HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: BOOGIE DARK


Muitos anos atrás encontrei com um ex-combatente, indo num voô de Lexington para Los Angeles. Foi um momento em que a realidade da vida chegou até amim e nela se manteve por mais de trÇes horas. E na coversa fora que jogamos, pois, o voô foi diurno, ele usou por mais de uma vez, um termo que não conhecia: boogie dark. Realmente eu não entendi. Perguntei-o, e ele me disse tratar-se de um termo usado para combatentes, para quando você é jogado numa missão sem ter a minima idéia do que vai fazer ou encontrar pela frente. Um buraco negro.

Fascinei-me com o termo, e cheguei a pensar em batizar um cavalo com este nome. Mas como qualquer inedito potro, por melhor fisico e pedigree que tenha, já se constitui em um boogie dark, achei melhor não forçar mais a barra. Imbreeding em situações duvidosas,  mesmo que apenas nominativas, sempre geram desconforto. E o turfe é caro demais para viver com desconfortos.

Quando você tem acesso a grandes nomes, como Galileo, Dubawi, Tapit e companhia, no pacote normalmente vem uma grande égua, de uma conceituada familia e possivelmente com um estrutura genética boa. O problema é que os citados exigem um investimento irreal, ainda mais que os que melhores credencias possuem, acabam na mão dos mais importantes investuidores. E a sua chance é de comprar um mal Picasso, pois, os bons certamente tem endereço certo. E um mal Picasso, é caro, pois, são poucos aqueles que se encontram no mercado. Já expliquei isto.

Aceito este fato, temos que partir para um reprodutor inédito, ou um pouco fashionable no mercado e torcer que como as venda ne Novembro e Janeiro com aproximadaments 3,000 desmamados e em Setembro uns 5,000 yearlings, que nenhum forte investidor note aquele que é seu alvo principal. Isto não lhe parece um plano bastante imaginativo? É, e dele sobrevivi até hoje. Acreditando naqueles detalhes que passaram a desapercebido de muitos.

Acredito que sim, mas sempre é bom não se esquecer que todo plano, necessita de um projeto. E projeto requer conhecimento, seguido de muito trabalho e tempo: a leitura do catalogo.

É na leitura do catálogo, que você minimiza as suas chances de erro, selecionando aqueles pedigrees que poderão ser comprados e que criam suas maiores possibilidades de acerto. Trata-se de um raciocinio lógico, básico, mas nem sempre levado a serio por aqueles que investem. Afinal, ler o catálogo é uma tarefa chata e que demanda muito tempo.

Confesso que quando Tiznow entrou no breeding-shed, eu tinha as minhas duvidas. Ele foi um baita cavalo de corrida e dono de um fisico, fascinante. Mas seu pedigree, não me dizia absolutamente nada. E este é um erro comum de ser cometido. A gente tira o filho pelo pai e as vezes a mãe, mesmo não sendo a Rainha de Sabá, pode um dia provar seu valor. Isto aconteceu com Seattle Slew. barato quando yearling, pois, pouca confiança se tinha em seu pai, e como era primeiro produto de uma égua Poker, poucos foram os que notaram que esta égua, era uma 13-c, da mesma linha materna de Mr. Prospector. O tempo provou que era ela a razão de tudo, ao criar a sua prºopria árvore. 

Cee's Song, uma ganhadora de apenas uma carreira em 18 saidas as pistas, não podia ser considerada um modelo de equação genética formada em classicismo. Filha de Seattle Song, em mãe Nice Dancer em mãe Pia Star, descendente da linha 26. O que isto representa? Absolutamente nada.

Hoje é fácil se afirmar, que está na cara que ela é a peça chave no sucesso de Tiznow e de seus irmãos, dentro e fora das pistas . Porque? Não sei, mas uma égua, que dela própria já descendem, até o exato momento, sete individuais ganhadores de grupo, sendo três dos mesmos graduados no mais alto patamar, tem seu charme pessoaL

Cee's Song
.....Balboa Betty
..........BETTY'S BAMBINO (Gr.3-USA)
.....BUDROYALE (Gr.2-USA)
.....Tizamazing
..........OXBOX (Gr.1-USA)
.....TIZDUBAI (Gr.2-USA)
.....TIZNOW (Gr.1-USA)
.....Tizco
..........PAYNTER (Gr.1-USA)
..........TIZ WEST (Gr.3-USA)

Cee's Song é uma exceção a regra? Não tenho dúvida que seja, pois ela provou no breeding-shed todo o seu valor.  Payter e Oxbow, estão tremendamente cotados, possivelmente por terem sido cavalos de ótimo nivel em pista e pela correlação com Tiznow. Tiznow, foi pretigiado, desde o seu inicio, e creio que pode ser considerado um bom reprodutor. A pergunta que fica, é: quem será o seu filho a dar continuidade? Outro boogie dark que se enfatiza.

IN REALITY
.....Relaunch
..........Cee's Tizzy
...............Tiz Bud
....................AMBITIOUS BREW (Gr.3-USA)
...............Tiznow
....................Colonel John
.........................DALMORE (Gr.3-USA)
.........................LA COLONEL (Gr.3-USA)
....................Gemologist
.........................THEORY (Gr.2-USA)
.........................YELLOW AGATE (Gr.1-USA)
....................Tiz Wonderful
.........................TIZ LATELY (Gr.2-PR)
.........................S'MARVELOUS (Gr.2-USA)
....................TOURIST (Gr.1-USA)

Boogie Dark é um termo muito utilizado entre militares norte-americanos. Outrossim, mais do que isto, um termo que representa uma situação vivida pelo investidor do turfe diáriamente. A busca do sucesso, em forma de se detetar os pontos de força em um pedigree. Uma atividade permeada de Mickey Mouses. 

Descobrir a luz dentro de um pedigree e ansiar que esta luz ilumine a escuridão que é a incerteza dos fatos, faz que o risco, seja mais calculado. Você passa do estágio de suicidio consentido a vida premeditada. E embora isto não o torne um gêmio imaginativo, o faz um investidor mais consciênte. 


Waltz Disney, outro gêmio da imaginação