HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS IGUASSU

HARAS IGUASSU
HARAS IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

terça-feira, 21 de julho de 2020

OPINIÃO DO MARCELO AUGUSTO



TRANSCRIÇÃO DE MATÉRIA 
PUBLICADA NO CADERNO DE TURISMO 
DO JORNAL “O ESTADO DE SÃO PAULO” 
DATADA DE 23 DE JULHO DE 1965. 

“O QUE SIGNIFICA O 
PÔSTO DE FOMENTO PARA O PAÍS”


A quatorze quilômetros de Campinas pela rodovia que parte daquela cidade em direção a Mogi Mirim, surge extensa área verde e plana, recortada por cercas brancas e uniformes, que se perdem na perspectiva. 

É o Posto de Fomento do Jockey Club de São Paulo, único no Brasil, e que, instalado há três anos, começa a atrair a atenção no Exterior, pelo alto padrão da técnica e dos métodos adotados. Já o visitaram, mostrando-se entusiasmados, uruguaios, argentinos, venezuelanos, franceses, ingleses e norte-americanos. 
Conhecê-lo significa verdadeiro aprendizado mesmo para o leigo que não tenha noção, sequer, do significado de seu nome. 
Trata-se de um centro científico a serviço do País, que tem por função promover, através do cruzamento raças selecionadas – o puro sangue de corrida – a melhoria do produto indígena. 
Considerando-se o alto custo de um bom reprodutor puro-sangue inglês – cerca de 100 a 200 milhões de cruzeiros – conclui-se da impossibilidade de ser importado por particulares; ou, ainda que o fosse, não encontraria ambiente adequado à sua manutenção. Compreende-se, então, o papel da entidade que deu solução ao problema através da criação do Posto, do qual podem beneficiar-se todos os criadores nacionais. 
Atualmente o Posto mantem um plantel de reprodutores, constituído de Corpora, Coaraze, King´s Favourite, Aram, Tang, Royal Forest e Jour et Nuit, que está para chegar.
São eles os garanhões a quem incumbe transmitir ao produto nacional a herança do seu sangue nobre. Para tal, as éguas à eles destinadas são rigorosamente selecionadas. Os seus proprietários pagam ao Posto uma estadia de dois mil cruzeiros a diária, e a cobertura. Requisito indispensável é que sejam, também, puro-sangue. 
Temporada
O posto desempenha o mais rigoroso controle dos animais que lhe são confiados. Além dos 115 funcionários que o Jockey Club mantem um veterinário categorizado dia e noite acompanhando os trabalhos que cada caso exige, e que intensificam nesta época, por ser o início da estação de monta (época do parto e da cobertura), que vai de 15 de agosto à 15 de janeiro. Cento e setenta éguas serão recebidas nesta ocasião, e a previsão é de cento e dez partos entre setembro e outubro. 
Nascido o produto, este permanece de 4 a 6 meses sob os cuidados do Posto. Oito dias após o parto, a mãe está apta para nova cobertura, e após 40 dias de controle é devolvida ao seu proprietário. O período de gestão é de 11 meses, após os quais retorna ao Posto. Já nasceram, no Posto, 186 produtos. 
Haras
Quinze haras localizam-se nas adjacências do Posto de Fomento, cujas áreas foram vendidas a criadores que pretendem beneficiar-se, direta ou indiretamente, da assistência técnica oferecida, dada a maior facilidade para utilização dos reprodutores e para a remoção das éguas. 
Dependências 
Deixando-se de lado o aspecto científico, não menos fascinante é o conjunto arquitetônico que compõe o Posto de Fomento. Tudo ali é moderno, funcional, rigorosamente limpo e de uma harmonia de linhas que impressiona, a começar pela decorativa torre monumental de 40 metros de altura, que comporta dois depósitos de água com capacidade de 240 mil litros.  
O parque está dotado de sete grupos de cocheiras, totalizando 126 boxes, destinados às éguas; um grupo com seis boxes, para os garanhões; um grupo com seis boxes para a maternidade e outro, também com seis boxes, para isolamento. 
Em base de conclusão estão dois grupos, de seis boxes cada um, destinados à maternidade, anexos à sala de cirurgia, no núcleo laboratório-cirurgia-maternidade; e um laboratório de análises bacteriológicas e clinicas, que disporá de instalações de esterilização, e sala para grande e pequena cirurgia. 
Completam o conjunto o recinto das coberturas, o edifício da administração, com ampla sala de estar e bar, e o moderno “Tattersall”, constituído de elegantes pavilhões destinados aos leilões de animais. 
Completam a obra o depósito de forragens, a oficina mecânica e a carpintaria. 
Único
O Posto de Fomento foi construído obedecendo ao sistema de rondel, que permite ao administrador controlar com a vista, do seu posto, 70 das 126 cocheiras existentes. 
É o único no mundo no gênero. 
Assistência
O posto proporciona ampla assistência aos seus empregados, através de moradia em uma vila dentro da própria área (cerca de 60 casas para 400 pessoas); escola para 110 crianças e curso de alfabetização de adultos; ambulância para casos de emergências, que serve, também, à vizinhança; seguro aos empregados; horta e pomar para abastecimento doméstico. 
Franqueado
Ao contrário do que muitos supõem, o Posto de Fomento Agro-Pecuário pode ser visitado pelo público aos sábados, domingos e feriados, mantendo um recepcionista que informa sobre todo o seu funcionamento. É um passeio agradável e altamente instrutivo.