HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TURFE TAMBÉM É CULTURA: SIR IVOR QUINTA PARTE - FINAL

QUINTA PARTE

Sir Ivor veio a ser retirado para a reprodução sem nenhuma lesão aparente, apagando de forma definitiva um estigma que vinha assolando sua extirpe paterna durante três gerações: Royal Charger, Turn-To, Sir Gaylord.

"Horse of the Year" na Inglaterra e com 135 libras de avaliação pelo Timeform ele foi imediatamente trazido após a disputa do Washington D.C. International para a Irlanda, onde nas terras de seu proprietário, o Ballygoran Park Stud, seu serviço veio a ser avaliado em $4,000 Pounds live foal. Um valor alto para a Irlanda, que na época não tinha ainda a projeção e a importância que hoje ostenta no mercado. Durante dois anos ele permaneceu em Ballygoran, todavia na Irlanda sua duas gerações, as de 1970 e 1971, perfizeram um total de 54 produtos e não vieram a preencher as expectativas nelas depositas. Apenas 8 ganhadores de Grupo, nenhum em graduação 1 e de mais excitante, Cavo Doro, um médio ganhador de Grupo 3, que conseguira se colocar num dos mais fracos Derbies até hoje já vindos a ser disputados em Epson e Imperial Prince um não ganhador de Grupo, mas runner-up nos Derbies e Epson e The Curragh no ano subseqüente. Os dois morreram no Irajá…

     Geração 1970
       CAVO DORO (c.70 Alcide)....Gr.3
       Reine De Naples (f.70 War Relic)....Gr.3
       PASSIOVA (f.70 Sicambre)....Gr.3
       ISTIEA (f.70 Sicambre)....Gr.3

      Geração 1971
       LADY REBECCA (f.71 Roman)....Gr.3
       SIR PENFRO (c.71 Blue Peter)....Gr.2
       NORTHERN PRINCESS (f.71 Crepello)....Gr.2
       HONOURED GUEST (c.71 Goyama)....Gr.3
                                                   
Levado a reprodução Cavo Doro veio a fracassar tanto na Europa quanto na América do Sul. Mas foi de sua segunda geração, que veio a surgir Sir Tristram, seu único real mensageiro e para muitos o mais prepotente reprodutor da moderna historia criacional no hemisfério Sul, até o aparecimento de Danehill.

Sir Tristram nasceu no dia 7 de Abril de 1971 no Ballygoran Stud, em County Kildare, Irlanda, vindo a falecer no dia 21 de Maio de 1997 do outro lado do mundo, no Cambridge Stud na Nova Zelândia. Levado as pistas ele discretamente ganhou 2 carreiras no hipódromo parisiense de Evry para um total de 19 tentativas, colocando-se na quarta posição em duas oportunidades na esfera de Grupos 3. Levado a correr o Kentucky Derby de 1974, descolocou-se na prova ganha por Cannonade.

O brilhantismo de Sir Tristram não revelado nas pistas extravasou no breeding-shed, onde ele veio a produzir até um determinado momento, a recordista marca mundial de 42 ganhadores de Grupo 1, de um total de 120 individuais Stakes winners. Assim como Foxbridge, Star Kingdom, Le Filou e posteriormente Danehill, sua dominância no élèvage da Nova Zelândia e Austrália é a meu ver, por demais significativo.

Sediado no Cambridge Stud desde 1976, este irascível filho de Sir Ivor iniciou os seus serviços ao modesto preço de $1,250. Elemento grande como seu pai, ele aparentemente parecia ser um individuo comum, de pouca expressão, de temperamento forte e com os pobres curvilhões Round Table, que veio a transmitir para a maioria de sua progênie. Sua primeira fornada veio a ser composta de 37 indivíduos. Dela fizeram parte o ganhador do VATC Caufield Guineas, VRC Victoria Derby e WATC Australian Derby Sovereign Red e o herói do SAJC South Australian Derby Tasman.

