HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 8 de novembro de 2020

PONTO CEGO: UMA BREEDERS CUP QUE ME SURPREENDEU

 


Sagraram-se vencedores de graduação máxima, nestes dois últimos dias em Keeneland, nada menos que 15 indivíduos, muitos dos quais que já o eram, mas um que nem prova de grupo havia ganho.

Analisando-se o quadro destes notaremos que apenas um reprodutor conseguiu a proeza de ter dois filhos ganhadores. Ele, a sensação do momento, Into Mischief, que contribuiu com os vencedores da Filly and Mare Sprint, Gamine, e da classic, Authentic. 

Into Mischief pertence a tribo estabelecida por Storm Bird, e elevada ao patamar maior por seu filho Storm Cat. Foi a tribo que mais sucesso teve nesta versão, com quatro vencedores, de um total de sete sucessos obtidos pela turma dos Northern Dancers.

Na terra dos Nasrullahs, Mr. Prospectors e Man O´War, belo desempenho do primeiro por intermédio de quatro de seus descendentes, sendo dois via Seattle Slew, filhos de Tapit e seu filho Tapizar, e dois por Caro, filhos de Uncle Mo e seu filho Nyquist. Representará isto a tendência a uma continuidade? espero que sim. O aparecimento de um Man O´War é por mim visto com imensa alegria, mas ao mesmo tempo de apenas um Mr. Prospector,  de forte apreensão.

A exceção de Aunt Pearl, os demais 14 ganhadores trazem em seu pedigree pelo menos um imbreed, e 10 dos mesmos pelos menos dois, o que coloca os defensores dos pedigrees abertos em dificuldade de defender seus pontos de vista sobre este assunto.

O invicto Essential Quality, que virtualmente será eleito como o Champion 2yo, tem cinco - entre imbreeds em chefes de raça e duplicações em matriarcas. Ele e Audarya, trazem em seus pedigrees aquilo que rotulamos de tripés enquanto Knicks Go, o herói da Dirt Mile, é o terceiro a possuir o que chamamos de binômio mágico. Alguém ainda tem dúvidas da importância dos imbreeds e duplicações?

A mais nova égua a conceber aquele que viria a ser um campeão neste festival, o fez com 3 anos. E a mais velha com 17. Porem, nota-se que que duas foram as fazê-lo aos 3 anos, as mães de Monomoy Girl e Whitmore. O mais emblemático período coube entre aquelas que foram fecundadas entre 5 e 9 anos. São mais da metade das mães dos vencedores.

Este ano não foi propriamente o anos das reprodutoras que se graduaram em pista. Apenas uma ganhadora de graduação máxima, duas colocadas em provas de grupo e duas ganhadoras de listed races. Mas para mim, não deixa de ser um volume significativos, já que apenas uma não se colocou, duas não correram e seis apenas ganharam. Para o Brasil um agrado, já mque um dos vencedores era neto materno de Mindshipman - o seu primeiro - e outra de Elusive Quality - mais um de vários. Temos hoje no brasil, pelo menos de dúzias de filhas destes dois reprodutores.

Treze foram as linhas troncos que obtiveram sucesso, sendo que a de La Troienne (1-x) foi a única a conseguir dois vencedores.

Sei que se trata de uma opinião apenas pessoal, depois da apresentação acima de dados concretos do que aconteceu nestes dois últimos dias em Keeneland. Mas esta foi uma Breeders Cup que me surpreendeu. pois, a principio, pouco esperava dela, outrossim, houveram elementos que para mim, demonstraram imensa classe. Elementos como Golden Pal, Aunt Pearl e Essential Quality no sábado. E Gamine, Monomoy Girl e Tarnawa no domingo. Para mim estes seis elementos atingiram um patamar superior dado as suas performances. 

Assisto a corridas de alto ivil há muitos anos, e de tempos para cá um número que considero até excessivo. E creio poder ter certeza do que afirmo. A exceção de Fire at Will e Order of Australia, dois que reputo terem achados sua vitórias, os demais fizeram por merecer. Uns menos. Outros mais.