Parte dos norte-americanos, descendem de antigas tribos, muitas delas consideradas violentíssimas, como a dos Comanches, dos Apaches e dos Iroquois. Enquanto isto, nós derivamos de tribos mais ordeiras como a dos Xavantes, Tupiniquins e Tupinambás. Talvez isto seja um dos pilares dos diferenciais que nos fazem povos distintos. Será ?
Não gostaria de entrar em mais divagações, mas posso dizer que tive em minha vida, muito interação com brasileiros e norte-americanos e posso lhe garantir, que no cômpto geral, a linha lógica de raciocínio, é muitas das vezes diametralmente oposta. Vivi, no Rio de Janeiro, Lexington e agora em Hallandale Beach, nos três mais longos períodos de minha existência. E em períodos reduzidos em New York, Chicago, Chantilly e mais de 10 lugares na face deste planeta.
Lógico que o norte-americano de Kentucky, pensa e age de forma distinta do floridiano. Assim como cearence, nada tem haver com o carioca. Mas em linhas básicas, o norte-americano dá um tremendo valor a aquele que demonstra capacidade de resolver um problema usando conhecimento e técnica. Ja o brasileiro, nutre maior afeição pela malandragem e o jogo de cintura. Resumindo, o brasileiro quer levar vantagem em tudo. O americano também, mas com mais apurado pudor.
Sei que generalizar, alija quem o faz de qualquer lucidez de defesa de tese. Mas existem perfis, como por exemplo de Trump, que chegou onde chegou demonstrando capacidade canibalesca em seus negócios e Lula, com uma sede incalculável em suas negociatas. tentando resumir algo que é por demais complexo. O politico norte-americano respeita a Constituição, enquanto o brasileiro só pensa na reeleição.
Fico a pensar, em que perfil você deve se moldar, a do "eleição não se ganha, se toma"? ou "vamos fazer a América grande novamente" ?
Juro que fui dormir ontem pensando nisto ? E quando estes pensamentos baixam, é porque já é hora de voltar para casa...
Um bom dia para todos.