HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quarta-feira, 30 de abril de 2025

PAPO DE BOTEQUIM: A FOME DO JAVALI


Toda questão deveria conter um mérito, caso contrario não passará, quando muito, de uma duvida vazia, inconsequente. E com isto tornará aqueles que as considerarem válidas, de verdadeiros caçadores de pelos em ovos. 

Afirmo  isto com plena convicção no momento em que aqui por minha caixa postal, constantemente aterrissam dois ou três, já por mim reconhecidos. Um caçador de pelo em ovo, tem a fome de um javali. Nada o apetece do muito que exige. Sacia-lo, impossível, então porque se preocupar com os mesmos. Não seria melhor simplesmente ignora-los? Como diria ó Adelina, "falar é fácil, o difícil é cumpri-lo".

Porém da mesma forma que a caça ao pelo do ovo se torna complicada, muitas destas indagações, cria, amplos universos de imaginação, que necessitam de respostas para serem compreendidos. A comparação, sempre exigida por muitos, entre cavalos que nunca se defrontaram em pista, é um destes universos que eu particularmente considero inexequíveis. Quem teria sido melhor em pista, Zenyatta ou Ruffian? Foi a indagação desta feita pelo Montenegro. Para mim soa que nem querer atestar qual a invencibilidade foi mais importante, a de Kicksem ou de Black Caviar?

Não quer elucubrar com defesas mirabolantes, a minha incapacidade de comparar cavalos que nunca se defrontaram. Para mim, quem o faz, tem uma coragem impar, pois, está abrindo seu coração ao crivo da história.

Antes que possa buscar mérito numa questão que acredito ser oca, tenho que relevar o fato, que toda curiosidade deve ser sanada, mesmo sendo o javali em questão, um faminto por natureza. Ruffian causou imenso pesar ao sucumbir fisicamente em sua última aparição, naquele desafio contra o Derby winner Foolish Pleasure, depois de dez carreiras irretocáveis, inclusive que lhe trouxeram a tríplice tiara nova-yorkina. Há quem afirme, que nunca, um cavalo foi capaz de colocar focinho à sua frente. Já a derrota de Zenyatta perante Blame, igualmente em sua última apresentação em pista, numa Breeders Cup Classic, que foi atribuída por muitos - com os quais me incluo - a pura imperícia do profissional que sempre a dirigiu. Logo, ficou um resquício de se ter esta ultima como superior. Mas o que aconteceria num embate entre as duas? Eu creio que Ruffian poderia levar vantagem, pela forma como atuava. Ela contra Rachel Alexandra, é que em minha opinião, que poderia dar um caldo imenso. Duas éguas que notoriamente iam para frente e que se danasse o tamanho da fome do javali. Qual o mal de colocar as três em um mesmo patamar, sem exigir um veredicto quem possa ter sido a melhor em pista?

Conhecer em detalhes as campanhas de Zenyatta, Rachel Alexandra, Ruffian é dever de todo estudioso, sendo ele caçador ou não, de pelos em ovos. Pois, cada um deverá ter a sua própria conclusão, até aqueles que por méritos, igualmente colocam - com minha total concordância - Thorpedo Anna, neste mesmo patamar.