HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 1 de julho de 2015

PAPO DE BOTEQUIM: O PERSPECTIVISMO.

NÃO EXISTE SER PERFEITO, 
SEJA ELE UM SER HUMANO, 
OU UM CAVALO DE CORRIDA. 
O QUE VOCÊ TEM QUE FAZER? 
EXPLORAR O QUE HÁ DE BOM EM CADA UM
E SE POSSÍVEL, EVITAR SEU LADO RUIM.

Era o natal de 1980, estava em New York, e ao entrar com um amigo no Rockfeller Center, dei de cara com um de meus heróis, literários, o Paulo Francis. E qual foi a minha surpresa, ao ve-lo vir em nossa direção, e efusivamente se abraçar, com este amigo meu. Haviam sido colegas, se não me engano, em um ginasial da Suíça. Apresentado que fui, mantive-me em minha insignificância, quieto, pois, quando se é cachorro pequeno, entre cachorros grandes, esta é a melhor solução. E se hoje me considero pequeno, que dirá a 25 anos atrás.

Sentamo-nos em um café. Num determinado ponto da conversa entre os dois, o assunto recaiu sobre Nelson Rodrigues que havia morrido dois ou três dias antes. Ambos o conheciam pessoalmente. E para quem me acompanha, sabe que o Nelson, para mim, é o herói dos heróis. Nunca tive o ensejo de com ele conversar, embora em muitas oportunidades o tenha visto no Maracanã em dia de Fla-Flu. Mas li tudo que escreveu. O amigo que me acompanhava a um determinado momento teceu sua opinião, que Nelson era o sujeito que mais sabia explorar uma aberração. E o Francis, concordando, complementou; era um neobarbárico primitivo!

Meu herói um neobarbárico primitivo. Quem diria ! Mas o Francis, teceu o comentário tratando o mesmo como se fosse um elogio. Temo este tipo de elogio, mas deu para se sentir, num pequeno espaço de convívio, que Paulo Francis, era uma pessoa de idéias próprias e expressões elitistas.

O que seria melhor, um neobarbárico primitivo, ou uma vaquinha de presépio, lembro-me que pensei naquela oportunidade?

Nós, os humanos estamos sujeitos ao perspectivismo, tão defendido por Nietzsche. O suposto é que a percepção e o pensamento surgem de uma perspectiva, que é sempre alterável quando colocada em relação a outros contextos e situações. A vida, por interesses comuns, juntam pessoas de distintas formações. O Dunga, por exemplo se acha treinador de futebol. O Cauby Peixoto pensa ser o Sinatra. E pasmem, Dona Dilma, acredita dentro de sua cegueira usual e obtusa, que um delator na operação Lava-Jato,  exerce a mesma função Joaquim Silvério dos Reis, em relação a inconfidência mineira. O que faz nos crer que ela se acha o novo Tiradentes. 

Errada? Certamente que sim, embora seja um direito que lhe assiste, se achar o que quer que seja. Da mesma forma que até seu guru etílico, acredita ser um estadista e aquele que inventou o guru, o cumpridor de pena Zé Dirceu, de se achar honesto e injustiçado. Afinal, na ótica comum dos petistas, o Mensalão, o Petrolão, não passam de marolinhas sem a menor importância... Questão de perspectivismo...

O mesmo acontece com cavalos de corrida. Dois profissionais, de mesmo nível de conhecimento, ao examinar um cavalo, poderão ter opiniões distintas. E estas opiniões estarão muito embaçadas nas experiências vividas por cada um, anteriormente. Quem estará com a razão? Não se preocupem, a pista, sempre responderá a esta pergunta. E quando eles concordam, não existe garantia alguma que esta resposta virá a ser positiva. Mas vamos nos explicar melhor.

O físico é um fator de importância em qualquer atleta. Um cientista tem o direito de ser até paraplégico. Um cavalo que queira correr, não. Por isto, quando você reconhece no físico, uma imposição pré existente em uma raça, isto o faz se sentir mais confiante, embora não exista garantia alguma que isto fará do cavalo que examina, um novo campeão. E o mesmo, tem que ser levado em conta em relação aos defeitos. Esta missiva se torna ainda mais verdadeira. Um Danzig de maus joelhos, um Nijinsky de fracos curvilhões, um Mr, Prospector de aprumos deficientes, podem até ser aceitos, pelos menos exigentes, mas não um Nijinsky de maus joelhos, um Mr. Prospector de fracos curvilhões e um Danzig de apuros deficientes.

O aceite destas leis naturais, diferenciam dentro de uma mesma perspectiva e possivelmente sofrerão alterações quando colocadas em relação a outros contextos e situações. Além do fato, que você adquire mais conhecimento através do tempo e pode passar a ter uma nova perspectiva sobre a situação. Em relação ao momento pontual, a experiência vivida por cada um, ditará a sorte da decisão. Já que como resumiria vó Adelina, em cada cabeça, uma sentença.

Onde quero chegar? Que aquele que depende da opinião de muitos, tem muito mais chance de errar do que aquele que não dependa da opinião de quem quer que seja, mesmo sendo ele, uma Dona Dilma da criação de cavalos de corrida. Você tem que preparar-se, ou se utilizar de um profissional que considere preparado. Se preferir, pode até tratar a atividade como uma mega sena. No caso da escolha de algum em com mais conhecimento e experiência que você, aconselho a seguir com ele, até chegar a conclusão que ele não lhe trás os resultados que fazem a alegria de seus sonhos. Pois, quando você segue uma direção, seja ela Norte, Sul, Leste ou Oeste, você acaba chegando a algum lugar. Quando muda a direção de seu leme, constantemente, sempre existirá a possibilidade de ficar dando voltas em volta de si mesmo.

Desta forma, prefiro o risco de um neobarbárico primitivo a utilização de uma vaquinha de presépio.