HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

PONTO CEGO: PEDRO JARBAS MERLO - PRIMEIRA PARTE

Explique-me uma coisa. Quem precisa de um cavalo de corrida? Esta foi a pergunta que tive que responder a meu pai, quando recusei-me a substitui-lo em sua empresa e dizer a ele como estava fazendo o meu dinheiro. E minha resposta foi simples. Quem ama a atividade.

Pois é, você tem que amar esta atividade para poder curti-la, pois, o número de dissabores é muito maior do que o das conquistas. E creio que poucos, podem ter amado mais esta atividade que o Pedro Jarbas. O Pedro, foi um dos meus melhores clientes. Assimilava bem o que era necessário para se ter sucesso. Começou criando em Terezópolis, como a grande maioria dos cariocas e fez parte do êxodo geral, da qual igualmente fizeram, igualmente parte, o Sta. Maria de Araras, o São José da Serra, o Santa Rita da Serra e tantos outros. Veio para Tijucas do Sul, onde montou o seu Pemale.

Um dia eu estava em Keeneland, nas vendas de Novembro, e de repente me vi num empasse. Tinha uma encomenda de selecionar para o Gonçalo Borges Torrealba, três potrancas. O havia conhecido dias antes, por telefone e me foi dada a opção de comprar o que quizesse dentro de um determinado orçamento. Já contei este caso aqui, mas vale a pena lembrar. Adquiri para ele Little Baby Bear, Padrão Global e Sunnibel, que foi a menos competitiva das três, mas mesmo assim em 17 carreiras, ganhou cinco e obteve nove colocações e no breeding-shed, veio a produzir, Hero's Honor. Resumindo, algo muito acima da média. Porém Little Baby Bear e Padrão Global eram artigos de grupo 1, como o foram. O único problema, eram ser números sequencias num catalogo de mais de 4,000 lotes. Como explicar a um novo cliente que selecionou dois lotes sequenciais em casos como estes? Expliquei e o Gonçalo aceitou e adquiriu as duas. Feitos os exames de raio x, descobriu-se que uma delas, Padrão Global, tinha um pequeno problema e o veterinário lhe dava apenas 60% de chances para correr. Falei com o Gonçalo que me autorizou a passa-la adiante se eu achasse um comprador.

Liguei para o Pedro, pois, ele era tarado por Storm Bird, o pai de Padrão Global. No entanto me esqueci do fato e só que falei tanto em Lady be Good, do qaul Padrão Global descendia. Acho que isto impregnou-se em sua mente. A única coisa que ele me perguntou antes de selar a comprar, foi o padrão fisico da mesma. E eu respondi Padrão Global, que naquela época era um exemplificação mais forte de coisa perfeita, do que é hoje o Padrão FIFA.

No leilão seguinte, a ordem foi explicita: só me compre Lady Be Goods. Ai senti que num horizonte escuro, havia uma luz. Havia alguém que passara a dar o real valor a uma linha materna em mesmo em se tratando de elementos importados. Minhas encomendas na época, com raríssimas exceções, eram, filha do fulano, do beltrano ou do cicrano. O pai da criança, poderia ser um qualquer para o Pedro. A linha baixa da mesma, tinha que ser a boa familia. Isto o marcou como criador.

E, ao longo de nossa convivência, compramos uma dúzia de descendentes de Lady Be Good, e uma outra dúzia de descendentes de Rough Shods II. E foi assim que o Pedro montou o seu plantel, cujas éguas, depois de dispersadas, por razões alheias ao que aconteceu em pista, continuaram a produzir, por onde passaram.

Lembro-me de em outra oportunidade ele perguntar para mim, porque da minha lista inicial eu haver riscado uma filha de Spectacular Bid, na linha de Rough Shod II? E eu respondi a ele perguntando: quer ouvir um segredo espetacular? Nem todas as Rough Shods vão dar e esta nem correr vai correr. Sua resposta foi direta: pois, a compre, e este será nosso espetacular segredo. A comprei por US$5,000 ne ela embora não tenha corrido, no breeding-shed, veio a gerar a três elementos ganhadores clássicos, dos sete produtos que lhe foram registrados.

Um determinado dia, após passar dias tenebrosos, com Bereber, Robbama e White Clover, o Pedro chegou a conclusão que tinha que parar de brincar com reprodutores e me incumbiu de adquirir algo, que para termos brasileiros, era na época transcendental. Sua justificativa foi simples: tenho certeza que tenho as éguas, agora necessito de um reprodutor a altura delas. E foi assim que chegamos, ainda em campanha a Jarraar, um Mr, Prospector, ganhador de grupo, numa égua ganhadora de grupo 1 e segundo no Arco. Foi talvez a maior transação economica já feita para o Brasil, tendo em vista os padrões da época. Um caminhão de dinheiro.

Mas ao mesmo tempo que o Pedro acreditava em linhas maternas e num reprodutor que pudesse fazer a diferença, ele não acreditava em seguros. E Jarraar foi uma perda inestimavel, ainda em seu segundo ano de serviços.

O Pedro foi o primeiro criador brasileiro a adquirir uma égua cheia de Lyphard, lider de reprodutores na época, dos dois lados do Atlântico. Ela era tão boa, que mantida nos Estados Unidas, foi vendida yearling, para a Alemanha, por seis médios digitos. O Pedro foi o primeiro a importar uma Danzig, para correr no Brasil. E foi o primeiro proprietario brasileiro, a triplicar seu investimento em uma só venda, com três elementos apalavrados com a Coolmore. Mas isto eu conto amanha.