Vó Adelina sempre me lembrou, que por mais intelectualmente você se sinta em relação a alguém com que discute, maior deverá ser seu cuidado para não ofender ou humilhar. Você tem que se conscientizar que embora esteja num patamar superior, isto de maneira alguma lhe dá o direito de se sentir "superior". A demonstração de sua superioridade se dará na forma em que você defender seus pontos de vistas sem tentar menosprezar os de seu interlocutor.
Custei muito a aceitar esta maneira de comportamento, pois, quando se é jovem, além de se achar imortal, você tem uma idéia errônea que possa ser, o dono da verdade.
Mas a vida ensina, e os erros cometidos, lhe ensinam ainda mais. E você passa a ser mais cuidadoso e menos pretensioso. Principalmente depois, que a razão o faz ver, que sempre haverá alguém, que em determinado assunto que você se acha expert, tem algo a acrescentar.
Mudar de idéia, longe de ser um retrocesso, para mim é um avanço. Demonstra a sua capacidade de aceitar a probabilidade de sempre melhorar.
Logo, embora não tenham sido poucos os que nunca concordaram comigo, sobre a importância da criação japonesa e da Oceânia, nunca menosprezei seus pontos de vistas. Apenas, mantive os meus, e creio que hoje se tornou real, aquilo que muitos vinham em mim como profecias.
Não seria esnobismo meu, lembrar que sempre defendi aqui japoneses e australianos e também o fato de hoje poder dizer que previ o que está agora acontecendo. Os japoneses desencataram. Perdera-me timidez. Aprenderam o caminho das pedras e estão colhendo os resultados de sementes bem plantadas. O problema é que eles abrindo o portão, propiciaram a passagem da boiada...
Agora chegou a vez dos australianos e depois de irem e ganharem várias carreiras de velocidade, no meeting de Royal Ascot chega vez do Arco. Pois é a campeoníssima neozelandesa Verry Ellegant (foto de abertura), está sendo transferida para França, onde iniciará sua preparação com Francis Graffard, visando especificamente o Arco.
Com seis anos e já ganhadora de 11 carreiras de graduação máxima na Oceânia. inclusive a Melbourne e Caulfield Cups, ela está indo agora, no mesmo caminho dos principais corredores japoneses: a procura da glória. Em 38 saídas oficiais, ganhou até aqui 13 com 11 segundas ou terceiras colocações e mais de 10 milhões em prêmios.
Veremos o que se dará quando ela enfrentar a Emily Upjohn.