Seu serviço escalou o patamar de $15,000 e em 1983 Patrick Hogan, o master do Cambridge Stud recusou uma proposta de $ 30,000,000 para cedê-lo aos Eua. O tempo mostrou o acerto da decisão, pois, Sir Tristram veio a ganhar seis estatísticas para reprodutores na Austrália e uma na Nova Zelândia, bem como três estatísticas para avôs maternos na Austrália.

Muitos analistas têm nas primeiras 8 gerações o universo ideal de pesquisa para se traçar o perfil aptitudinal de um reprodutor. Sir Tristram mostrou para este universo, em números, a mesma exuberância demonstrada em termos de classicismo. 410 produtos registrados, dos quais 311 (75.85%) vieram a correr e 183 (58.85%) a ganhar, com um percentual de Stakes winners superior a 13%.

Cerca de 40 de seus filhos fizeram monta no hemisfério Sul na temporada de 1998. Grosvenor, Kaapstad e Zabeel (que hoje é o mais alto serviço na reprodução neozelandesa, $100,000) são os melhores até aqui na Nova Zelândia e Marauding, Military Plume, El Qahira e Sovereign Red na Austrália.

Sir Tristram, era um descendente direto de Selene e imbreed na mesma na razão 4x5. Selene, para os menos atentos, foi a mãe de Hyperion, Sickle, Pharamound, Hunter's Moon, Salamis e de All Moonshine, a mãe de Mossborough, Eyewash e de All My Eye, a avó de Sir Tristram. Ele era igualmente imbreed  no chefe de raça Princequillo na razão 4x3.

Por estas ironias da vida, Sir Ivor transferido para a Claiborne Farm, em sua primeira geração, a nascida em 1972, veio a produzir a uma ganhadora do Arco, Ivanjica. E o tempo o consagrou como um produtor de fêmeas.

Vim a examinar Sir Ivor quando em serviço na Claiborne Farm. Ele me pareceu ser uma cavalo grande 16.1 hands, castanho, muito bem conformado e harmonioso. Para você ter a exata dimensão de quão grande ele era, tornava-se necessário se aproximar dele. Outros cavalos como Much Better, você era obrigado que fazer o mesmo. O equilíbrio de suas formas era tanto, que só assim qualquer um poderia ter a imediata medida dos dois. Sir Ivor, possuía uma cabeça comum, mais para o pesado, máscula, mas em contra partida era tremendamente expressivo, e possuía olhos grandes, brilhantes, ótima conformação de joelhos, canelas curtas, ante-braços longos, uma paleta profunda e musculosa. Andava e trotava de forma atlética e mostrava a língua sempre que possível a procura de maças, açúcar ou mesmo um simples um agrado. Era um caráter a parte. Dócil, atento, exalando inteligência e intelectualidade, ele sempre me impressionou por seu temperamento. Não possuía de maneira alguma a superioridade de Secretariat, o poder muscular de Danzig ou mesmo a exuberância de Nijinsky. Alguns de seus companheiros de paddock. Estava mais chegado a turma de Mr. Prospector e Damascus, cavalos de tipo comum. Todavia igualmente sobressaía na Claiborne. Ele e o que poderíamos chamar de um cavalo carismático. Agradava sem chamar a atenção.

Em sua vida reprodutiva Sir Ivor veio a ser conhecido como já dissemos, um produtor de fêmeas. Também não era para menos. Com 43 ganhadores de Grupo, 29 (69%) eram fêmeas. Onze de seus produtos vieram a ganhar provas de Grupo 1, e destes oito (73%) eram fêmeas. Números que até o senhor Luiz deve aceitar. Seu melhor macho nas pistas me pareceu Bates Motel, um cavalo de pouca classe física, tardio, mas de muito coração e consistência física que levado de maneira inteligente por seu treinador John Gosden, enfrentou uma turma braba na esfera dos grandes handicaps de New York.

