HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

A CRÔNICA DO HOMEM DO SAPATO VERMELHO: É FÁCIL SE RESISTIR AS TENTAÇÕES

É facil resistir as tentações quando não se é tentado. Mas você resistiria aos bilhões se lhe fossem oferecidos? Lembro-me de uma piada do Juca Chaves que no balcão de um bar, sentou-se ao lado de uma loura solitária. E fez a pergunta: a senhorita faria amor comigo por 500 reais? Ela ultrajada em sua moral, respondeu. Ponha-se no seu lugar! Como seu lugar era aquele, ele permaneceu e voltou a carga; E por 2 milhoões de dolares a senhorita faria amor comigo? Ela pensou um pouco e responde: bem por 2 milhões de dolares a coisa é diferente. Ao que o atrevido, acrescentou: bom, já que determinamos que a senhora é uma prostituta, vamos agora fazer um acerto que compense aos dois.

É fácil ser oposição. Oposição não rouba, pois, não está no poder. Poder é o fator que faz alguem corromper ou ser corrompido. Lembro-me da venda de honestidade levada a efeito por ex-governador, quando ainda em sua escalada politica, Sergio Cabral, em seus primeiros discursos, era um paladino da justiça. A luta contra a corrupção era sua bandeira. Chegava a emocionar-se. Um Maverick da honestidade. Como o povo sempre foi e sempre será crédulo, elegeu-se mais como vingador do que propriamente politico. Ai, quando atingiu o poder...

Hoje está em Bangu, e creio que o bairro carioca ainda tem muito espaço para outros politicos cariocas. No turfe penso que nós igualmente nos corrompemos, se assim deserjarmos. Como agente, ganha-se mais com o pangaré que com o craque. Principalmente na comercialização inicial do mesmo. E isto porque? Pois, nas vendas fora do Brasil, e mesmo no Brasil, existe um contacto entre o vendedor e o agente, cuja confiança, foi dada por alguém que acredita em seu trabalho. É fácil se chegar  e estabelecer um preço e combinar um por fora. Qiamtp pior for o animal, mais espaço para barganhar, existirá. Qualquer politico brasileiro pode lhe explicar como isto funciona.

Por isto, são estabelecidas pontes de mão única. Se você faz isto com uma ponta, dificilmente esta ponta o encarregará de buscar algo no outro lado, pois, o corruptor, sabe que o corrupto, voltará a repetir o ato, qualquer de seja a direção tomada. Como nunca fiz, sempre consehui comprar cavalos para ambos os lados. Outros, não.

Como depois de 30 anos de atividade como agente, moro em um quarto e sala, que ainda está sendo pago, posso ser chamado de honesto ou burro. Não existe uma terceira opção, e olha que não existe na história do turfe brasileiro, um agente com resultados sequer parecidos., aos que consegui, graças a credulidade de meus clientes. Desculpe, a falta de modestia, mas certas coisas deven ser expostas, para se chegar a alguma conclusão, pois, este mercado é podre como a grande maioria dos mercados no Brasil o são.

Já foi dito por muitos e em diversas oportunidades, que num bom mercado, ser honesto é prova de intiligência. Mas o Brasil, se tornou um excelente mercado, e os politicos no poder, preferiram a desonestidade, principalmente em se tratando de obras com as empreiteiras e empresas publicas. Terreno fertil, principalmente para torneiros mecânicos.

Porque trouxe a tona este assunto? Porque vivemos hoje a era da Lava Jato. Cada dia um ex-politico vai para o xilindro. E no dia que o foro especial cair, a grande maioria estará em apuros. vai ficar dificil no Congresso, escalar alguém para ficar com a chave. Mas esta falta de honestidade não acontece apenas na politica. Esta dissiminada por todo um pais, que ainda vive o lema do Gerson: levar vantagem em tudo. Sou do tempo em que meu pai dizia, que o nome era a única coisa que você não poderia perder. mas parece que eram outros tempos...

Como outros tempos, era a época que se podia fazer uma liquidação, e o produto melhor, daquilo que se liquidava, era espalhados pelos principais haras de nosso centro de criação. A liquidação do TNT, está provando que a coisa mudou de cara. O Uruguai se tornou dono da situação. E penso que não é apenas a situação do pais, que nos levou a isto. É também a situação em que se encontra nosso turfe. O atoleiro pela qual nos embrenhamos.

First American vai para o Paraná, e o São José da Serra será o seu destino. Menos mal, Cabral! Pois, havia uma pequena possibilidade possibilidade dele voltar ao Uruguai. E o reprodutor nacional mais viajado de nossa história. Já passou por dois estabelecimentos de cria em São Paulo, um em Bagé, um no Uruguai e agora vai viver à sombra das araucárias. E isto tudo graças ao Fugueira do Lago, que irá se estabelecer com 45 éguas no recém desfeito, São José da Serra.

Isto é importante. Não deixar First American sair, foi um passo importante e dado por uma única pessoa, como foram importantes um dia o TNT trazer o Royal Academy e o Elusive Quality. Se trás o cavalo e depois se pensa em sindicaliza-lo ou vender as suas coberturas. First American, é para mim, um cavalo especial. Sua mãe, por mim selecionada, pertence a uma linha 11, que está dando o que falar no mundo. Ela prória deu o que falar, produzindo trÇes elementos diferenciados. A ele, First American, nunca foi dado o credito que merecia, por aqueles que o exploraram. Andou de haras em haras como um mendingo com um pires e não creio que tenha falhado em lugar algum. Por onde passou, deixou saudades, Se fica, desde o inicio, no TNT, recebendo as éguas que Royal Academy, Candy Stripes, Drosselmeyer, Northern Afleet e Elusive Quality receberam, seria um marco para a nossa criação. Mas infelizmente parece que nunca foi bem visto, por aqueles que o possuíam.

E é dificil se responder porque. Ele tem fisico, pedigree e campanha.  Çpgp, porque não foi explorado convenientemente em seu inicio?Correu o Kentucky derby, é apenas por um êrro de planejamento, justamente na semana da prova, não figurou em seu final. Foi duro, naquela época para mim, ver suas chances praticamente destruídas, por imaturidade e desonhecimento, a dias da grande prova norte-americana. Como foi duro o ve-lo mendingar pelo Brasil, a procura de éguas, que na maioria das vezes, nem qualificadas eram.

Mas felizmente em seus últimos anos, virá a ter a confiança, que sempre deveria ter tido, graças a coragem de um criador, que mesmo sabedor de sua avançada idade, arriscou e sozinho, adquiriu os 75% de seu criador e principal dono, com a condição de poder move-lo para onde assim o quizesse. Pena que Bagé, o perdeu. Sorte que o paraná, o ganhou. Contudo, para mim, o que verdadeiramente importa, é que ele ficou por aqui. E que a turma da lava Jato, está a caminhoo da pupuda, de Curitiba e de Bangu.