Existem coisas que dão resultado embora não sejam as mais acertadas a se utilizar. Engana-se quem pensa de forma distinta. Que o que é certo, sempre dará certo. Esta é uma tendência natural para que aconteça, mas não garante sucesso absoluto. Apenas aumenta suas possibilidades.
Para se ter resultado, aquilo que achamos o certo deve estar alinhado as dificuldades que serão enfrentadas, em cada caso. Um exemplo? A seleção de Tele em 1982, era muito melhor time que a Italia, mas aquilo que acreditava-se ser o certo, não era o melhor para aquele jogo e perdemos de 3x2. Precisando apenas de um empate.
Nos cruzamentos entre elementos da raça PSI, isto acontece com uma muito maior frequência, o que faz com que nem sempre as coisas venham a funcionar de uma mesma forma. Afinal existe uma ciência inexata chamada genética. Por exemplo está clara na mente do mercado que Sadler´s Wells e seu filho Galileo, funcionam bem com filhas de Danehill e seu filho Danehill Dancer. Mas seria no sentido contrário esta premissa verdadeira? Estatisticamente não. E haveria uma razão para tal? A que vejo imediatamente é que os melhores filhos de Danehill na reprodução estão sitiados em sua grande maioria na Australia. Onde por estas razões que a própria razão desconhece, Galileo não se saiu lá muito bem.
Mas se você cruzar um japonês com um japonês, as chances de se conseguir um japonês de moreno de olhos puxados é muito grande. Um louro de olhos azuis, será impossível. Logo quando juntamos animais de genética parecida, acentuam-se as qualidades... como também os defeitos. Dai evitar-se, nos imbreeds, sempre que for possível, maus mensageiros. O que no Brasil, nem sempre é possível.
O problema é que você só consegue chegar a conclusões como estas com o passar dos anos. As vezes de décadas. Ai quando descobre a Inês - lembram-se dela - já está morta e enterrada. Tentar revive-la com os filhos dos filhos, nem sempre funciona Sei que ainda exista gente, que duvida que a terra seja redonda, e que a Dilma tenha um raciocínio de um sitio, e mesmo aquelas falando em cruzar Nasrullah com Princequillos, e Hyperions com Nearco. Para mim, pura ficção. Assim creio que deva haver um sentimento que o impele a acreditar em certas coisas e não em outras.
No Brasil, de há muito perdemos o senso de criar nicks. Pois nossos principais haras diminuíram em muito a sua capacidade de adquirir a um determinado reprodutor com o foco de cobrir as filhas de outro em seu rebanho. Tipo Fast Napoleon x Formasterus, Swallow Tail x King Salmon, e mesmo Clackson x Hang Ten, onde como já relatei em diversas oportunidades, no caso deste último nick, um entrou com o trabalho e o outro de atrapalhar o mínimo possível.
Em sendo assim, uma alternativa possível é justamente a de se criar estruturas genéticas convincentes na sua arte de se completarem e um sistema de imbreeds e chefes de raça e duplicações em matriarcas de reconhecida qualidade.
Gosto por exemplo as formadas por ganhadores de provas importantes em 2,000 metros nos Estados Unidos. Assim, Estrela monarcas, uma filha do fracassado na reprodução, o Derby winner Monarchos, poderia ir bem com uma égua. filha e netas de ganhadores destes mesmo Kentucky Derby, - o chamado derby da primavera - numa terceira mãe filha de um ganhador do Travers stakes, - o chamado derby de verão - evidentemente quando o chineses não estão arrotando suas sopinhas favoritas.
Ai alguém me pergunta. Porque então não funcionaria algo do tipo Thundering Force em descendentes de Solstein? Por determinar um imbreed fechado na razão 3x3 num filho de Northern Dancer? Eu diria não ser esta a razão, pois Enable tem um imbreed em outros filhos Northern Dancer, em razão ainda mais fechada de 3x2, mas acredito que Nathaniel e o próprio Sadler´s Wells devam ser reconhecidos como melhores mensageiros que Thundering Force e Solstein. Ou alguém discorda?
Há de se concordar que a qualidade do mensageiro poderá intervir no resultado da equação. Outrossim trouxemos outros reprodutores que mesmo não tendo êxito reprodutivo, foram em pista, cavalos soberbos. Porque não tentar com eles? Exemplo um filho de Rock of Gibraltar com filhas de Holy Roman Emperor, num Danehill 3x3? Ou mesmo de Roderic O´Connor com as Holy Romans num 4x3 em Danehill? Reservo-me ao direito de deixar que aqueles que leem e possam vir a estar coincidentes com este ponto de vista pesquisem e decidam quais estes elementos intervenientes poderiam ser ultilizados E o que chamo da procura do mensageiro. Agora não tentem milagres com filhas de ... bem deixa para lá.
Com leis ruins e juizes bons, ainda é possível governar. Mas com juízes ruins, as melhores leis não servem para nada.
Otto von Bismarck
Ps 1 - Qualquer semelhança com o STF do Brasil, e a maioria de nossos mensageiros não são meras coincidências.