HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS IGUASSU

HARAS IGUASSU
HARAS IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

domingo, 22 de novembro de 2020

PAPO DE BOTEQUIM: A IDADE DAS MÃES


Muita gente se preocupa com a idade de uma reprodutora. E creio que esta seja uma preocupação por demais pertinente. Pois, já está provado que uma égua depois de vir a gerar muitos produtos perde algumas necessidades básicas, que poderiam fazer dela uma mãe perfeita. Um veterinário irá poder elucidar melhor esta questão.

Muito se fala de Somethingroyal ter sido fecundada de Bold Ruler, iniciando o processo de gestação de Secretariat com 17 anos. E o pariun com 18. Isto não é uma opinião. Isto é um fato. Outrossim há de se convir que esta mesma Somethingroyal havia sido fecundada aos seis anos de idade, por Turn-To, dando assim inicio a gestação de Sir Gaylord, e o gerando aos oito anos de idade. Logo, trata-se de uma égua especial, e que tem esta importância provada no número de pedigrees em que duplicada até a sexta geração, se fazem ganhadores de grupo na modernidade.

No Brasil apenas 84 dos 2447 individuais ganhadores de grupo, até aqui compilados, tiveram o inicio de sua gestação quando suas mães já tinham atingido a idade de 16 anos. Outrossim,  13 delas já haviam gerado algo superior quando mais novas, a se conhecer: Donegalle, Lady Tell You, Babulinka, Charm Us, Fausse Monnaie, Vale Mais, Ocasião, Sea World, Court Lady, Dawn Avalon, Valetza, Hail Cat e Just Percect e uma antes e depois, Risota. Logo, na verdade, apenas 70 reprodutoras conseguiram seu primeiro sucesso após atingirem esta faixa etária. Eu considero muito pouco e apenas demonstra que a idade pesa, numa égua de cria.

Mesmo considerando, os 84 ganhadores de grupo assim gerados, o indicador de menos de 3,5% é por demais significativo. E se afunilarmos a pesquisa, para ganhadores de graduação máxima, veremos que apenas 35 são provenientes de mãe que tiveram o inicio de suas gestação nesta faixa etária. Assim distribuídos 18 gerados quando suas mães foram fecundadas aos 16 anos; cinco, quando suas mães foram fecundadas a respectivamente aos 17, 18, 19, 20, 21 e 22 anos de idade.

Como com 15 anos de idade, houveram ainda 29 ganhadores de grupo, me parece lúcido afirmar que até 15 anos de idade, há uma muita maior possibilidade no Brasil, de se gerar um ganhador de grupo que depois disto. Levando-se esta mesma forma de raciocínio para a Europa, a faixa etária cai para 12 anos de idade.

As conclusões ficam a cargo de cada um.

Somethingroyal