em esforço maior, que é fazer a máquina funcionar bem. Do contrário, funciona, mas o motos range e os amortecedores vão para o brejo.
Desta forma treinadores que conhecem de morfologia atlética tem a chance de abiscoitar algo. E se entenderem de pedigree, suas chances se tornam melhores ainda, pois, você penetra naquela difícil faixa de achar o melhor entre os muito bons.
Engana-se aquele que acha que em um haras onde a qualidade sobra, é fácil se selecionar. É muito mais difícil do que ir em um, que lhe apresenta um camelo, um hipopótamo, um jacaré, uma cotia e um cavalo, e você tem que apenas apontar para o cavalo. Houve gente que acertou comprando 12, e outros comprando apenas 1. Não preciso explicar quem teve o melhor percentual em seu investimento.
EM MEUS ANOS EM KEENELAND, TROUXE
ALGUMAS POTRANCAS QUE EM SUA MAIORIA
SE SAÍRAM BASTABNTE BEM
NA ESFERA CLÁSSICA BRASILEIRA
AÍ, UM VETERINÁRIO DISSE
QUE COM A GENÉTICA QUE ELAS TRAZIAM
ATÉ A VÓ DELA TERIA SUCESSO COMO AGENTE.
O PROBLEMA É QUE OUTROS FORAM
TENTARAM E QUEBRARAM
POIS NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM
Selecionar algo, basta ter um dedo e levanta-lo. Mas a hora de levantar este dedo, é que difere uns de outros. E como diria um amigo com muita propriedade, de teóricos o inferno está cheio.