HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS IGUASSU

HARAS IGUASSU
HARAS IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

PONTO CEGO - O PERFIL PATERNO DE UMA MATRIARCA - MARCELO AUGUSTO

         Em artigo recente chamei a atenção sobre as tribos dominantes nos últimos 50 anos das principais provas para sprinters do turfe inglês – July Cup, King Stand Stakes e Diamond Jubilee Stakes – e o que a leitura do seus pedigrees poderia nos ensinar. Acentuei que houve no decorrer daqueles anos uma interação entre essas tribos, notando-se que a estrutura dos ganhadores dessas importantes provas eram provenientes do cruzamento entre si. 

          Em pesquisa recente procurei verificar qual a influência dessa interação nas éguas consideradas matriarcas e o perfil de seus pais. A primeira que escolhi foi a consagrada THONG da subfamília 5-h, mãe da extraordinária SPECIAL e do champion miler THATCH. Seu pai Nantallah da tribo Nasrullah foi um sprinter, vencedor de 4 em 7 saídas, sendo segundo no National Stallion Stakes e terceiro no Juvenile Stakes para Pollys Jet, ambas na distância de 5 furlong. Seu avô materno, o francês Gold Bridge, foi um autêntico sprinter, vencendo por duas vezes o King Stand Stakes, na distância de 5 furlong, feito esse realizado também pelo seu próprio pai, Golden Boss.  

           O quadruplo coroado argentino FORLI é um HYPERION reconhecido transmissor de velocidade, cuja tribo teve papel importante nas citadas provas para sprinters do turfe inglês. THONG foi coberta por 4 oportunidades pelo Forli, gerando desse cruzamento a 4 produtos, 3 fêmeas e 1 macho. Em pista destacamos o citado THATCH um autentico flyer-miler, que venceu a July Cup de 1973, na distância de 6 furlong e LISADELL, vencedora de 2 em 4 saídas, com destaque para o Coronation Stakes (G2) na distância de 8 furlong e da Athasi Stakes (G3) na distância de 7 furlong. Destaco ainda que THATCHING, filho do Thatch e neto de Albernant (Owen Tudor/Hyperion) venceu em 1979 duas das citadas provas destinadas aos sprinters do turfe inglês, a July Cup de e a Diamond Jubilee Stakes quando então era nominada Cork and Orrery Stakes. 

          Embora não tivesse o mesmo sucesso que seus irmãos em pista, SPECIAL se consagrou no haras como mãe do extraordinário NUREYEV, um Northern Dancer, cuja descendência na atualidade domina as citadas provas de sprinters através das tribos Danzig e Royal Applause e da FAIRY BRIDGE, uma Bold Reason, mãe do chefe de raça SADLER´S WELLS. O chefe de raça NUREYEV é pai dos ganhadores da July Cup SOVIET STAR, que é o segundo avô materno do consagrado Setembro Chove e do STRAVINSKY, pai do Soldier´s Tale, vencedor da Diamond Jubille Stakes de 2007 e aqui no Brasil avô materno da ganhadora de grupo 1 VERY NICE MOON, por Nedawi e Be So Fair, esta filha da extraordinária Be Fair

          Um fato curioso é que essa estrutura em cavalos transmissores de velocidade verificada no pedigree do NUREYEV estão ativas na descendência do seu neto PIVOTAL, sprinter vencedor do King Stand Stakes, produto de pai (Polar Falcon) e avô (Cozzene) milheiros, cujo neto  SOTTSASS foi ultimo vencedor do Arco do Triunfo, sendo um filho do flyer-miler SIYOUNI, criação Aga Kham, neto do sprinter-flyer, DANEHILL

       Como bem definiu o velho AGA KHAN, o grande cavalo de corrida é formado por três importantes atributos: “velocidade, velocidade e mais velocidade” e essas provas destinadas aos sprinter ingleses tem muito a nos ensinar. 

Marcelo Augusto