Alô Alô, tem alguém aí?
Normalmente eu direciono minha coluna semanal para batermos um papo e refletirmos os resultados das pistas, como diz o nome da coluna "nas entrelinhas do turfe".
Só que é impossível não tecer algumas palavras sobre o GP Conde de Herzberg, ocorrido no último domingo no JCB. As regras como as leis deveriam ser as mais objetivas possíveis, diminuindo o máximo possível de interpretações e interferências humanas. Desclassificar um animal da parelha e não desclassificar o conjunto abre portas perigosas que só aumentarão futuras reclamações e desgastará a comissão de corridas, pois cai em terreno de interpretações e cada um no seu direito vai achar algo. Não teria sido mais sensato manter o que vinha praticando, desclassifica um da parelha, desclassifica os dois ou quantos tiverem como ocorreu no passado com o Figueira do Lago, por exemplo? Alô Alô, comissão do JCB, tem alguém aí?
Voltando aos pedigrees, no sábado passado assistindo as corridas de Fair Grounds, esperava para ver o retorno de Sierra Leone no New Orleans Classic GII com 500 mil dólares de bolsa e Louisiana Derby com 1 milhão de dólares de bolsa. Nono pareo e décimo segundo pareo respectivamente. Além da derrota vexatória de Sierra Leone, me chamou a atenção que o segundo colocado que era seu faixa, Hall of Fame filho de Gun Runner na Flag Day por Giant's Causeway. Traz em seu pedigree um 2x3 no seu avô materno. No Louisiana Derby a vitória ficou com Tiztastic filho de Tiz The Law na Keesha por Tapit que também traz um 2x3 no seu avô materno. As coincidências não param por aí, na segunda passada a convite do Bruno Ribeiro, Stud JCR, participei da live do leilão dele. Chamei a atenção do lote 11 uma fêmea filha de Camelot Kitten na Mulberry por Forestry que trazia em seu pedigree um 2x3 também em seu avô materno como os corredores do sábado em Fair Grounds. Vocês acham que as coincidências param aí, pois o Bruninho ainda apresentou o lote 14 filha de Átila The King na Ocean Queen por Pioneering que também trazia um 2x3 em seu avô materno. Parabenizar o Bruno por tentar, quem tenta um dia acerta, quem não tenta sempre erra. Alô Alô, tem mais alguém corajoso por aí?
No domingo no JCB me impressionou o potro ainda verde de nome Tuymans filho do Verrazano na Halla Star por Forestry. Tuymans é a segunda barriga de Halla Star que teve na primeira barriga a potranca Samcat, ganhadora de Listed com colocações em prova de GIII. Reprodutor descendente de Halo em égua descendente de Storm Cat tem boas chances de saírem animais bons. Consta no Studbook que na terceira geração, ela foi coberta por Alpha, o Rafa que me desculpe, mas murchei. O cruzamento de Seattle Slew com Storm Cat no Brasil é desastroso, mas, sempre há um mas, há grandes expectativas com os que os descendentes de Tapit (este o ramo mais frutífero de Seattle Slew) irá produzir com éguas Storm Cat. Tanto nos EUA como no Chile se provou ser um cruzamento muito eficaz.Ano passado o Araras apresentou vários animais filhos de Hofburg (Tapit - Seattle Slew) em éguas Storm Cat. O Bruninho no lote 3 de ontem apresentou um Synchrony (Tapit - Seattle Slew) na Mulberry por Forestry, onde o próprio Synchony apresenta essa afinidade de Tapit em mãe Storm Cat. Alô Alô, mais alguém de olho nesse cruzamento?
Falando em éguas descendentes de Storm Cat, um dos reprodutores líderes nas estatísticas Argentinas é o americano Fortify, filho de Distorted Humor na Kotuku por A. P. Indy onde a maior afinidade dele é com as filhas descendentes de Storm Cat. No Araras seção Argentina chegou o reprodutor Santin filho de Distorted Humor na Sentiero Itália por Medaglia D'Oro que encaixará como uma luva nas reprodutoras Storm Cat do Araras, tanto pela afinidade já conhecida entre tribos como por trazer em seu pedigree os três maiores raçadores de Northern Dancer até a quinta geração, falo de Sadlers Wells, Danzig e Storm Cat que se formará no cruzamento. Alô Alô, alguém duvida que irá dar certo?
No Brasil há descendentes de Distorted Humor, temos Drosselmeyer e Last Hope. Inclusive Last Hope formaria uma estrutura genética parecida com a que Santin irá formar cobrindo éguas Storm Cat. Alô Alô criadores, alguém aí?
Espero ter trazido mais reflexões aos criadores e turfistas em geral, Alô Alô, tem alguém aí?
Até a próxima quarta, abraço virtual
Marcel Bacelo