Levado a reprodução e bastante prestigiado na Gainesway Farm ele produziu dois champions no México, um na Jamaica e uma ganhadora do Oaks Canadense. Porém, nos Eua, nada melhor do que ganhadores de Grupo 2.

Quanto a fêmeas, ele produziu algumas extraordinárias como a já citada Ivanjica e mais Cloonara, Godetia, Ivor's Image, Fascinating Girl e Optmistic Gal. Segue-se sua produção, quando sediado na Claiborne Farm:

      Geração 1972
        IVANJICA (f.72 Vieux Manoir)....*** European Champion Older Female ***
        MISS TOSHIBA (f.72 Hill Prince)....Gr.1
        FASCINATING GIRL (f.72 Windy City Ii)....Gr.1
        LAND GIRL (f.72 Intentionally)....Gr.2
        REALTY (f.72 Star Kingdom)....Gr.3

        Geração 1973
        OPTIMISTIC GAL (f.73 Traffic Judge)....Gr.1
        SIR WIMBORNE (c.73 Tom Fool)....Gr.2
        MALINOWSKI (c.73 Traffic Judge)....Gr.3
        IVORY WAND (f.73 Dedicate)....Gr.3
        ROSE OF STANBUL (f.73 Ribot)....Gr.3
        I'VE A BEE (f.73 Major Portion)....Gr.3

        Geração 1974
        CLOONLARA (f.74 Baldric)....*** European Champion 2yo Filly ***
        LADY CAPULET (f.74 Tom Fool)....Gr.1
        SWEET ALLIANCE (f.74 Tom Fool)....Gr.3
        GOLDEN RESERVE (c.74 Round Table).....Gr.2
        ERCOLANO (c.74 Val De Loir)....Gr.3

        Geração 1975
        EQUANIMITY (f.75 Never Bend)....Gr.1
        TURKISH TREASURE (f.75 Bagdad)....-Gr.3

        Geração 1976
        GODETIA (f.76 Native Dancer)....Gr.1

        Geração 1977
        CALANDRA (f.77 Bold Ruler)....Gr.2
        MONROE (f.77 Traffic Judge)....Gr.3
        SUPER ASSET (c.77 T. V. Lark)....Gr.3

        Geração 1978
        GIELGUD (c.78 Traffic Judge)....Gr.2
        DRAMA (f.78 Bold Lad Ii)....Gr.3

        Geração 1979
        BATES MOTEL (c.79 T. V. Lark)....*** Champion older horse ***
        DREAMING AWAY (F.79 Northern Dancer)....Gr.3

        Geração 1980
        AIR DISTINGUE (f.80 Nijinsky Ii)....Gr.3
        TOP COMPETITOR (c.80 Tom Fool)....Gr.3

        Geração 1982
        ST. HILARION (c.82 Le Fabuleux)....Gr.1

        Geração 1983
        IVOR'S IMAGE (f.83 Busted)....Gr.1
        CALL TO HONOR (c.83 Quack)....Gr.1

        Geração 1984
        SOMETHING TRUE (f.84 Graustark)....Gr.2
        LADY ANNABELLE (f.84 Crimson Satan)....Gr.3

        Geração 1985
        PETALIA (f.85 Damascus)....Gr.2

        Geração 1986
        SIR BORDEAUX (c.86 Damascus)....Gr.2

        Geração 1992
        VALOR LADY (f.92 Explodent)....Gr.3
                                                      
O tempo mostrou que Sir Ivor, cruzou muito bem com filhas de Tom Fool, sendo este para mim seu nick, pois, dos nove produtos nascidos desta junção nada menos que cinco atingiram com sucesso a esfera clássica; Lady Capulet (G1), Sir Wimborne (G2), Sweet Alliance (G3), Top Competitor (G3) e Cocky Golfer (SP). Na reprodução a tordilha ganhadora do Irish One Thousand Guineas Lady Capulet veio a produzir com Sadler's Wells ao ganhador do National Stakes (G1) El Prado, com Mill Reef ao ganhador do Desmond Stakes (G3) Entitled e novamente com Sadler's Wells ao segundo colocado no Blandford Stakes (G2) Portrait Gallery. Por sua vez, a ganhadora do Kentucky Oaks Sweet Alliance, veio a gerar com Northern Dancer ao European Horse of the Year de 1983 Shareef Dancer e com seu neto Deputy Minister ao ganhador do Kentucky Jockey Club Stakes (G3) War Deputy.

