Fui abordado recentemente com a seguinte pergunta. Se uma ganhadora de graduação máxima fazia eu listar seu produto, numa posição de maior destaque, em minha short list? E eu respondi, que no Brasil, primeiro eu via o fisico e depois de separados os que gostava, atentava para seus pedigrees. Em Keeneland, não havia esta opção, pois, nunca tive clientes com vontade de investir ao custo que um filho de uma ganhadora de grupo 1, exige. Mas tentarei explicar.
O capitalismo é um sistema baseado na meritocracia. Ganha mais quem se sair melhor. Pois bem aqueles que são contrários ao capitalismo acreditam na narrativa, no planeta paralelo, onde os incêndios no Pantanal e na Amazonia, são produtos da voracidade do crescimento econômico, mas os incêndios na democrata California, são produto do aquecimento global. Não seriam dois pesos e duas medidas?
Lula foi eleito pela esquerda festiva. Roubou, foi condenado e levado a prisão. Todos aqueles a quem juntou-se, Maduro, Fidel, Evo Morales, Mujica e outros, fracassaram. São motivos de chacotas. Caricaturas de políticos. Lula é Deus! Bolsonaro foi eleito pela direita conservadora. Assumiu, fechando a seguir as torneiras de corrupção e eliminando a possibilidade de transformar seu ministério numa banca de negócios. Logo, é um facista e genocida! Não seriam dois pesos e duas medidas?
Rui Barbosa parecia ser um cara que sabia das coisas. Tenho pavor deste tal de dois pesos e duas medidas, numa proporção tão grande quanto o politicamente correto, o globalismo e aquele termo que nasceu entre os esquerdopatas, que são a meu ver sua própria definição: o lacrador.
Infelizmente no turfe brasileiro, mesmo que em muito menor escala, existem lacradores, que também acreditam na filosofia básica do quando pior melhor. E na parte mais sensitiva da questão: a criação dos atores principais da atividade, os cavalos de corrida.
Poucos são aqueles que conhecem a concepção do que possa ser um pedigree. Os selecionam pelo pai e a campanha da mãe. Que não deixa de ser um método, mas já provado não ser dos mais eficazes. Por isto, não dou bola, prefiro acreditar no fisico do atleta e depois orço o seu provável custo tendo como base a sua genética, E tenho razões para tal.
Se levarmos em consideração a existência de 2740 individuais ganhadores de grupo em nossa história e tão somente 142 deles filhos de éguas ganhadoras ou placês em provas de graduação máxima, saberemos que o percentual de acerto é de pouco mais de 5%. O que na minha opinião é um bom percentual, mas não tão significativo a ponto de ser considerado um item básico de selecionamento. Outrossim quando levamos em consideração que estes 142 ganhadores são filhos de 101 reprodutoras, pois, algumas produziram mais de uma individual ganhador de grupo, veremos que este percentual passa a ser de quase 3,7%.
Evidente que ainda é um bom percentual se a gente levar em consideração o percentual de reprodutoras que vieram a ganhar provas de graduação máxima quando em campanha em pista, outrossim, há de se haver em consideração que a grande maioria, quase a totalidade, foram cobertas pelos mais badalados reprodutores, e seus produtos criados em haras de projeção. O que me parece ser uma grande vantagem. O que não deixa de igualmente ser dois pesos e duas medidas.
Eu prefiro utilizar-me de outros métodos. inicialmente os das linhas troco e depois esmiuçando as veredas de suas ramificações. Tenho aquela minha metodologia de levar em consideração o hemisfério norte, e suas provas apenas de grupo. Porque faço isto? No hemisfério sul, temos amostragens pequenas, pois a exceção da Argentina nenhum outro pais é capaz de produzir atualmente mais de 2.000 produtos anos. Por isto a linha raiz três é reverenciada por aqui, pois, sua participação na criação Argentina é significativa.
Com 640 prova de grupo disputadas ate aqui no hemisfério norte, esta é a situação presente.
Embora eu esteja também me utilizando de dois pesos e duas medidas ao eleger apenas um hemisfério, nota-se o predomínio de cinco linhas raizes 1, 4, 8, 9 e 16, por suas linhas tronco 4-m, 4-n e 4r, 8-c e 8-f, 9-c, 9-e 9-f, 1-n e 1-x, e finalmente 16-c e 16-h. E mais uma vez o domínio da 13-c, que por estão não coincidências da vida é a linha tronco de melhores resultados no Brasil.

