HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

PONTO CEGO: O SEGREDO MAIOR DE PUT IT BACK


O medo é uma das sensações mais fortes que um ser humano pode ter e seu antídoto, se chama esperança. Contra esta não há mal que a afugente, ou cara feia que a assuste. E eu tenho esperança, que coisas melhores haverão de vir em nossa criação, mesmo levando-se em conta o pais em que vivemos, com taxações excessivas para sustentar Cuba, Venezuela e outras republicas bolivarianas, são cobradas e baixos prêmios nos são oferecidos, quando estes são pagos. E ainda mais há pouco estudo e menor ainda experiência na s questões genéticas.

Mas em termos de genética, já está provado que não é o maior saldo bancário que detém no Brasil sua hegemonia. E sim o maior conhecimento e discernimento de pedigrees, por parte de alguns, que os faz perder o medo e ter esperança.

Marcel Boussac foi em termos de duplicações aquele que mais ousou. Trouxe-as para junto das primeiras gerações, enquanto muitos acreditavam que com isto, nasceriam monstros deformados.  Nasceram sim grandes ganhadores e perpetradores da raça. Tesio, escondeu todas sua duplicações lá atrás, depois da quinta geração, onde em sua época, por dificuldades de informação, poucos conseguiam chegar. Era queria ganhar e não lhe interessava que os outros soubessem  como. Lord Derby, trabalhou no meio termo, mas aprimorou-se em duplicações apenas em matriarcas. Aga Khan, o velho, acreditou nas dosagens. As desenvolveu em um metodo que na época foi visto como esdrúxulo. Mas sua diferenã veio a ser logo sentida. E querendo ou não, todos, por distintos caminhos, todos chegaram onde queriam chegar. E o mais importante, se eternizaram por lá.

Venho alertando a importância das duplicações, em Grand Splendor,  sua filha Cequillo e sua neta Gonfalon. Elas no Brasil, foram importantes na temporada passada para o Haras Santa Maria de Araras e um de seus principais reprodutores, Put it Back. Pois bem, o norte-americano Put it Back, não só é um muito bom reprodutor, como está sendo já visto como um interessante avô materno. Outrossim, o que mais empolga é ter ele conseguido "fazer" um garanhão. 

In Summation, para mim, está acima da média, e mesmo servindo em Ocala, onde as oportunidades de éguas são bem menores que nas cercanias de Lexington, sua performance pode vir a ser considerada, já acima da média. Mas como dizia vó Adelina, filho de peixinho, peixinho é, seu primeiro elemento clássico da atual temporada, é imbreed em Grand Splendor.

Evidentemente que os imbreeds em Mr. Prospector e In Reality ajudam. E ajudam em muito. Assim como no caso de Calculator, o fato de descender da fantástica linha 2-f, via seu segundo melhor ramo, o de Persian Maid, igualmente alavanca a possibilidade de sucesso clássico. Mesmo sua mãe não ter corrido, sua vó sequer se colocado e sua bisavô e tataravôs, não passarem de meras ganhadoras respectivamente de uma e duas carreiras, isto não impossibilitou dele ter ganho o Sham Stakes (Gr.3) em Santa Anita, ainda no inicio de sua campanha de três anos. E isto me faz crer que embora a linha exista, algo a mais ajudou na mudança de status quo, na pista. E desculpem, querendo ou não a duplicação em Grand Splendour está lá. Salta às minhas vistas e eu creio que tenha muito a ver com o sucesso, deste elemento em questão.

Seria este o segredo maior de Put it Back?

E o que vocês acham do cruzamento do badalado Scat Daddy, com filhas do consagrado Unbridled's Song? Deixo a critério dos leitores  a opinião.