HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 1 de agosto de 2015

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: AQUILES X HEITOR


A função do repórter é reportar a noticia. A função do jornalista é dissecar a noticia reportada. A função do analista é a de analisar a noticia já dissecada e reportada por seus colegas e a do leitor de aceitar ou polemizar o que o analista concluiu. Logo, é muito difícil ser analista e ainda assim agradar tanto a gregos quanto a troianos.

Este choque de opiniões nunca deve chegar ao nível do de Aquiles e Heitor, quando se encontraram a frente dos muros de Troia. Pois, opiniões divergentes o podem levar a um estagio ainda maior de percepção e conhecimento.

Sou confesso uma viúva de Tesio. Mas uma viúva consciente de minha admiração. Existe uma diferença, a meu ver, bastante distinta entre admiração e idolatria. Na admiração, você chega, quando ao analisar o indivíduo concluir que seus acertos são amplamente superiores a seus erros. Na idolatria, os erros não são simplesmente sequer detectados. Ela simplesmente cega a aquele que a tem e o foca apenas na positividade do ser idolatrado.


Edward P. Taylor

Paul Mellon

Tesio provou que sabia das coisas, mas viveu em uma outra época e estou ciente que distintas épocas requerem distintas tomadas de posição. Ele sempre defendeu que o cavalo era um nômade. E nunca esteve errado. Outrossim, o cavalo de corrida moderno, embora ainda tenha a base nômade em seu ser, ele também é uma adepto da segurança e principalmente do hábito. Nascem nômades e se tornam escravos da repetitividade de ações.


HH. AGA KHAN

Quando você frequenta um haras, dificilmente irá ver uma reprodutora, tentando pastar a grama do pasto ao lado ou do corredor que os separa. Mas certamente constatará, que vários são seus produtos que o fazem. E por que isto acontece. Não sou psicólogo de equinos, mas penso que aquela natureza nômade do cavalo nasce com ele. Mas a vida, com o passar da doma, treinamento e disputa, o impele a aceitar com mais grado o hábito.

No tempo de Tesio, e principalmente por ele viver numa ilha que era a Itália principalmente em se tratando de equinocultura, o obrigava a viajar suas éguas a procura de quem melhor as pudessem servir. Hoje, a solução daqueles que ocupam o lugar de Tesio na história desta atividade é estabelecer suas operações, em centros de criação solidificados pelas presenças de profissionais, pastagens e reprodutores. Quem está em Lexington, na Normandia, em Newmarket ou em Kildare, não viaja com assiduidade suas éguas. As mantém em um destes centros, as cobre e elas voltam no mesmo dia a seus pastos e dormem aonde estão acostumadas a dormir. Como acontece e, Bagé, cujas distâncias e aglomeramento de haras, o permite.


Vou ainda mais longe. Os grandes potentados de criação no hemisfério norte, tendem a ter seus próprios reprodutores, de modo que abarquem 90% de seu rebanho. E deixa aqueles seus 10% remanescente para sair a cata dos Galileos, Dubawis, e Dansilis da vida.

Tesio foi obrigado a ter uma conduta, que Lord Derby, Aga Khan e Boussac, - isto para apenas se citar os maiores desta época - não foram obrigados a se submeter. Outros como Paul mellon que tinha sua base na Virginia e Edward P. Taylor que criava no Canadá, necessitaram mover suas éguas. Depois de Northern Dancer. o último, não mais precisou de se utilizar de seus artifícios. Tesio, como Mellon e Taylor, tinha que dançar conforme a música ou ter que se assujeitar ao que havia na Italia, que nesta época criava com um rebanho de trezentas e poucas éguas, e um número ínfimo em quantidade e qualidade de reprodutores. O fato dele proporcionalmente ter suplantado a seus rivais, não tem como razão expor suas reprodutoras a diversos tipos de de situações climáticas. Se deu por seu conhecimento, percepção e coragem de desafiar a até então leis de criação no tocante a estruturas genéticas, pois, meus caros amigos como diria Boussac, me deem os melhores pedigrees e eu criarei na Placê de Etoile.



Abaixo um interessante trecho, gentilmente remetido por um leitor - cujo teor em parte eu já tinha conhecimento - do que Tesio teve que conviver na primeira parte do século passado.


About Tesio:
He ascribes the successes of his mares mainly to the change of climate and environment to which he is exposing them as many times as it is possible during their stud career. Right from the beginning of his breeding operations he has dispensed with the services of own stallions- mainly for the reason that this practice would have compelled him to breed his mares at home. His stud is situated at the banks of the Lago Maggiore, one of the picturesque lakes at the foot of the Alpes, and consist of three parts, the first at level with the lake, the second some hundred yards above the level, and the third still higher up in the mountains. According to the time of the year the mares upon their return from other studs and abroad are transferred from one part to the other, and provisions made for for a cold winter when they would be sent South to Mr. Tesio´s second stud near Rome. No mare is kept longer than a few months on the same paddock and thus absorbs fresh impressions during the whole time of pregnancy. Long journeys to France, England, and Ireland, are doing them, as result prove, a world of good.

“ I am taking  a philosophical aspect of matters,” Mr. Tesio observed.
“Supposing mankind would be wiped off from the earth by a terrestrial upheaval and horses stay back, do you think mine would remain in the North during the cold season? Certainly not! They would migrate to milder zones and when the weather there becomes too hot wander northward again. Anyhow, they would keep on changing quarters the whole year round as their prototypes have done. I have come to appreciate the blessing of such changes from the earliest days of my activity as a breeder of racehorses and mainly ascribe my successes to the principle of keeping my mares on the move. That´s the natural way!

Hoje já está provado que o cavalo consegue viver melhor com a neve do que com o extremo calor. Também que o desenvolvimento da ração a eles ministradas é composta de uma outra qualidade de nutrientes, que na época Tésio não teria acesso. Tesio, hoje continuaria a ser Tesio. Disto não tenho o menor resquício de dúvidas. Outrossim, provavelmente não dominaria. Mas continuaria a ser uma marca indelével no mercado. Porém, de uma coisa tenho certeza; com a capacidade de observação que tinha, o seu cérebro audaz, o faria tomar medidas distintas, a que fora obrigado a tomar em sua época, para conviver com aquilo que mais o inebriava: o owners enclosure

Tesio era acima de tudo um camaleão, que se adaptava a situação que mais lhe conviesse.

A polêmica se torna ainda mais dispensável, em se tratando dos dias de hoje, quando analisamos os resultados dos dois mais importantes investidores da era moderna. O grupo Coolmore e  Sheikh Mohammed al Maktoun. O primeiro é adepto da concentração de seu núcleo de criação e treinamento em lugares específicos e bem determinados. O outro adere a teoria dos globetrotters, criando e treinando nos mais diversos rincões do planeta. A pergunta é simples, direta e sem subterfujos. Independentemente do conhecimento que estes dois grupos tem sobre o mercado, quem tem obtido os melhores resultados?


AQUILES OU HEITOR ?




NÃO É PRECISO EXPLICAR
QUEM É O AQUILLES
NESTE EMBATE...