Eu acompanho o turfe e busco analisar seus resultados, passando o que nossos olhos vêem no momento fazendo referência a tendências. Após compartilho aqui para juntos pensarmos sobre o assunto e como podemos avaliar os resultados em nosso dia a dia. Há vários caminhos que te levam a Roma, assim como há caminhos que nos levam a lugar algum...
Este ano venho batendo forte na linha alta dos reprodutores descendentes de Danehill, pois este vem tendo declínio nas provas de grupo na Europa em relação a si mesmo. Não é questão de gostar ou não de Danehill, a pista vem nos mostrando isso. Quando algo pode mudar, imediatamente trago aqui para refletirmos e ficarmos atentos. Lembrando que o inbreeding em Danehill sempre reforço como ponto de força nos pedigrees.
Duas provas importantes foram corridas em Newmarket, Inglaterra, para os dois anos neste último fim de semana. Um alerta que já tinha feito anteriormente para acompanharmos o reprodutor Australiano de nome Starspangledbanner/Choisir/Danehill Dancer/Danehill.
No Fillies' Mile GI na milha foi vencida por Precise que conta com cinco saídas as pistas, quatro vitórias e uma segunda colocação. Trata-se de uma filha de Starspangledbanner em mãe Galileo, família B3, com 5x5 em Sharpen Up. De propriedade da Coolmore, ela também havia vencido o Moyglare Stud S. GI em 1.400m grama na Irlanda.
No tradicional Dewhurst S. GI em 1.400m a vitória sorriu para Gewan. Em segundo lugar chegou Gstaad que em cinco saídas obteve duas vitórias, uma delas sendo um GII em Ascot e três segundos lugares, todas provas de GI, também de propriedade da Coolmore.
Gstaad trata-se de um filho de Starspangledbanner em mãe Exceed And Excel, família 1-n, trazendo um 3x4 em Danehill e 5x5x5 em Northern Dancer.
Starspangledbanner é um reprodutor nascido em 2006, que de vez em quando põe seus casquinhos de fora como Puchkine (1° Prix Jean Prat GI), State of Rest (1° Prix Ganay GI e Prince of Wales's S. GI), The Wow Signal (1° Prix Morny GI), Millisle (1° Cheveley Park S. GI), Aristia (1° Prix Jean Romanet GI) entre outros bons animais que se colocaram em provas de GI.
Starspangledbanner tem se aproveitado bastante do inbreeding em Danehill, mostrando a força do reprodutor Australiano em pistas europeias. Mantendo viva a chama dos Danehill. Para turma que como eu simpatiza com Danehill, além de termos descendentes seus no Brasil, fica a dica dar uma olhada nos cruzamentos que Starspangledbanner foi usado. Mas lembre-se, hoje na Europa a pista avisa que Green Desert está em alta e Danehill em queda, ambas principais vertentes de Danzig.
Segue o jogo das peças do tabuleiro no jogo chamado Turfe.
Até a próxima Quarta.
Abraço virtual.
Marcel Bacelo