Vó Adelina sempre disse que as grandes verdades podem ser entendidas nas entelinhas. O candidato do PT a presidência da republica Haddad recentemente acusou o general Mourão, candidato a vice-presidência na chapa de seu adversário de ter torturado um cantor, que sinceramente eu nunca ouvira falar. Na época em que o referido fato aconteceu o general, nem cadete era. Não passava de um estudante de 16 anos do colégio militar. O que se pode ler nas entrelinhas.deste tiro no pé? Sendo o Haddad o poste que é, capaz apenas de repetir o que o seu senhor assim o ditar, e sendo este seu senhor não muito versado à matemática, que a ordem de reforçar o fato exdruxulo, veio de um carcere na policia federal de Curitiba. Como nas grandes organizações criminosasl
As entrelinhas são sempre importantes, pois, em muitos casos aquele que tem a capacidade de manipula-las se vê obrigado de usar estes artificios, para chegar a seus reais objetivos.
Quando analiso os campos inicialmente propostos para as diversas Breeders Cups, procuro reconhecer nas entrelinhas as verdades que eles possam trazer. E creio que desta vez a coisa se insinua tão flagrante que não seria necessário este artificio. Até o Haddad e a Dilma entenderiam, sem a necessidade de instruções do mentor de ambos. Vamos por partes.
As duas provas principais do programa, são e sempre serão a Classic e a Turf, pois representam o que há de melhor no turfe dos mais importantes centros, Estados Unidos e Europa. Uma disputada no dirt em 2,000 metros e outra na grama para a distância de 2,400 metros. Pistas e distâncias consideradas clássicas para cada um destes mercados. Isto entendido, vamos adiante,
No entanto não vejo na Classic deste ano, um grande nome que a caracterize como uma prova que irá balizar um testemunho de classe. Winx não veio pois, o australianos acreditam na necessidade do processo da aclimatação, mesmo tendo a vantagem de podeem fazer uma quarentena de apenas um dia. Mas voltemos aos trilhos. Alguém reconhece um American Pharoah, uma Zenyatta, um Curlin, um Skip Away, um Cigar ou um A. P. Indy, neste campo? Ou ao menos embates ludicos como os de Gunner Run x Arrogate, Arrogate x California Hope, Tiznow x Giants Causeway, Invasor x Bernadini ou Sunday Silence x Easy Goer? Desculpem, mas eu confesso que não consigo visualizar. Talvez tenha emburrecido ou caducado de vez... Mas não consigo distinguir nem nas entrelinhas, nem no compto geral.
Todavia, o que não pode me passar a desapecebido é que John Gosden igualmente sentido esta fragilidade em que se encontra a Breeders Cup Classic deste ano, tentará repetir um sucesso conseguido anteiormente com Ravens Pass, utilizando-se de seu Roaring Lion.
Não me parece uma tentativa estapafurdia, como não o foi também a de Giant's Causeway anos atrás. Roaring Lion, tem também pedigree norte-americano como Ravens Pass e Giant's Causeway e um enfrentamento do tordilho com sua companheira de barn Enable, é coisa que não passa - em primeira instância - pela cabeça de Gosden. Aliás há de ressaltar que é dificil se ter em um mesmo barn Enable, Cracksman e Roaring Lion, e Gosden está lidando muito bem com a situação, até aqui. Contudo, a favor da realidade há de convir que é muito mais dificil para qualquer treinador, conseguir êxito, sem a presença destes três elementos citados.
Em contrapartida, Enable não terá uma tarefa tão simples assim e explico porque. Primeiramente por até aqui, não me lembro de nenhum ganhador do Arco ter ganho a Breeders Cup. A proximidade das datas e o esforço de ganhar a primeira carreira, talvez sejam as razões. Vi Trempolino e Dancing Brave, dois ganhadores do Arco em tempo recorde, perderem suas respectivas Breeders Cup Turf. Segundo, que o campo não me parece tão ameno assim. Qualquer deslize e a vaca irá para o brejo. E terceiro que Enable demonstou nos últimos 50 metros deste seu segundo Arco, que o disco estava custando muito a chegar. Está certo que ela correu talvez na faixa dos 85%. Vinha de muito tempo parada e com apenas uma preparatória e assim mesmo no dirt, conta basicamente ninguém. Sábado que vem poderá estar 100%. Mas quem garante que estará? Ai você tem que voltar as entrelinhas.
Quem eu temeria que poderia aplicar uma rasteira em Enable? Para dizer a verdade, se ela estiver 100%, ninguém. Mas se ela estiver na faixa dos 85%, Gosden abdicará da Classic e escalará Roating Lion na Turf , pois o seguro moreu de velho e ele passa a ser o cavalo a se temer. Com todo respeito ao brasileiro Quarteto de Cordas, acho que a falta de uma aclimatação - bastante necessária nestes casos - o prejudicará. Oxalá que esteja errado. Outrossim, até que possam me pova ao acontrário, os representantes chileno e argentino me parecem mais perigosos neste momento. E como na grama de Churchill Downs todos chegam juntos, o trafego decidirá.
FOI UM GRANDE ANO PARA GOSDEN
EM SEU QUINTAL, A EUROPA
MAS NESTA BREEDERS CUP
HAVERÁ CHANCE DELE DOMINAR?
QUEM VIVER, VERA!
QUEM VIVER, VERA!