Num breve bate papo sob o céu do Caribe, sem responsabilidade alguma, fui perguntado qual a hipica sul-americana que em minha opinião apresentava o melhor desenvolvimento nos dias de hoje. E eu respondi sem ter que pensar muito que o Chile.
Muita se fala de Argentina e Brasil, mas pouco se conhece do que o cavalo chileno foi capaz de fazer, fora de suas fronteiras, Na verdade o Chile descobriu a América, bem antes que nós. Nos anos 50, com cavalos que brilharam do naipe de Babu, ganhador do Brooklyn Hcp., no tempo que esta carreira era considerada uma das mais importantes to circuito nova-yorquino; Quilche, ganhador do Century Hcp.; Grego herói do Sunset Handicap, à epoca uma das principais carreiras disputadas na distância clássica na pista de grama; Olhavery, ganhador do Del Mar Hcp e Stravina que dominou o Santa Barbara Handicap. Todas depois, provas de graduação máxima.
Contudo, nada até ali, comparou-se quando nos anos 60, Cougar estabilizou-se como o primeiro cavalo estrangeiro a levantar mais de US$1,000,000 em pista, Ganhou nada menos que 20 de seus 50 embates oficiais. E foi sindicalizado para prestar serviços como reprodutor em Kentucky. E embora não tenha sobressaído como reprodutor, mesmo assim foi capaz de gerar a um ganhador do Kentucky Derby, o tordilho Gato del Sol.
Nos anos 70, o grande nome chileno em pistas note-americanas foi sem dúvida alguma, Tizna. Champion grass horse, ela igualmente não conseguiu sucesso no breeding-shed, mas a seu favor, há de ser dito que ela é avó de Cee's Tizzy, que cpnsagrou-se como pai do ganhador de duas Breeders Cup Classics, Tiznow.
Nos anos 80, três éguas chilenas brilharam no cenário dos Estados Unidos, a começar pela excepcional Infinidad, champion no dirt. Miss Brio, por sua vez ganhou o Maskette Stakes, derrotando a heroína do Kentucky Derby, Winning Colors. E outra que não pode se ignotada, foi Marimbula, ganhadora do Santa Margarida Invitational.
O nome do cavalo chileno se tornou tão respeitado nos Estados Unidos, que reprodutores que ganhassem as estatísticas nas terras andinas, era reimportado para os Estados Unidos. E isto aconteceu com Mr. Long, Seattlement Day, o brasileiro Hawk e mais recentemente Roy. Mas nenhum deles estabilizou-se reprodutivamente. Seguiu-se Hussonet e agora pode ser que Gransd Daddy também cole. Ainda mais que ele é um irmão de Scat Daddy, que para mim repesenta, uma das mais precoces perdas da criação mundial, em ambos os hemisférios.
Reprodutor que deu certo no Chile, sendo lá nascido ou mesmo tendo sido impotado, não funcionou até hoje no hemisfério norte. Scat Daddy é a grande exceção. No Brasil, Figuron foi sucesso. O que demonstra o quão estamos atrasados genéticamente. Já que Tempranero na Argentina, foi apenas de regular para bom.
Mas voltando aos trilhos, nos anos 90, com uma genética um pouco mais avançada, o Chile trouxe para os Estados Unidos, cavalos importantes como, o Chilean horse of the year e champion 2 y 3yo, Puerto Madero (Doon Hcp,); o Chilean champion 2yo, Malek (Santa Anita Handicap); o chilean champion 2 y 3yo Memo; o chilean horse of the year Lido Palace (Whitney Stakes) e a Chilean oaks winner Noche de Rosa, que nos Estados Unidos também ganhou prova de graduação máxima.
O que fiz foi apenas passar a limpo, fatos que flutuam em minha memória. Um estudo mais aprofundado sobre a criação chilena, poderá trazer ainda mais subsidios, para aqueles que se interessarem.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS REGINA
HARAS FIGUEIRA DO LAGO

NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA

HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle
HARAS CIFRA

HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO