Minha formação profissional é de arquiteto. Mas não aquela arquitetura que a grande maioria das pessoas ser a única. Trabalhava na área de transportes, que tinha como base de insumos, pesquisas de origem destino.
Quando prestei serviços ao Metro, havia outro tipo de pesquisas. Onde você procurava localizar as necessidades de determinadas comunidades. E de posse destes dados, você tinha um perfil daquela comunidade. Vou explicar melhor, onde quero chegar.
Se vocês num dia de Fla-Flu forem a torcida do Flamengo, é perguntarem qual a sua preferência futebolista, é certo que o Flamengo terá esmagadora preferência. Se forem ao outro lado do estádio, o Fluminense será o líder nas pesquisas. E o que os Data Folhas e Ibopes da vida fazem. Eles sabem os perfis por região e elaboram pesquisas que garantem que certos resultados sejam alcançados. Resultados fakes, mas que tentam influenciar os indecisos. Ai vem as eleições, é o resultado é outro. Mas o importante é que eles serviram a quem os paga e não passa a ser importante se ter noção de quantas votos de pessoas indecisas, eles conseguiram por estas pessoas darem credito aos resultados das pesquisas.
