Todo ser, seja ele do reino humano ou animal, quando aspira e respira a possibilidade de adentrar ao âmbito da competitividade, torna-se sujeito a criticas e aos elogios. Não há como evitar-se. E tanto as criticas quanto os elogios, podem se tornar nocivos a seu futuro se não bem digeridos por aqueles que passam a ser o centro das atenções.
No turfe, estes centros de atenção são os cavalos e os profissionais que lhes ministram o condicionamento e a apresentação e ressalto que a qualidade dos mesmos está diretamente ligada a qualidade que estes profissionais ministram suas condutas profissionais quando são perfeitamente assimiladas por aqueles que disputam em pista.
Por que inicio este comentário, com tão serio preâmbulo ? Porque a situação assim o exige, já que fui criticado por definir o profissional Steve Assmussem como um treinador médio, possivelmente com resultados em pista, inferiores aos de Bob Baffert e Aiden O´Brien. Estaria eu errado, ao pensar assim ? Será o fato de Baffert ter ganho mais Kentucky Derbys e Aiden O´Brien um maior número de Classics, não possa influir em nada nesta opinião ?
Reflita honestamente qual a vantagem de você investidor de skol, se utilizar de um treinador capaz de ganhar 11,000 corridas e nenhuma delas ser o Kentucky Derby ?A minha linha de raciocínio tenta estar evidenciada na lógica. Galileo é Galileo, não apenas por a classe que tem, como igualmente pelo apuro profissional de gente como O´Brien.
O Edson Alexandre comentou com o que concordo, que talvez os melhores filhos de Gun Runner, tenham vindo a iniciar suas vidas profissionais sobre a batuta de Assmussem, e para um reprodutor que provou nas recentes vendas de Keenelan, seu tremendo reconhecimento por parte do mercado ter em Sierra Leone e Echo Zulu, seus mais expressivos exemplares, me parece irreal. Afinal não lhe faltariam um Flightline ou mesmo algo de mesmo tamanho que Sovereignty ? Resumindo a aquele cavalo, superior a ele próprio e que o vai diferenciar dos demais reprodutores? Foi a apenas isto que me propus a expor minha idéia sobre o assunto.
Não interesse meu algum em menosprezar o trabalho de quem quer que seja. Mas sim de dar minha opinião que pode estar certa ou errada para quem a ler. Simples assim.