HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

PAPO DE BOTEQUIM: PORQUE KEENELAND É FUNDAMENTAL- PARTE 5


Vó Adelina sempre me repreendeu quando eu vinha com reclamações sobre alguém que tirara uma melhor nota que a minha no primário. Para ela o despeito, depois da ingratidão, era o pior dos defeitos que um ser humano poderia exalar. Já entrei no ginasial com outro perfil, mas tem gente formada e que exerce profissão autonoma, que parece que ainda não aprendeu a ser apenas um elemento normal. São eles os que mais gostam de mi-mi-mi e de chorar pelo leite derramado.

Alguns dias atrás publiquei aqui uma nota sobre alguém que disse que a Black Opal, tinha sorte, pois, entre os três primeiros produtos por eles selecionados, dois já eram ganhadores de grupo, Não citei, o santo. Apenas me ative ao milagre. E o santo voltou a tona, tentando justificar-se. Agora o que quiz dizer é que a sorte ajuda aqueles que por primeira vez, se apresentam. Enfim, para mim, tornou pior a emenda do que o soneto.

Vó Adelina sempre dizia, que quando um não quer, dois não brigam.  Não quiz brigar, mas apenas complementei que se sorte acompanhava ao iniciante, como ele via - como primogenito que é - a sorte não esteve ao lado da senhora sua mãe que tivera o azar de produzir algo sem cerebro, como ele. Não estou falando de Dilma Roussef ou Donald Trump. Estou me referindo a alguém que não quer aceitar óbvio: no turfe brasileiro quem raciocina um pouquinho domina a situação.

Vamos separar sorte de merecimenrto. Concordo que em tese o merecimento necessita de um pouco de sorte, para que as coisas aconteçam, outrossim, a segunda não depende do primeiro. Você pode ter sorte, sem merecer, Como distingui-las? Basta saber do que se trata e a verdade imediatamente virá a tona.

Nestas vendas de Setembro, sentiu-se um fortalecimento do mercado, o que para nos brasileiros, sempre se mostra como prejudicial, pois, os preços aumentam em dolar. Mas como escrevi anteriormente o que se tem que fazer é ter um projeto, coloca-lo em pratica e tentar até o úlltimo cartucho. E confesso que estava em meu penultimo cartucho, naquela filha de Congrats.

Linda de morrer. serena e dona de uma expressão impar, sua estrutura genetica já era um plus. A união em linhas altas de A. P, Indy e Storm Cat, dois dos três baluartes da criação moderna norteamericana. Quando juntos, de cara, forma-se uma duplicação em Somethingroyal, no caso na razão 5x5. E no caso desta potranca, imbreeds em dois ganhadores do Kentucky derby, Northern Dancer e Secretariat, ambos na razão 4x4.

O mercado internacional, ainda não assimilou o que pode cauar uma estrutura genética. Quem olhasse aquele pedigree, veria as duas primeiras mães não corridas e a terceira e a quarta, respectivamente apenas ganhadoras de uma e três corridas sem nenhum sem maiores consequências.

Mas a seu favor diria, que primeiramente se tratava da familia 23-a, pelo consagrado ramos de Quilopolly. E segundo, pelo segunda melhor mensageira deste ramo, Quillumo, a terceira mãe da potranca em questão.

São oito individuas ganhadores de grupo, contidos nas três primeiras mães, sendo a metade deles, de graduação máxima. Para mim, bem acima da média de produção de uma familia que colocou sua primeira pata na pista em 1989, isto é a menos de três décadas atrás. Como pode ser visto no diagrama que se segue.

QUILLUMO
.....Eidercrown
..........CLEAN SWEEP (NZ-Gr.3)
.....GAL IN RUCKUS (USA-Gr.1)
.....Highbury
..........Gardeners Delight
...............SOFT FALLING RAIN (SAF-Gr.1, GB-Gr.2 e UAE-Gr.2)
...............SPLENDID GARDEN (Gr.3-SAF)
..........Highbridge
...............BIG STONE BRIDGE (Gr.1-RUS)
.....Miss Sobriety
..........HABIBTI (Gr.1-USA)
...............ELDAFEER (Gr.2-USA)
...............Muhaawara
....................SHAGAF (Gr.3-USA)

Aonde quero chegar? Que este foi o primeiro elemento adquirido por alguém, nas vendas de Keeneland, e que esta potranca se tornar clássica nos Estados Unidos, alguns despeitados atribuirão o fato a sorte de principiante. Ao que eu responderei, que além do suporte genético apresentado acima e imediatamente assimilado por aquele que a comprou, tem ainda a seu favor de ter sido criada nas mesmas terras de Arrogate, - o melhor cavalo em atividade nos Estados Unidos em 2016 - Lord Nelson, - ganhador em 2016 do Triple Bend stakes (Gr.1) Mohayman - ganhador em 2016, do Holy Bull e Fountain of Youth stakes - e News Years Day - Breeders Cup Juvenile em 2013. Logo estamos nos reportando a algo recente, não quando a América do Sul, fazia ainda parte do continente Gondwana.