HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS: CADA CASO É UM CASO

COBRARAM-ME A DOIS DIAS ATRÁS 
A SITUAÇÃO DE UM CAVALO QUE TENHA 
QUEBRADO CEDO 
E PARA AQUI TENHA SIDO TRAZIDO 
PARA SER REPODUTOR
.
E eu respondi. Cada caso é um caso.

Primeiro dia de disputa da Breeders Cup e aproveitando o gancho falemos de um ganhador da mesma que está a caminho de nosso criatório. Em sendo assim, voltemos aos trilhos.

A quebra, pode ser um problema de falta de consistência, ou pelo fato de ninguém estar livre de um acidente. Mas tentemos ir por partes, porque nunca fui de respostas dubias.

Deveriamos rever nossos posicionamentos com uma maior assiduidade. O futebol brasileiro em relação a COMEBOL, seria um deles. Somos sempre os mais prejudicados, qualquer que seja a situação proposta e parece que nada é feito, que pelo menos minimize esta incomoda situação. Num âmbito ainda maior, com a FIFA a coisa está indo para a mesma direção. Logo, ou fazemos algo, ou viraremos saco de pancadas fora das quatro linhas.

Sempre fui a favor de posicionamentos. Evidente que se seu posicionamento se mostar na grande maiorian das vezes na contra mão da lógica, suas chances de virar um Boulos será muito maior do que se tornar um Winston Churchill. Quando o papo é genética, qualquer diecionamento sobre a lógica, se torna uma variavel impossivel de se controlada. Outrossim, ela pode ser direcionada, naquilo que você acredita que seja a direção com maior probabilidade de acerto. Aí entrarão outros fatores que estão bem acima de seu campo de ação.

Sempre darei mais valor ao inédito aqui aportado, do que aquele que fracassou em centos de uma muito maior valia clássica. E creio que os números se mantém até aqui a meu favor, pois, a exceção de Executioner e Spend a Buck, nada que fracassou no hemisfério norte, aqui girou a mesa a seu favor. E aquele que correu pouco e quebrou? Cada caso é um caso. O poque quebrou deve ser analisado. Danzig coeu pouco. Só quatro vezes e foi paa o espaço. O que se pode dizer dele? Um fenomêno. Raise a Native correu também apenas quatro. Alguém duvida da autenticidadede sua chefia de raça?

Tenho algum receio quando não corre, ou não passa de duas carreiras e quebra. Dai para frente estudo cada caso e pondero dentro das perspectivas da oportunidade. Mas, sempe tendo em mente, que ele venha limpinho, sem ter sido testado. Isto é, bilhete ainda não corrido.

Você pode analisar no pedigree do elemento se existem outros casos de afastamento precoce da pista. E medir se aquilo pode ser um karma ou só um acidente de percurso. Não consigo pensar de outra forma. Cigal, por exemplo, chegou aqui sem nunca ter corrido oficialmente na Europa. Havia mancado de tendão nos treinamentos. E transmitiu esta anomalia para grande parte de sua descendência, aqui no Brasil, contudo isto não o privou de se um expoente da criação brasileira e talvez uma das mais importantes importações feitas pelo Paraná. O detalhe é que veio inédito.

A Argentina foi a campeã de trazer este tipo de cavalo, nos anos 80 e 90. Uns funcionaram, outros não. Nunca fiz um levantamento estatistico para avaliar esta situação. Mas se você for daqueles que acredita que filho de peixinho, peixinho é, o que o fruto nunca cai longe da árvore que a produziu, sempre é bom, por desencargo de consciência, mandar para este reprodutor, reprodutoras que demonstaram serem consistentes na parte fisica e naqueles que veio a poduzir

Mas lembrem-se, Cada caso é um caso.

Comenta-se a vinda de New Years Day para o Brasil. Ele correu três, ganhou duas, sendo a sua última corrida a Breeders Cup Juvenile. E fraturou. Não cabe a mim uma análise da validade ou não de um cavalo de curtissima campanha, com apenas duas gerações estreadas nos Estados Unidos e de pedigree acima da média. Ele serviu em um haras que até aqui nenhum importante reprodutor conseguiu lançar no mercado de Lexington. Cabe sim se lembrar, que seus pais correram em 12 opotunidades cada um, e na lista de suas três mães subsequentes, todas corredoras,  com 13, 4 e 6 saidas oficiais as pistas. O que indica que talvez seja o acidente fortuito, a verdadeira razão de seu afastamento da pista. Não uma possivel fraqueza genética no item consistência, 

Empirico? Possivelmente, mas o que não o é quando nos atemos a genética?