HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

PAPO DE BOTEQUIM. O CUIDADO NOS CONCEITOS DE SELEÇÃO

Candy Sripes
Vamos partir do principio que uma nação, que tem seu fundo eleitoral maior que a verba de saneamento básico, não  me parece saudável. Então, torna-se licito afirmar, que até que se possa provar ao contrário, carecemos de racionalidade.

Tudo no Brasil me parece ser montado as avessas. Da politica a criação de cavalos de corrida. Defendo, o reprodutor nacional, avento a possibilidade de apoio, a nomes como George Washington, Piper´s Paradise, Ivar, English Major e imediatamente lorpas e pacascios, se agitam em afirmar que eu possa ter interesse, neste ou naquele. Pois, saibam que não tenho interesse algum, em qualquer reprodutor que esteja ou estará em serviço na criaão brsileira. Não vivo da venda de reprodutores. Aliás, ja que tocamos no assunto, este é um estágio que alguns preferem assumir, muitas vezes por ser esta a sua única saída na atividade em que militam. Conheço e convivo com o mercado internacional e não conheço em qualquer outra parte do mundo o agente especializado na aquisição de garanhões. Conhgeõ sim aqueles que são especializados na seleção de inéditos, de elementos em treinamento e éguas para cria. Mas para tal tem que comprovar com resultados a necessidade de sua utilização.

Adquirir um reprodutor para o Brasil, me parece simples. Basta estar nas listas dos vendedores - principalmente os que os tem em abundância para vender - tipo Coolmore, Darley, Juddmonte e ter assim  acesso a pedigrees extraordinários, de cavalos que foram fracassos em pista e na grande maioria das vezes, recusados pela Australia, Africa do Sul, India e outros mercados ainda menores, porém, mais seletivos em suas escolhas.

O pastor oficial de um haras, deveria ser aquele que exigisse de quem o adquire, o maior escrutino em termos de eleição. Outrossim, parece ser ao contrário. Ele vem surfando na onda, do fashionable. Na camaradagem de participar de um sindicato por nele estarem vários amigos. Enfim, seja pela razão que for. Quando na verdade o critério de importação de um reprodutor deveria ser o mais severo de todos. E não estou aqui defendendo a criação de regras pela ABCPCC. A liberdade acredito que seja importante. Todavia, o conhecimento de causa, essencial.

Pergunto de forma pratica, quais foram os shuttle que realmente deixaram um legado? Para mim, os realizados pelo TNT. Shuttles do tipo Royal Academy, Northern Afleet e Elusive Quality, e outras iniciativas quais a trazida de  Roderic O´Connor, Candy Stripes, Roy e Be My Chief (foto anterior). Acredito que Trempolino e Refuse to Bend, tenham sido válidas iniciativas e a partir dai tenho que pensar bastante, para achar outros nomes, pois, para mim, mais importante do que produziram para nossas pistas é o que deixaram para nosso breeding-shed. Como exemplo dou Sulamani. O que de importante ele deixou de legado?

E olha que para as pistas alguns vieram a ter excelentes resultados, como pode ser constatado na tabela que se segue.

Volto a repetir dos 10 melhores shuttle realizados para o Brasil, quatro dos mesmos terem sido realizados por apenas um criador, denota que quando há um conceito na seleção as coisas tendem a acontecer.

Sulamani