E já que falamos em Northern Dancer, com as filhas dos mesmo, Sir Ivor veio a gerar 29 produtos dos quais cinco atingiram a esfera clássica, mas nenhum dos mesmos veio a ganhar sequer uma prova graduada. Com as filhas de Never Bend, a coisa não foi muito diferente, já que dos 12 registrados embora a primeira vista seis tenham atingido a esfera clássica, apenas um, a ganhadora do Fantasy Stakes (G1) Equanimity veio a graduar-se.

Desta forma fica licito afirmar que nos dois últimos casos, estas afinidades, podem ser consideradas supérfluas, já que em momento algum impactaram em termos de classicismo. E terminando a lista de afinidades, uma que a meu ver foi bastante prolifera, foi a com as filhas de Traffic Judge. Com elas, ele veio a produzir 18 elementos sendo dos quais oito de esfera clássica e quatro ganhadores de Grupo, com especial destaque para a ganhadora de sete provas de graduação 1 Optimist Gal, cujas filhas Headin'West e Grand Slam Gal  vieram a produzir um total de três elementos clássicos e a ganhadora do Ballyogan Stakes (G3), Monroe mãe até o presente momento de cinco elementos clássicos entre os quais o ganhador do Dewhurst Stakes (G1) de 1997, Xaar.

E ele que no Hemisfério Norte fracassou como Sire of Sires, acabou se constituindo num excepcional avô materno. Como era o esperado. Até o final da temporada de 1997, 49 de seus netos maternos vieram a ganhar provas de Grupo, dois quais 16 graduaram-se em provas de Grupo 1. Sua maior afinidade até aqui é com reprodutores da linha Northern Dancer, como pode ser constatado no quadro que se segue

1a. Com cavalos da linha Nearctic (via Northern Dancer)
Savannah's Honor (Storm Bird) Prix du Calvados (G3)
Bluebird (Storm Bird) King's Stand Stakes (G1)
Twin Spires (Storm Cat) Discover Hcp. (G3)
Green Desert (Danzig) July Cup (G1)
Danzig Connection (Danzig) Belmont Stakes (G1)
Roi Danzig (Danzig) Dywer Stakes (G2)
Princess Polonia (Danzig) Sixty Sails Hcp. (G3)
Chief Contender (Chief's Crown) Prix du Cadran (G1)
Be My Chief (Chief's Crown) Racing Post Trophy (G1)
Suspect Terrain (Corridor Key) Spice Living Hcp. (G3)
El Prado (Sadler's Wells) National Stakes (G1)
Glenstal (Northern Dancer) National Stakes (G3)
Shareef Dancer (Northern Dancer) European Horse of the Year
War Deputy (Deputy Minister) Kentucky Jockey Club Stakes (G3)
Magic Mirror (Nureyev) Norfolk Stakes (G3)
Auntie Mame (Theatrical) Rare Perfume Hcp. (G2)
Zilzal Zamaan (Zilzal) Ormonde Stakes (G3)
Bairn (Northern Baby) St. James Palace Stakes (G2)
Aviance (Northfields) Phoenix Stakes (G1)
Masterclass (The Minstrel) Prix Quincey (G3)
Alzao (Lyphard) Premio Ellington (G3)
Linney Head (Lyphard) Thresher Classic Trial Stakes (G3)
Per Quod (Lyllos) Premio Roma Vecchia (G3)
Snake Eyes (Dixieland Band) Round Table Stakes (G2)
Tycoon's Drama (Last Tycoon) Selima Stakes (G3)

