HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

PONTO CEGO. A SORTE, UMA GAROTA ASSANHADA

Estou em Keeneland, um lugar que me faz sentir em casa. A inspeção, é para mim um dos pontos mais importantes e gratificantes desta atividade. São ai que os sonhos tomam forma.

Nunca fui solidário com a idéia de discutir o sexo dos anjos. Primeiro por que não sei eles tem ou não sexo. E segundo, pelo simples fato de não saber se eles sequer existem. Logo, prefiro me abster.

Isto são maneiras de ser. E esta é a minha, que inclusive utilizo-me nas outras atividades que participo. Sou daqueles que como Tesio, acreditam que quando o óvulo é fecundado, você tem o não o cavalo de corrida, pois, seu quadro genético já foi montado. E a partir dai você se não cometer erros, ou restrigi-los a uns poucos, poderá ter ou não o craque. Tentando colocar em um português legivel. Você não faz o craque dando-lhe a melhor alfafa, mas sim quando estabelece o cruzamento, ou mesmo quando seleciona para si, os elementos que irão estabelecer este cruzamento. Ponto paragrafo. Não discuto este fato.

No turfe você tem que ter uma base em que acredita, como nos alicerces que calcula antes de erigir um prédio. Se estes alicerces forem corretos, não há furação que derrube o edificio. O faz balançar e até ter muitos vidros quebrados, mas cair ele não cai. Vivo numa área de furações e sei do que estou me referindo. As casas fabricadas e levantadas a toque de caixa, simplesmente desaparecem ao primeiro vento. O mesmo acontece com o conhecimento.

Se você está sólido em suas convicções, elas podem não o levar diretamente a Roma, mas pelo menos você fica perto. Em Paris, com um pouco de sorte. Nunca Tegucigalpa. Não que Tegucigalpa seja um lugar terrivel de se visitar, mas diria que Paris é mais agradável para se viver.

Vocè não pode de maneira alguma se assujeirar a apenas aquilo que o mercado lhe oferece. Você tem que construir. Você tem que descobrir seus próprios caminhos e apenas se utilizar do que o mercado lhe oferece, se aquilo enriquecer seu projeto. Em um mercado, como o norte-americano, que o dolar fala mais alto que a glória, você tem chances de comprar a glória até a preços módicos. Seja ela uma Estrela Monarchos, uma Giulia, Uma Little Baby Bear ou mesmo Indian hope. E vocês sabem por quanto elas sairam? Exatamente pelo mesmo preço, que em Keeneland, é aquele que confere a comissão minima que você - proprietario - é obrigado a pagar a Keeneland como vendedor. Mas para que isto aconteça tem que saber aonde o galo canta, verificar se aquele é mesmo o galo, e não apenas um franguinho afoito. E isto toma tempo e muita paciência.

Uns acrescentariam da necessidade da sorte. Não discordo. Aliás, para mim sorte, é que nem o sexo dos anjos. Não se discute. Ela pinta quando quer. Outrossim, se você der uma ajudinha com seu conhecimento e sua dedicação, ela acaba chegando mais cedo e com maior frequência.

O turfe brasileiro não está preparado em investir no conhecimento alheio. Poucas são as exceções. Para muitos é uma questão de sorte e para outros, um reflexo da força do saldo bancário. Aviso, pois, quem avisa amigo é, não é bem por ai, pois, se assim o fosse, esta quatro éguas que enumerei teriam saido pelo menos por médios cinco digitos. Porque não sairam? Pelo simples fato de seus predicados não serem aparentes aos olhos dos que não estão preparados a visualizar o detalhe. E olho que todas foram adquiridas em Keeneland ou Fasig-Tipton, que tem olho para burro para visualizar qualquer coisa referente a um cavalo de corrida.

