HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS IGUASSU

HARAS IGUASSU
HARAS IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

domingo, 1 de novembro de 2020

PONTO CEGO: VERRAZANO

fotos de Emilio Borba

Incessantemente me pedem opinião sobre novos reprodutores, recém introduzidos em nosso mercado. Sei que se trata de um assunto complicado. Onde todo cuidado é pouco. É como andar sobre gelo fino em um lago. Logo, não falarei de todos, Quando der na telha, escreverei sobre um que acredito que possa fazer alguma diferença. No inicio desta Edi;'ao do blog, falei de Can the Man. Hoje sobre Verrazano (foto de abertura). E tido que leem, tem que como base, que é apenas a minha opinião. Não uma defesa acirrada sobre as possibilidades de cada um.

Temos que aceitar o fato que a campanha de Verrazano foi excepcional. Como já disse em mais de uma oportunidade, ele foi meu cavalo do Kentucky Derby. Seu Wood Memorial foi determinante. E depois de ser levado a grama inglesa e não "ter pago mico", em sua primeira turma, por si, só o fazem um cavalo importante. Outrossim, temos que aceitar também o fato que ele não demonstrou a mesma qualidade no breeding-shed.

Então porque acreditar nele? O que o diferenciaria de tantos outros que nas mesmas condições aqui aportaram e pouco ou nada fizeram? Tribos. 

Sim eu estou falando de tribos. 

Da mesma forma que o Buckpassers como Spend a Buck, aqui chegaram desmoralizados pelo que fizeram no breeding-shed, recebendo as maiores chances do mercado lá, e conseguiram virar a mesa, outras tribos também desmoralizadas no hemisfério norte, o fizeram no hemisfério sul. Ou vocês acham que os Wild Again funcionam em outro lugar que não seja o Brasil? E o que seria dos Halos, sem o Japão e a Argentina?  Ou os Sir Gaylord, sem a Austrália?

Embora existam pessoas ainda descrentes que possa haver uma transmissão linear em linhas de dominância, eu vos digo, que elas existem. E tribos que não dominam aqui, podem dominar acolá!

As citadas até aqui, são tribos que poucas contribuições tem dado na Europa e nos Estados Unidos, mas que aliam um grande sucesso na América do Sul, e no caso de Halo, ate no Japão. Como explicar? Evidente que estas "coincidências" não são apenas coincidências. Elas tem uma razão de ser. E mesmo que exista ainda idiotas que possam morrer de rir de More than Ready, ele é um dos mais importantes raçadores de nossa era. De uma constância brutal . E o melhor, em ambos hemisférios.Ou vocês acham simples participar constantemente entre os 15 melhores reprodutores dos Estados Unidos e Austrália? Não deve ser, pois, nem Galileo mo consegue.


 
E se notei isto há 20 anos atrás, não importa. Os céticos deverão levar mais 20 para sequer aceitar uma possível idéia sobre este assunto. Verrazano é um tremendo melhorador de fisico. Apenas com o detalhe que tende a dar animais, como ele, muito grandes, que para os Estados Unidos, inviabiliza seu treinamento, pois, lá não há a paciência que o treinador brasileiro normalmente tem. É um caso similar a Roy e o próprio Southern Halo, ambos fracassados nos Estados Unidos, quando reemporcados depois de seu sucesso no hemisfério sul.

No Brasil temos que ter este jogo de cintura. Não há lugar para aquele, "pão, pão, queijo, queijo". O café é com leite e o feijão com o arroz.


Olhem este pedigree materno, consubstanciado numa estrutura genética de Giants Causeway-Mr. Prospector-Blushing Groom-Dr. Fager. O que isto representa? Classe e velocidade, principalmente em torno da milha. Um horse of the Year- um champion sprinter - um champion 2 and 3 years old - e outro Horse os the year. Todos leading sires e broodmare sires. Numa linha materna estabelecida pelo ramo da Oaks winner Monade, em sua ramada de melhor aproveitamento em pista, pelas Group 1 winners Top Chic (sua terceira mãe) e Chic Shirine (sua segunda mãe)