Um bom dia gelado, diretamente da terra do cavalo. Eu e minha esposa tiramos alguns dias para visitarmos Lexington, em Kentucky. Na nossa chegada, muita apreensão devido às chuvas e inundações que aconteciam em todo o estado. O nível do rio Ohio, visto do avião, era perigoso. Durante a semana ele não deu trégua e transbordou alagando o hipódromo de Ellis Park. Mas, contando com a graça divina e a calma dos abençoados, não tivemos grandes problemas durante a semana aqui em Lexington.
Vamos às visitas e cavalos que tivemos a oportunidade de ver. Começamos na WinStar Farm, que aqui comemora seu aniversário de 25 anos. A emoção foi grande ao encontrarmos o CONSTITUTION logo de cara! O cavalo é mais forte e comprido do que eu imaginava. Impressionou-me fisicamente. Nós temos uma relação muito peculiar com ele e com seu pai, TAPIT. Eu e Helena acompanhamos a carreira em pista do tordilho e todos os seus passos na reprodução, onde ele passou de pouco valorizado descendente de Seattle Slew a tricampeão de estatística e um dos melhores garanhões da última década. Depois seguimos acompanhando um de seus mais destacados filhos na reprodução, CONTITUTION, que também não começou com tanta expectativa e atingiu um excepcional padrão de produção, inclusive passando algumas temporadas cobrindo no Chile. Também pudemos ver o vovô Distorted Humor, bem cansadinho com seus 32 anos e o também aposentado Tiznow. Humor fez-me lembrar bastante de Drosselmeyer. Ainda vimos Nashville, Life Is Good, Cogburn, Timberlake e Independence Hall. Entre eles o que mais chamou atenção, exatamente por não termos nenhuma expectativa, foi o último. Obviamente Life Is Good e Cogburn carregam muita expectativa em suas produções e apresentam físico de muita velocidade e força.
Devido ao mau tempo as carreiras que veríamos no fim de semana foram transferidas para segunda e terça-feira. Tempo bom, um frio tradicional de Lexington e um tanto de gente no hipódromo de Keeneland. Lá pudemos assistir o Luan Machado vencer um páreo de atropelada, deixando os demais jóqueis se matarem na frente, deixando o páreo de bandeja para sua montada. Muita gente jovem! Aqui, ir às carreiras é o acontecimento na cidade e o clima é quase de balada. cerveja, bourbon e champagne pra todo lado. Fila para entrar na loja principal de Keeneland e muito dólar rolando. Segurança, cordialidade e serviço feito por um “exército” de funcionários e voluntários. Todo mundo te atende bem, te recebe com um sorriso, e na hora da saída te agradece por ter vindo. Minha mulher foi ao toalete e acabou sem perceber saindo por uma porta diferente da que entrou e ficou alguns segundos perdida. Uma funcionária veio na hora avisá-la de que ela havia saído pela porta errada do banheiro e a orientou. Outro padrão!
Bom, tivemos a bela disputa do Blue Grass, onde queríamos ver o falado East Avenue, realmente o melhor animal em termos de físico no padoque, mas que não conseguiu se defender de Burnham Square. Derrota dolorida para Godolphin e Luan Machado. Ambos os animais têm pontuação para participar do Derby e penso que a possibilidade do East Avenue correr será decisiva para o ritmo da prova. Muitos dos classificados são atropeladores. Minha impressão geral do hipódromo foi excelente. Volta fechada pequena, o que é comum por aqui. Pistas em excelente estado de manutenção e boas disputas. A minha esposa sentiu um pouco de diferença nas disputas de raia e o público um pouco frio em comparação ao europeu, asiático e latino. Talvez o termômetro marcando 1º celsius com sol não ajude a galera a gritar muito na reta.
Nossa segunda fazenda foi na Spendthrift Farm, casa do fenômeno INTO MISCHIEF. Muito bom saber alguns detalhes como a grande libido que ele tem, tornando um garanhão que realmente faz muita progênie, e melhora as matrizes que cobre. Tirando sua bela cabeça com a "frente aberta", Into não tem nada demais em termos físicos. Apresenta inclusive alguns probleminhas e imperfeições, o que não tem atrapalhado na sua produção. Ele está ficando mais velhinho e a busca por seu filho sucessor vai firme com pelo menos 30 dos seus filhos sendo usados no mundo. Obviamente muitos aqui no Kentucky. Além dele vimos o destaque de primeira geração em 2024, VEKOMA. Um alazão que promete ser excelente reprodutor, ao menos até a milha. Fomos também apresentados ao belíssimo TAIBA, muito parecido com Vekoma, apesar de haver algumas diferenças em termos físicos. De forma geral, dois belos espécimes. Além deles, ROCK YOUR WORLD foi um cavalo que se apresentou altivo e com um físico diferente dos demais.
As demais visitas e impressões cobrirei no futuro. Tive a oportunidade de visitar as excelentes instalações da Brownwood Farm, do Benjamin Steinbruch, com a inestimável ajuda do Fabrício Buffolo. Sem ele teríamos aproveitado muito menos da viagem, com certeza. Deixo aqui meu agradecimento de coração para o amigo querido! E na fazenda pudemos conhecer a minha mais nova amiga, a doutora Aura, que cuida com muito zelo de toda a cavalhada por lá. Chegaremos ao Brasil na terça-feira, portanto serei forfait na Live de segunda-feira e na próxima semana voltamos a nossa rotina na Vila Mariana.
Abs, Baronius