HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 8 de novembro de 2020

PAO PAPO DE BOTEQUIM: UMA LUZ NA FUNDO DO TUNEL. K,

UNCLE MO

A dilapidação gradual e comutativa dos conceitos que regem qualquer teoria, por meio de um grande número de saques, empobrecem o patrimônio do conhecimento. É a perda do constante saber, Abate-se o estoque coletivo de confiança que assim se vê reduzido de forma gradativa, o leque de opções criativas, que a meu ver tanto enriquecem aquilo que conceituamos como progresso. Não aprender com o dia a dia, é um ponto negativo. Pois uma das formas mais viáveis de isto vir a acontecer é a desinformação, principalmente quando esta provém do não repaginamento diário que deve ser levado a efeito, em atividades dinâmicas como o turfe.

O turfe como sempre prego por aqui, necessita de uma repaginação diária, e nada melhor que festivais como os da Breeders Cup, para poder-se fazer uma análise qualitativa e quantitativa do momento vivido. Evidente que a pandemia atrapalhou em muito, principalmente no concernente ao ir e vir. Mas entre mortos e feridos todos se salvaram. Porém houveram feridos. Christophe Soumillon, infectado com a covid-19, foi um deles. Três de suas montarias ganharam provas de Breeders Cup.  Imaginem o que ele deve ter sentido. Enquanto a nova estrela do universo dos bem sucedidos, Brad Cox, vinha a igualar a marca de Richard Mandela, com quatro vitórias em um só festival. No video foi possível se aquilatar o momento por ele vivido,

Durante o desfecho das corridas converso bastante com alguns de meus colaboradores, e várias nuances surgem da troca de ideias. Como por exemplo, a de nos momentos dominantes e de maior importância certos animais de alguns treinadores, tendem a fracassar. Em coisas mínimas como nas partidas ou mesmo mais complexas, como atuações abaixo do que estão acostumados a fazer. O que isto sugere para mim? Diferenças de patamar. Um bom cavalo faz um treinador médio parecer maior do que ele realmente o é. Todavia, na hora em que se juntam todos os melhores cavalos, em uma mesma disputa, este detalhe floresce e se torna mais do que evidente.

Nõa há duvidas que Northern Dancer num patamar e Mr. Prospector, num imediatamente abaixo, são os dois chefes de raça que mais desenvoltura apresentam na transmissão de suas qualidades, gerações a frente. Royal Charger e Nasrullah, mantem-se a seguir basicamente em função de Halo e Seattle Slew, outrossim é com alegria que vejo um segmento, considerado o terceiro de Northern Dancer em importância r de um destes dois chefes de raça,  citados no final, firmarem-se dia a dia com mais nitidez. Caro e Storm Cat. 

Nyquist
Não existe mais nenhum resquício de dúvida de Uncle Mo, excedeu até as mais otimistas expectativas. Ele é o descendente de Caro a quem me refiro. Ponto para a Coolmore, que jogou nele todas as suas fichas, e por um momento se viu em um beco escuro, quando ele não conseguiu reeditar aos três anos, o que fora capaz de fazer aos dois.  Parecia que o grupo irlandês teria ido muito cedo ao pote e queimado a língua. Porém no breeding-shed, respostas parecem estar sendo bem respondidas. Uncle Mo é sucesso assim como um de seus filhos. Nyquist, talvez tenha sido o melhor do que ele foi capaz de gerar em pista e agora vemos a este Champion 2yo e ganhador do Kentucky Derby, florescer com a possibilidade de transformar-se também num terno reprodutor. Tal pai tal filho, diriam alguns. Filho de peixe, peixinho é, diria vó Adelina. Não importa o ângulo a ser visto da questão. O que importa é a clareza da mesma.

Não estaria ai sendo montada uma linha de transmissão de alto poder locomotor? Creio ser cedo para se afirmar qualquer coisa que seja, mas nunca tarde, para se aquilatar as possibilidades de uma tribo. Outrossim, pelo menos sucinta naqueles que mantém suas mentes abertas, a viável possibilidade de um crescimento de Nasrullah no turfe contemporâneo. Por um ramo que não seja apenas por Bold Ruler, mas sim pelo tordilho Caro.

O mesmo pode ser dito de Storm Cat. Sempre terceiro devido a grandeza de Sadler´s Wells e Danzig, agora parece surgir com tremendo vigor por intermédio de um descendente seu, Into Mischief. Senhores que belo reprodutor esta se formando. Vem com a mesma força que Tapit se utilizou anos atrás,  e parece que chegou para permanecer por algum tempo. Os produtos que possuem melhores mães estão ainda por nascer, pois só no inicio desta temporada de monta seu verdadeiro valor veio a ser reconhecido. Mas isto será assunto a ser debatido esta semana.

Uma forte luz, aparece no fundo do túnel.