HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 13 de agosto de 2016

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: QUALQUER UM PODE SELECIONAR UMA REPRODUTORA QUALIFICADA GASTANDO POUCO DINHEIRO

A gente lê coisas curiosas nos emails. e muitas delas embasadas em verdades que as vezes você não presta a atenção que exista. E elas existem. Outro dia um leitor me mandou um respeitoso email, mas que dizia eu estar esquecendo das condições de nosso turfe. Que Sadlers wells, Danehill e A. P. Indy eram bons, ele sabia. Onde comprar uma filha de Sadlers Wells com o dinheiro que tinha era o verdadeiro problema. O que ele queria saber mesmo, era qual avô materno poderia explodir a qualquer momento e que hoje não valesse nada.

Meu caro Raul, eu, voce e toda a torcida do Flamengo adorariam ter uma bola de cristal que nos respondesse a esta sua indagação. Mas quero lhe dizer, que embora possam existir indicios, nunca haverão certezas. Mas sou um caso aparte. Eu não seleciono uma reprodutora pelo pai que tem. Seja ele A, B, ou C. Logo, não sou a pessoa a responder sua pergunta. Como já escrevi aqui em diversas oportunidades, marco meu catalogo selecionando apenas a aquelas que pertençam a familias de meu agrado, pois acredito em familias e sua capacidade de transmissão linear. Tenho especial atenção as minhas 18 favoritas.  Cheguei a comprar a uma Isgala, e ela brindou meu cliente com três ganhadores de grupo, sendo uma champion e dois reprodutores. Mas voltemos aos trilhos

Ai parto para os estudo dos veios, qual, dentre as que marquei, possuem aquilo que chamo de veios florescentes. Na terceira alternativa analiso a estrutura genética, onde o pai de segunda e terceiras mãe tem uma prioridade. Só então vou ve-las, e as seleciono por físico. A partir daí atento para seus pais, para tentar ter uma idéia de quanto custarão. pois, meu caro Raul, o mercado como você, sempre olha mais para o pai da reprodutora, do que as coisas que realmente interessam.

Logo, independente de sua condição financeira, existe uma grande chance se você souber selecionar linhas maternas e reconhecer aquele que é um consagrado pai de segunda ou terceiras mães, de as vezes adquirir uma égua com consideravel potencial, filha de um jovem, ou quem sabe, não tão badalado reprodutor.

Por exemplo, selecionei até aqui, por razões especiais, várias reprodutoras netas de Sadlers Wells. Estas éguas na reprodução brasileira, terão produtos cuja segunda mãe é Sadlers Wells e isto garanto a vocês que faz suas chances de sucesso crescerem uma enormidade. Para quem não possa saber, Sadlers Wells, talvez seja o maior pai de segunda mães neste século, e só neste ano, já tem 15 individuais ganhadores de grupo, perfazendo um total de 19 provas graduadas.

Oa pontos importantes a se registrar, são: primeiramente que 10, destas 15, advém de familias consagradas, todas pertencentes a minha lista de 18 preferidas. O que sugere que a tranmissão linear via familias, funciona. Afinal, o percentual de 66% não lhe soa bem? Segundo que apenas oito destes produtos tem como mãe, filhas de consagrados avós maternos, o que lhe assegura uma chance de mais de 45%, de comprar a um preço compesador, uma reprodutora cuja mãe é filha do melhor pai de segundas mães deste século, mas ao mesmo tempo ela própria é filha de um garanhão não consagrado.

Há de se notar, que nove destas quinze mães são descendentes de Mr. Prospector, assim distribuidas: Kingmambo (4), Machiavellian (2),  Fusaichi Pegasus (1), King's Best (1) e Zafonic (1). E assim você vai lapidando a sua escolha, conforme suas necessidades. Precisa-se apenas de paciência e conhecimento, pois, a sua égua está no catalogo de Keeneland em Novembro. O ponto está em você distingui-la.

Mas você pode se dar ao luxo, de adquirir uma reprodutora, com aquele nick, que hoje impera no mundo: Danzig (Danehill ou Green Desert) x Sadlers Wells. Exemplos? Adquiri para o Aluízio Merlin Ribeiro, as reprodutoras Lazeez e Princess Lexi, ambas com segunda mães Sadlers Wells, A primeira é uma Green Desert (Danzig) e a segunda uma Rock of Gibraltar (Danehill/Danzig). Esta é uma forma de se tentar aumentar ainda mais suas chances de sucesso.  Mas como o seguro morreu de velho também selecionei Smartest Secretary, uma Smart Strike (Mr. Prospector). Se elas vão produzir aquilo que dela se esperam, não sei, mas as maiores chances estão do nosso lado

Existem outros grandes pais de segunda e terceira mães. Assim sendo, as chances não são poucas. Existirão éguas para todos os preços. Eu sem gastar uma barbaridade hoje me orgulho de ter selecionado para meus clientes quatro éguas, cujos filhos machos, são cavalos que estão em posições proeminentes na lista de reprodutores por prêmios ganhos de três distintos continentes. Acreditem, esta é a tarefa mais dificil no selecionamento de uma égua de cria. Aquela capaz de gerar a um reprodutor de sucesso. E aqui estão eles, Bernardini nos Estados Unidos. Redattore no Brasil,  First American também no Brasil e Neo Universe no Japão. Apenas Cara Rafaela, a mãe de Bernardini, custou mais de US$15,000, mas em conpensação foi a segunda melhor potranca de dois anos nos Estados Unidos em seu ano, e chegou a ser avaliada, na década passada por US$14,000,000. 

Como fiz? Elementar meu caro Watson,  usando muita paciência e algum conhecimento. E o resto se completa com a experiência. Assim sendo, dinheiro não é bem o problema, pois, existem várias formas de consegui-lo.