Senhores, seja qualquer que for a atividade, o detalhe sempre fez, e sempre fará a diferença. E verdade que você nunca poderá fazer uma cadeira correr, mas entre dois cavalos que demonstrem a mesma capacidade locomotora, o detalhe é que vai fazer a diferença. E ele que dará aquele mínimo a mais, que será verificado na fotografia de chegada.

Nunca fui de dar sopa para o azar. Sea Girl, Much Better e Estrela Monarchos talvez venham a ter sido, os três maiores riscos que corri em minha vida professional. Seus preços em dolar, mil, três mil e vinte mil, respectivamente, não vieram a definir a qualidade de um em relação ao outro. Mas são provas contundentes, que foram os detalhes aquilo capaz de diferencia-los, estão ai, para quem quizer discutir, o que é melhor o Brilhante ou a Esmeralda? Logo, a resposta é simples: basta você ter a capacidade de saber distinguir aquilo que chamo de detalhes.

Os detalhes podem ser apresentar de várias formas. No pedigree, na corformação, naquilo que o cavalo lhe transmitiu em termos de sensações. É que nem mulher bonita ou inteligente, que palpita seu coração quando passa. Na verdade é ela que o compra. O levantamento de seu dedo, apenas corrobora uma situação já pré estabilizada em seu cérebro.

Assim sendo estar no lugar certo, na hora certa e saber o que está procurando. Isto, em muito, ajuda a sorte. Na verdade você a convida a participar do projeto. E ela, como garota assanhada, virá correndo para seus braços. E então a situação passa a ser correr para o abraço.

Não teria como enumerar um detalhe que possa considerar importante. Eles aparecem de diversas formas. E como o própria definição da palavra, são coisas que não são visiveis a primeira vista. É claro que existem aqueles cavalos que você vê, e acha impossivel de dar errado. Much Better, Cara Rafela e Estrela Monarchos, foram exemplos disto, porque que em minha humilde convicção, são aquilo que de melhor um cavalo preza ter. Não que isto crie em mim um modelo de cavalo.  Eles mesmo era, modelos distintos. Baby Victory, era completamente diferente de Estrela Monarchos, de Sea Girl e mesmo de Cara Rafaela, mais tinha outros detalhes, que me convenceram. Cara Regina, era um tipo que não costumo comprar. mas a segurança de sua expressão me fez levantar o dedo.

Champions são champions. Que nem sexo dos anjos. Depois que se tornam champions, não há o que se discutir. Mas sempre haverá espaço para se questionar, porque elas se tornaram champions. Teria eu uma resposta? Para mim, a exceção nunca é fácil de ser reconhecida. A aberração sim. Outrossim, você treina seus olhos, sua mente e seus instintos, para tentar chegar a um denominador comum. E quando chega, tem ainda que convencer a alguém. Que muitas vezes não enxerga aquilo que você está vendo. E o pior, em quatro casos, eles estarão certos em três dos mesmos. Mas, estaria ele preparado para comprar aquele que deu certo, sem a ajuda do profissional? Para se atravessar o Canyon tem que se estar preparado para reconhecer o detalhe. Caso contrário, a queda é profunda e a perda de dinheiro imensa.

George Blavkwell uma vez me disse: achar defeitos em um cavalo destinado a corrida é fácil. O dificil é notar qualidades.

O detalhe faz com que pelo menos aquele um, pague toda a conta e o faça esquecer dos outros. São aqueles 25% mágicos que se você conseguir de forma constante, o farão atingir e a ficar eternamente no patamae de excelência turfe. E isto nada tem a ver com aquela garota assanhada. Ela existe, porém, apenas vem fazer apenas companhia a algo já determinado pelo reconhecimento dos detalhes. Que nem vagabunda quando sente o cheirinho do dinheiro fácil.


SEMANA QUEM VEM
UM ARTIGO SOBRE AS EGUAS 
QUE OBTIVERAM O MAIOR NÚMERO 
DE INDIVIDUAIS GANHADORES DE GRUPO NO BRASIL