HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PAPO DE BOTEQUIM: EU QUERO QUE O MICO SE...


O que se pode esperar da mídia turfistica?

Inseção? Certamente que sim
Objetividade? Sempre que for possível
Imparcialidade? Bem ai a coisa complica...

E por que complica? Desculpem, a aqueles que não pensam assim, mas o turfe, como o futebol, a religião e a política, também mexe com emoções. Forte para alguns. Impossível de serem contidas por outros.  Explico-me.

Sempre que posso confesso minhas escandalosas preferências, para deixar claro que se alguém achou que eu exagerei em algum comentário, que possa este estar coberto de razão ou não. Nós, os chamados seres humanos, principalmente os nascidos e criados em terras brasileiras, temos um grande trauma. Que nos acompanha sempre, desde que mamamos ainda nas tetas de nossas respectivas mães: o da simplicidade. Muita gente confunde simplicidade como uma certa falta de imaginação. Quanto mais você complica, mais confiável parece ser a sua tese e mais inteligente você parece ser. Por isto, o economês, sempre fez as pernas  - cabeludas ou não - de nós brasileiros, tremerem.

No mundo inteiro, o que não se entende, teme-se. No Brasil, respeita-se. Temos vergonha de admitir que soluções simples, que estavam abaixo de nossos narizes, podem ser o fim de nossos problemas. Somos sedentos pelo o não pagamento do mico! 

Eu particularmente quero que o mico se f...  principalmente as vesperas de um novo carnaval.

Tesio, não tinha medo de pagar mico e não foram poucas as vezes que foi ridicularizado pelos britânicos nas vendas de Tattersalls. Comprava barato aquilo que para seus criticos, não tinha valor algum, e com estas éguas e utilizando-se de reprodutores que determinavam cruzamentos inteligíveis às mentes inferiores, ele foi conquistando, pouco a pouco, aquilo que não tem preço, por que não se vende, nem se compra: algo chamado respeito. 

Esta semana fui visto por um correntista, como discipulo de Tesio. Isto muito me envaidece. Agradeço, pois, mereço, ainda mais, que me sinto mais do que isto. Sou uma das viúvas do nobre senador italiano. Penso como o grande criador, que a genética deve ser colocada em primeiro lugar, no concernente a éguas de cria. Campanha e Genética, são atributos do reprodutor. Embora me mantenha isento e objetivo, em se tratando de qualquer coisa concernente ao turfe, em relação a Tesio abstenho-me da imparcialidade e confesso minha paixão escandalosa por seus métodos. Métodos estes que foram comparados, em uma determinada época, a bruxarias. Dai terem neste período, o chamado de bruxo. Como os resultados vieram, e contra este mesmo os britânicos, feridos em suas sensibilidades, passaram a cognomina-lo de o Mago de Dormello.

Até Boussac, seu mais ferrenho critico, teve que se render aos resultados obtidos por Tesio. E o que mais me impressionou em tudo que Tesio fez, sempre foi a simplicidade de seus conceitos. Eles eram produto de uma grande fonte de imaginação. Mas mesmo assim. eram simples, diretos e objetivos. Formulados a partir da quinta geração, para que não fossem copiados, pois, desde o seu inicio, Tesio, tinha plena consciência do que estava fazendo e de onde isto iria o levar um dia.

Evidente que o fator econômico era algo importante. Ele desde o inicio sabia que não poderia competir contra os lordes ingleses, o velho Khan e mesmo o potentado que era Boussac. Todavia, mesmo depois que vender a Nearco, a Donatello II, de ter se associado a alguém que aceitava seus preceitos cegamente, não mudou um milimetro sequer sua forma de pensar e agir. Continuou a adquirir éguas sem valor comercial, mas que a seu ver, tinham excepcional valor genético. E os resultados tornaram-se ainda maiores, culminando em Ribot, sua consagração como criador, nunca curtida por ele próprio.

Se Deus é capaz de fazer injustiças, o fato de Tesio de vivido três anos a menos do que deveria, seria no mínimo uma delas.

Volto a frisar. Sou pela genética. Não sou contra a campanha classica de fêmeas. Apenas não dou este valor, que muitos tem certeza ser de suma importância para a criação nacional.

Um grande carnaval para todos.