HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

PAPO DE BOTEQUIM: COMO DOMINAR O MERCADO

Dizem as más linguas, que um anjo no sétimo dia, chegou-se a Deus, que aproveitara a sesta para descançar um pouco e perguntou: Senhor, não entendi muito esta sua criação do mundo. Para alguns o senhor reservou terremotos e maremotos, para outros furacões, frio intenso e outras agravações da natureza, e para este tal de Brasil, nada foi destinado. Seria lá que o senhor irá morar? E Deus, indignado com o desaforado anjo, antes de o expulsar do paraíso, deixou claro sua opção criativa: Lucifer você não imagina o tipo de povinho que colocarei lá! E você é que há de morar lar!  E a maldição se tornou realidade. Lucifer baixou no Brasil, se encantou com a cachaça, com o samba, com o Corinthians e como nada tinha a fazer, fundou um partido entre os trabalhadores, contando com isto que iria enriquecer sem nunca trabalhar...

Ontem, andando pela manhã, na orla maritima, me veio este pensamento e logo a seguir outro, que a principio nada tinha a ver com o primeiro. Pois é, um grande amigo e mentor, me disse uma vez sobre aqueles que militam em seu métier. Advogado que deu certo, vira juiz! E como ele é um dos melhores naquilo que faz, tenho que convir que talvez haja muita razão no que diz. E foi ai que entendi o porque destes dois pensamentos, virem â minha mente, ao mesmo tempo.

O Brasil, é realmente um país sui-generis. Neste ano de 2016, um ano de crise, criada por um desgoverno de 13 anos sob a gerência  de um partido, o legislativo impugnou o chefe do executivo, que foi sumariamente destituído de seu cargo. Tudo dentro da lei, diga-se de passagem. Agora chegou a vez do judiciário, impugnar o chefe do legislativo, novamente tudo dentro da lei, e querer que o mesmo deixe o seu cargo. É o caso do juiz, se impondo sobre o advogado, que havia antes se imposto ao presidente. Só que no segundo caso, o advogado se rebela contra o juiz, se nega a sair, e aí eu pergunto, onde está a lei?

E respondo, que ela se perde numa série de conflitos de interesses. Entendo bem esta questão, pois, eternamente vivi aparando conflitos de interesses em relação a meus clientes. Você torce para todos, mas infelizmente estes todos não torcem para você, Na maioria das vezes torcem apenas para si próprios. E contra aqueles que se servem também de você. Para alguns pode soar como ciumes, mas eu prefiro achar que seja um conflito de interesses.

Você quando vai a uma venda, tendo três ou quatro diferentes clientes a satisfazer, apresenta a cada um deles, aquilo que sua consciência acredita que seja o ideal para aquele cliente. E como cada um tem seu perfil próprio, haverão soluções distintas. E um ano depois, você saberá qual foram aquelas que melhor funcionaram.

Sempre tive o meu método de trabalho de visitas aos cavalos que poderão fazer parte de minha short list, que só é elaborada por mim, nos momentos próximos as vendas. E ai que priorizo este ou aquele, dentro do tudo que vi, em relação a linha baixa, tribos e estruturas genéticas, já que fisicamente foran aqueles oito o nove, depois de uma inspeção de mais de 800, que me agradaram de um forma igual.

O que deve ser feito? O que na minha época foi feito pelo TNT, pelo Estrela Energia, Pelo H e R e mais recentemente pelo Black Opal. Comprar todos! Qual deles será o melhor, eu honestamente não posso garantir, a não ser que a diferença seja por demais gritante. Lembro que alguns anos atrás, estive presente nas vendas do Santa Maria de Araras, e optei por apenas um elemento. Não me pareceu dentro do que foi oferecido naquela noite, uma geração forte. Por isto escolhi um. Pasmei-me que treinadores tinham naquela venda, listas de dez a doze elementos e teve até um comprador que exerceu seu direito de investir em 14 lotes. Dos machos, apenas um bom: O meu!

Gostaria de ter uma bola de cristal para sempre que possível só comprar apenas um elemento, ou melhor, o elemento. As vezes você dá sorte, como no caso de Much Better, Da Hoss, Einstein, Glória de Campeão, Estrela Monarcos, Giulia e outros que se destacavam tanto dos demais, que foram as únicas compras que fiz em seus respectivos leilões ou haras. Não é a toa que foram os lideres de suas gerações. Mas no geral é o grupo que deve prevalescer. E ai entra aquela equação matemática. Se compro quatro, um tem que ser ganhador de grupo. Oito, dois. E assim por diante. São os famosos 25%, que nem a Juddmenite ou H.H. Khan conseguem chegar. Como nos casos de English Major, Cara Rafaela, Cara Regina, Indian hope, Little Baby Bear, Baby Victory e outros mais, onde você sai ainda mais no lucro, ao achar outro lider de geração.

Esta é a forma de se evitar ao máximo o conflito de interesses. Duro é achar um cliente que acredite que no grupo estará não só a força, como a joia rara. E se contente com 25%. Lembro-me que em outras proporções, era isto que a Coolmore fazia, com Vicente O'Brien, selecionando uma dúzia de elementos, e comprando-os todos. No dia que Robert Sangster vacilou, se foi Nureyev e com ele toda uma estratégia de trabalho. Inclusive porque os adversários passaram a não respeitar mais a hegemonia dos irlandeses, que até ali vendiam a idéia, do que era deles, era deles. Ninguém tocaria, como ninguém tocou até, aquela data. Stravros Niarchos mudou a direção das coisas. Ai entraram os Maktouns e a coisa ficou diferente... 

O Estrela Energia tinha este mesmo perfil. Comprava o que tinha que comprar, não é a toa que ganhou a Dubai Cup, o Brasil, o One Thousand Guineas, o Latino, quase o São Paulo, o Diana, o OSAF, o Major Suckow, e outras provas importantes pelo planeta.

Moramos num pais sui-generis, onde não se sabe nunca como será o dia de amanhã. Logo, temos que viver intensamente o hoje, pois, o que vier no dia seguinte, é, básicamente, lucro.