HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

PAPO DE BOTEQUIM: REDATTORE



Foto tirada no dia 27 de outubro pelo Emilio Borba

Não sou muito afeito a falar sobre resultados no Brasil. Pois em  qualquer análise séria que seja feita, sempre haverá a necessidade de uma critica a algo e critica no turfe brasileiro, infelizmente é similar a insulto ou despeito.

Somos um pais que em termos do turfe, muitas vezes nos preocupamos apenas com os nossos próprios problemas, esquecendo que há um planeta que nos engloba. E por isto, damos valor maior aos importados do que ao nacional, por não conhecer exatamente o valor dos importados e o peso que os nacionais poderiam ter caso exportados. E olha que alguns nacionais foram, bateram seus coetâneos do hemisfério norte em provas de graduação máxima e mesmo assim foram pouco aproveitados reprodutivamente por haras brasileiros. Um assiste a inteligência humana. Um desrespeito a nós próprios.

Reparem que o nacional Clackson foi um reprodutor extraordinário mesmo quando depois foi trazido para Bagé, pouco veio a ser aproveitado pelos grandes haras locais. Quantas éguas de propriedade do Mondesir, do Araras e do Santa Ana do Rio Grande foram por ele padreadas? Está certo que Ghadeer patrocinado por estes três haras era o foco de todas as atenções. Mas Clackson não mereceria nem que fosse uma pequena ajuda, destes três haras? Até que em relação as filhas de Ghadeer?

E olhem os resultados de Clackson. São extraordinários. Se as campanhas das mães de seus produtos ganhadores de grupo, forem comparadas aos das ofertadas a Ghadeer, Roi Normand e Wild Event, ele tranquilamente seria eleito o mais importante reprodutor de nossa criação.

Foto de Emilio Borba


Guardada as devidas proporções, Redattore, seguiu o mesmo caminho. Primeiro funcionando em
shuttle com a California e depois passando pelos quatro estados que ainda criam num maior volume, finalmente estabilizou-se no Old Friends. Não houveram na história ds criação brasileira, reprodutores que como Redattore e First American, mais foram obrigados a mudar de lugar. Verdadeiros Globetrotters.

E mesmo assim Redattore é o segundo melhor reprodutor nacional por número de ganhadores de grupo no Brasil. São 23 no Brasil e um no Uruguai. E um total de 11 ganhadores de expressão máxima no Brasil um no Uruguai. Isto o coloca na décima terceira colocação do ranking brasileiro.

E mais extraordinária para mim é sua participação neste cenário, é quando notamos que ele possui a décima -primeira colocação entre os pais de individuais ganhadores de grupo 1, e que com mais dois elementos deste nível, - o que poderá ser possível - virá a ultrapassar Know Heights e se igualar a Waldmeister. Vocês já pensaram o que é para num reprodutor brasileiro simplesmente estar nesta liga_ E o que dizer ultrapassa-la?

Ainda se torna importante se ressaltar  que apenas 14 reprodutores em nossa história de prova de grupo, conseguiram produzir mais de 10 individuais vencedores destas provas de graduação máxima. E Redattore é um deles.

Quantos de seus filhos tiveram chance? Kapo di Tutti não mereceria uma chance maior? E Al Arab que mesmo com poucas oportunidades, já colocou seus casquinhos de fora. Não seria lógico, criadores se juntarem em volta de George Washington?

Se alguém tiver a pachorra de analisar o pedigree de sua mãe, chegará a conclusão que sua mãe está entre as cinco mais importantes éguas trazidas para o Brasil. E seu pai Roi Normand, está longe de poder ser considerado um tonto. Como foi um grande cavalo em corrida tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos, e dono de um fisico perfeito, era de se esperar que algo a seu favor acontecesse no breeding-shed.

Tenho que admitir que Redattore apresenta uma certa irregularidade em sua produção. Fisicamente a sua grande maioria é atleticamente espetacular, mas nem todos correspondem, ao que deles é esperado. Mas quando eles correr, CORREM!