HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 22 de junho de 2016

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM. A FORÇA DA NATUREZA

Não acredito que somente solo e manejo, façam um cavalo correr mais. Outrossim, defendo a tese que ele correra por uma maior extenção de tempo, se não houverem acidentes em sua jornada. Logo, tão somente solo e manejo de maneira alguma forjam um campeão, mas permitem que a genética aliada ao fisico, propiciem aos profissionais extrairem o limite máximo de classe existente. Este é o meu conceito básico de criação de um cavalo de corrida. E por isto seleciono não só pedigrees e físicos, seleciono haras também. Aqueles que vendem bem nos leilões, mas não correspondem em pista, estou fora!

COM OS HUMANOS, 
ACONTECEM A MESMA COISA. 
UM CAMPEÃO OLYMPICO 
PODE NASCER E SER CRIADO NA ROCINHA 

O cavalo de extrema qualidade, corre em seu limite, se houver competitividade nas provas em que participar. Se sobrar na turma, pode se dar ao direito de diminuir o ritmo e controlar sem risco a prova que participa. Mas nos dois casos, ele precisa de uma base de criação que funcione como um sustentáculo de seus ossos e musculos. E esta base é adquirida no haras.

O que se viu ontem em Oakland no jogo 7 da NBA explica bem a importância do manejo e criação para se chegar a um determinado patamar. Outrossim, é o gen daquele que é superior que no momento final dita o resultado fatídico. A serie estava 3-1 para os Golden State Warriors. Eles eram os favoritos, pois iam para seu terceiro campeonato, como talvez uma dos maiores times de todos os tempos, um time que conseguiu uma invencibilidade de 73 jogos - a maior da história desta liga - e que tinha em sua linha o indiscutivel MVP Stephen Curry e no banco o treinador Steve Kerr, detentor do titulo Coach of the Year honors.

Mas do outro lado, aquele que um dia foi o MVP mais valorisado da liga, LeBron James, aquele gen superior que desequilibra qualquer situação. Jogo sete, serie empatada, final bem na casa do Golden State Warrior. Jogo empatado em 89 a 89. Durante mais de 2 minutos ninguém marcou, já que LeBron James tomou para si a responsabilidade e com dois tocos gigantescos manteve o placar inalterado. E com menos de 30 segundos para o final, a decisão caiu na mãos dele, o gen superior, que deu numeros finais ao jogo.

Esta é a diferença do craque. Não importa onde nasceu ou foi criado, ele tem aquele gen superior que o faz superar toda e qualquer pressão. No Brasil, ele se apresenta com uma maior constância, Quari Bravo, Chubasco, El Santarem, Riadhis, enfim, outros que agora não vem à minha mente, são exemplos que não podem deixar de vir a ser citados.

Se você cria num estabelecimento de cria de qualidade e treina em um centro de trinamento com um grande treinador, não há dúvidas que suas chances são maiores. Porém sempre haverá, a exceção a regra. Dono daquele compromisso com a vitória, que suplanta a tudo e a todos. Uma verdadeira força da natureza, como LeBron James ou Chubasco.

O que quero dizer com isto. Que todos os fatores são importantes, mas um campeão não se forja, apenas com um bom manejo, boa aveia e um treinamento de primeira linha. O campeão pode vir de qualquer lugar, apenas que percentualmente ele vem com muito maior frequência do pertencente ao primeiro grupo. Dos privilegiados. Ele é criado quando o útero da égua é fecundado pelo semem do garanhão, e a partir dali, você pode perde-lo, nunca construí-lo.

Ninguém em sã conciência seria capaz de dizer por que Garrincha era Garrincha, ou Maradona, Maradona. Eles são forças da natureza, que suplantam regras. Mas se você passar a vida inteira a busca de uma força da natureza, que não tenha antecedências genéticas e criação apropriada, eu diria que suas chances de ter seu dinheiro acabado, antes de o achar, seram grandes.

Mas você pode facilitar seu destino sabendo separar o joio do tripo em termos genéticos. para se ter uma idéa, de fevereiro até exatamente hoje, o Figueira do lago e a Black Opal, adquiriram a três descendentes de Ma Belle. Logo, eles não estão esperando pelo canto da sereia ou por aquela pombinha chamada Espirito Santo. Eles estão tentando, e não deixando nenhum detalhe desapercebido. Esta é a essência desta atividade. Para mim, tudo tem seu inicio em uma linha materna.

Assim, sendo, aqueles que como eu, tentam ver num cavalo de corrida, quando ainda potros, todos os detalhes inerentes a sua formação como atleta, teóricamente tem maiores chances de sucesso. English major, que o diga...