1b. Com cavalos da Linha Never Bend (via Riverman)
Virginia Rapids (Riverman) Carter Hcp. (G1)

1c. Com cavalos da Linha Never Bend (via Mill Reef)
Ivyanna (Reference Point) Oaks d'Italia (G1)
Entitled (Mill Reef) Desmond Stakes (G3)
Shaiybara (Kahyasi) Prix de Lutece (G3)

1d. Com cavalos da Linha Fleet Nasrullah
Flying Victor (Flying Paster)   California Juvenile Stakes (G3)

1e. Com Cavalos da Linha Nasram
Star Da Lady Ann (Star de Naskra) Acorn Stakes (G1)

1f. Com cavalos da linha Royal Charger
Goodbye Halo (Halo) Northamerican Champion 2YO
Jolie's Halo (Halo) Donn Hcp. (G1)

2a. Com cavalos da linha Native Dancer (via Raise a Native)
Vettori (Machiavellian) Poule d'Essai des Poulains (G1)
Crypto Star (Cryptoclearance) Arkansas Derby (G2)
Xaar (Zafonic) European Champion 2YO

2b. Com cavalos da linha Native Dancer (via Atan)
Rachmaninov (Brustolon) Prix Vimcontess Vigier (G2)
Diese II (Diesis) Prix Corrida (G3)
Squeak (Selkirk) Lancashire Oaks (G3)
Sharp end (Sharpen Up) Badeiner Mile (G3)

3.  Com Cavalos da Linha Tom Fool
Blue Buckaroo (Buckaroo) Cornhursher Hcp. (G2)

4a. Com Cavalos da Linha St. Simon (via Ribot)
Feu de Guerre (Graustark) Premio Principe Amadeo (G3)
Gold and Ivory (Key to the Mint) Gran Premio Coppa d'Oro (G1)

4b. Com Cavalos da Linha St. Simon (via Bois Roussel)
Cougarized (Cougar II) Nashua Stakes (G2)

4c. Com Cavalos da Linha St. Simon (via Prince Rose)
Roscious (Stage Door Johnny) Sea o'Erin Stakes (G3)

5. Com Cavalos da Linha Teddy (via Damascus)
Miserden (Private Account) Criterium de Saint-Cloud (G1)

6. Com Cavalos da Linha Fairway
Lobsang (Petingo) Hialeah Turf Club Cup (G2)
Lady Carlota (Ela-Mana-Mou) Premio Baggio (G3)
Hot Touch (Moulton) Dante Stakes (G2)

7. Com Cavalos da Linha Hyperion
Miraflora (Forli) Brownstown Stakes (G3)

Sir Ivor, veio a falecer no dia 10 de Novembro de 1995 aos 30 anos de idade, deixando atrás de si um legado de transmissão de extrema consistência, classicismo, stamina e em enumeras oportunidades aquela sua fantástica aceleração final. Alguns de seus filhos tinham forte temperamento como Sir Tristram e mesmo Ivanjica, que após ganhar o Arco derrubou seu jockey Fred Head e ficou a dar voltas pela pista por mais de 15 minutos. Mas de uma maneira geral, os Sir Ivors são sinônimo de temperamento plácido e inteligente.

FINAL

VEJAM EM YOU TUBE ESTES DOIS TRECHOS DE SUAS CORRIDAS
Sir Ivor - 1968 Washington DC International e  Sir Ivor - Derby 1968 



ACOMPANHEM
UMA BREVE RESUMO DO QUE FOI
SECRETARIAT
E SUA ODYSSÉIA
A PARTIR DO DIA
03 DE FEVEREIRO

GRAÇAS AO PATROCINIO 
E O APOIO INCONDICIONAL
QUE TENHO RECEBIDO 
DOS HARAS
FIGUEIRA DO LAGO,
REGINA,
SANTA RITA DA SERRA,
SÃO PEDRO DO ALTO,
TANGO
E DOS STUDS
COLORADO E MAGIC ISLAND