HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quarta-feira, 15 de julho de 2020

OPINIÃO DO MARCEL: QUAIS AS LINHAS MATERNAS QUE AMAM GHADEER?

Em várias ocasiões em que li o Blog “Ninho do Albatroz”, o senhor se mostra chateado com a diminuição na importação de matrizes, processo que antigamente era realizado para melhorar nossa genética dentro do Brasil e no futuro aumentar o desempenho clássico da nossa criação. Diminuímos consideravelmente a importação de reprodutoras europeias e ultimamente as poucas que tem entrado no Brasil são de origem Norte-americana.

Essa situação me fez analisar, observando os 46 indivíduos netos maternos de Ghadder ganhadores de GI, de que país a família materna teve a reprodutora importada para o Brasil e cheguei na tabela abaixo:

País
Indivíduos
Éguas importadas
Grã Bretanha
13
7
Estados Unidos
8
7
França
8
6
Argentina
8
7
Irlanda
7
4
Uruguai
1
1
Itália
1
1

A tabela nos mostra que 13 indivíduos netos maternos de Ghadeer ganhadores de GI no Brasil vieram de sete éguas de origem inglesa. Destaque para a Britânicas Alegresse, família 14c que atráves da filha de Ghadeer, So Beauty, veio a produzir Fool Around (Bright Again), El Paso (Fast Gold) e Country Baby (Present the Colors). Outra Britânica de destaque foi Skyle, família 9c que gerou a três ganhadoras de GI com filhas distintas de Ghadeer, a saber, Red Chris que com Nedawi produziu a Faz de Conta, Imunidade que com Spend A Buck veio a produzir Irish Lover e Instant Blue que com Trempolino veio a produzir Bike.

A Irlanda também chama a atenção, com apenas quatro linhagens vieram a produzir sete individuais ganhadores de GI, destaque para Irlandesa Red Brick que através da filha de Ghadeer, Onefortheroad veio a gerar três individuais ganhadores de GI tendo como pai Roi Normand, a saber Flymetothemoon, Ay Caramba e Éissoaí.

Outro dado importante sobre as famílias maternas, é que dos netos maternos de Ghadeer ganhadores de GI no Brasil, praticamente 40% deles vem de apenas cinco famílias maternas, a saber:

Família 14c (quatro ganhadores de GI)– três indivídous vindo da Britânica Alegressa, já falada nesse artigo, e um indivídou da americana Tina Reef, que com Emily Post e o reprodutor Tsunami Slew veio a gerar a GI Emmy Slew.

Família 9c (quatro ganhadores de GI)– três indivíduos vindo da britânica Skyle, já comentada anteriormente, e um indivíduo da americana Like, que com Erotic Like e o reprodutor Hinton Wells veio a gerar a GI História da Arte.

Família 16f (quatro ganhadores de GI)– dois indivíduos da argentina Viuva, que atráves de Dica, filha de Ghadeer, veio a gerar Jadir com o reprodutor Soldier Of Fortune e Lamartine com o reprodutor Shanghay Bobby. Outro ramo de sucesso dessa família é da Britânica Belle Amour com dois produtos, gerado um indíviduo por Rondesir, que com Nedawi veio a gerar o GI Fuco e Janilite que com Spend A Buck veio a gerar Forever Buck.

Família 1p (três ganhadores de GI) – dois indíviduos através da britânica Galanga, sendo que All For Love e Spend A Buck veio a gerar o GI L’amico Steve e For Freedom que com Dubai Dust veio a gerar o Derby Winner Mojito. Outro indivíduo foi gerado pela argentina Samira Bay, que com Halen Hearty e o reprodutor Jules veio a gerar New Famous.

Família 26 (três ganhadores de GI) – através da irlandesa Red Brick e sua descendente Onefortheroad, já citada acima.

Com dois ganhadores de GI, as filhas de Ghadeer produtoras de GI descendem das famílias 8h, 2h, 2e, 2d, 22b, 13C e 11f. Essas 12 famílias maternas das filhas de Ghadeer geraram 70% do total de ganhadores de GI.

Fica uma curiosidade,  não seria interessante ponto de força em um pedigree inbreeding em Ghader nas famílias maternas de Skyle, Alegresse ou Onefortheroad?

Eu como humilde, iniciante e novo criador considerei os inbreeding em Ghadeer como um dos pontos de forças a ser explorados nos pedigrees, abaixo as cinco possibilidades que estou construindo:


Danton na Vitória Thunder – Inbreeding em Ghadeer explorando a família 1k (Lost Love velocista GI) com a família 2e de Fausse Monnaie ( ganhadores de GI Durban Thunder e Absolute Ruler)



Danton na Miss Cindy - – Inbreeding em Ghadeer explorando a família 1k (Lost Love velocista GI) com a família 16g onde Gorgeous Cindy produziu GI Deep Ocean e o GIII To The Run.



Danton na Expressiva Bryan - – Explorando a duplicação na matriarca do Haras Anderson, Nishka’s Love, mãe de Lost Love, velocista GI




Danton na Witch Blade e Danton na Quantia Boa, ambas reprodutoras do mesmo segmento materno - – Inbreeding em Ghadeer explorando a família 1k (Lost Love velocista GI) e família 3b onde Jakline Longchamp produziu o GIII Peito Aberto e vários animais de sucesso na cancha reta. Desse mesmo segmento com Ghadeer ainda surgiram Investor GP Piratininga GII, Pacific Ocean 3° Derby Cruzeiro do Sul GI.


Espero de alguma forma ter ajudado os criadores no uso de Ghadeer na formatação de futuros cruzamentos, pois ele já começa a se destacar como pai de segunda e terceira mãe. E porque não começar a funcionar seus inbreeding?

Abraço

Marcel Bacelo