HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 5 de junho de 2016

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: UMA IDEIA NEBULOSA


Você já parou para pensar, por um minuto que seja, porque você interage no turfe? Vale a pena, se ainda não o fez. E creio que chegará a mesma opinião que tenho: a procura da perfeição.

Todos nós, gostamos de agir como Deus. Criar algo do nada. Algo que suplante as raias da imaginação alheia e até a sua, se possível for. É dificil, mas não impossivel, já que no turfe temos exemplos. Não muitos, mas pelos menos contaveis como Frankel, Ribot, Nearco e Black Caviar. Outrossim querer moldar este cavalo,como se ele fosse produto de uma argila dócil, moldavel as suas pretenções manipuladoras, e dele chegar a uma criatura perfeita, concebido em sua razão filosófica de conhecimentos e com total desprezo as circunstâncias concretas, de suas limitações, contradições e variações, é uma tarefa difícil.

Temos que projetar nele, aquilo que para nossas razões humanas é incompreensível. O casamento com uma só função: perfeição. Atingir uma função requer certa frieza, muito conhecimento, além de uma dose excessiva de imaginação. Não pelo simples fato de amar, ou por razões financeiras e sociais, estará decretado o "casamento". Você usa uma determinada égua, com um determinado reprodutor, com o fim específico de alcançar a perfeição.

Nas artes isto é igualmente tentado, mas por gênios que dominam a situação. De Gurra e Paz a Crônica de uma Casa Assassinada, da Capela Sixtina a Pirâmide do Louvre, da quinta de Bethoveen a terceira de Dvorak, de Cidadão Kane a E.T. o ser humano sempre esteve a procura da perfeição. A obra prima. O absoluto de consequências extraordinárias. Porque não se tentar fazer com seres que respiram? Isto foi o que Lord Derby, Aga Khan, Boussac, Tesio, Taylor, Phipps e Melon tentaram, gastando para tal, rios de dinheiro. Nada mais foi, que uma procura da sonhada perfeição.

Em momento algum, levaram em consideração o lado prático da coisa. Em momento algum economizaram. Em momento algum pensaram ser esta perfeição impossível de ser atingida. Queriam apenas ganhar e criar aquele ser imbatível.

Alguém se aproveitou da oportunidade de criar Hazy Idea. Eram o final dos anos 60 e eu dava um rolé pela Europa, e estava justamente no barn de Dick Hern, um homem de pouquissimas palavras que ficava horas examinando um mesmo animal. Em seu poderoso barn, ele tinha uma potranca chamada Hazy Idea. E eu me perguntei como alguém criava um cavalo de corrida e lhe dava o nome de Vaga Idéia, isto é uma ideia nebulosa. Pouco definida. E o Major me alertou que aquela não definida idéia era relativa ao pedigree, já que a potranca era produto do cruzamento efetuado com dois "primos". Ambos, conjuges, netos de uma égua dotada de excepcional velocidade, chamada Nethernton Maid.

Segunda no Oaks, a filha de Nearco, produto do legendário major L. B. Holliday, ela infelizmente só havia produzido a duas éguas, e não se salientou por ser um plus reprodutivo. Mas, como disse anteriormente, alguém arriscou e duplicou em um mesmo pedigree Nerthenton Maid.

Confesso que não me lembro se ela era castanha, ou alazã, e creio que não tive nem interesse de examinar se ela tinha duas cabeças e oito patas.  Ademais, ela nem havia ainda estreado, quando tomei conhecimento de sua existência. So correlacionei os fatos, devido a duplicação em Nethernton Maid, e isto só este ano, ao tomar conhecimento dela estar no pedigree de um cavalo que estava sendo preparado para o Derby de Epson, Harzand. Ela era sua terceira mãe e em pista havia ganho dois stakes pequenos, mas foi adquirida por Aga Khan. Logo, a duplicação que um dia foi considerada hazy - nebulosa - não passou a desapercebido de sua alteza, nem da minha, pois, ficou marcada em minha memória.

Ele a cruzou com seu french derby winner Darshaan, de onde saiu uma ganhadora de duas carreiras em três tentativas. E que coberta por Xaar, gerou a uma ganhadora de três, entre as quais uma prova de graduação três, em seu pais de origem, a Irlanda.

Mas creio que Hazariya, entrará para a história, por ter produzido a Harzand.

Harzand é um 21-a, pela égua Phase, mãe de Netherton Maid, e trás em seu pedigree imbreeds em Mr. Prospector e Sir Ivor. Quase ostenta um Doublé Mágico, pois, é Northern Dancer 5x6.

Teria esta duplicação em Netherton Maid, influído em alguma coisa? Não sei, mas algo me diz que se sua alteza Aga Khan por ele se importou, é porque importância deve ter.