HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: QUE SE DANEM AS CHUMELAS

Presumo ter todo e qualquer tipo de leitor. Eu digo presumo, para ter uma margem de segurança, pois, pelos emails que recebo, já ouvi de tudo e li mais do que padre a Biblia. Muitos, ou melhor quase a maioria tem curiosidade. Enquanto alguns perguntam coisas interessantes, outros verdadeiras indiocrisidades.

Um tipo de leitor, é aquele que pergunta tudo e duvida de quase tudo que você responde. Mas, este tipo, é benéfico para quem quer testar suas teses. Nada tem a ver com caras como o senhor LuiZ, que se escrevo vermelho, ele retruca que estou errado, pois, é preto. O famoso nega tudo. Por isto, não tem acertado uma sequer... O tipo a que me refiro, é que nem aquele personagem da escolinha do professor Raimundo, que a cada pergunta, vem com outra, e exige de quem pergunta, estar certo do que está falando e mais do que isto, do que esta defendendo. E no final você tem a nítida impressão que ele vai concluir, não me venha com chumelas! Este é o cara importante para mim, pois, testa minhas crensas.

Gosto de tirar paralelos da vida com o cavalo de corrida, pois, este está inserido nela. Northern Dancer é como o piano na criação mundial. O chefe dos chefes de raça. É verdadeiro que existem diversos tipos de instrumentos dentro de uma sinfônica. Todos são importantes, mas a base da composição e da harmonia, está mesmo com o piano. Violinos, são importantes, como são importantes os instrumentos de percurção, qual hoje Mr. Prospector e A. P. Indy, e Royal Charger. E foram num passado não muito longiquo, Nasrullah e Princequillo. Os pianos de suas respectivas épocas.

Tenho muita admiração pelas duplicações, sejam elas masculinas ou femininas, pois se um dia estes que são duplicados foram conceituados transmissores de classe e brilhantismo, não dá para sequer imaginar que um dia eles não terão importância em um pedigree, pelo simples fato de não pertencerem mais as primeiras gerações. Este é o conceito básico dos linebreeds - duplicações feitas a partir da sexta geração.

Citei Nasrullah e Princequillo, o primeiro com tribo ainda viva e o outro com uma tribo já quase extinta, porque eles tiveram nos anos 50 e 60, uma importância fundamental, principalmente quando cruzados. Eles formaram o primeiro forte nick, a nível internacional, nos Estados Unidos. Logo quando eles aparecem em forma de linebreeds, que são na verdade os alicerces de um pedigree, só vejo vantagens, principalmente, se levarmos em consideração, que os descendentes do primeiro sejam machos, e os do segundo, fêmeas. Vou tentar explicar melhor, para evitar chumelas.

Quando ajudei a elaborar o cruzamento de Huber, o fiz pensando em três pontos básicos.Um duplicação na extraordinária Key Bridge, na razão 5x5, no sistema Fórmula Um, - em linhas baixas. Segundo pela formação genética da égua escolhida a ser coberta com Acteon Man, uma filha de Roi Normand, em mãe Ghadeer, em mãe Sharpen Up, em mãe Bold Ruler. Um plus em relação a Brasil. Mas existiu uma terceira razão. Menor, mas não menos importante. Os linebreds em Nasrullah e Princequillo, no pedigree de Acteon Man.

Acteon Man, tem em seu pedigree com quatro distintos descendentes de Nasrullah e quatro de Princequillo. E o mais importante. Os Nasrullahs todos machos, os Princequillo todas fêmeas. Sei que isto pode surtir em alguns, um pensamento da idolatração ao supérfulo. Desculpem, mas não é. A mais de 30 anos, estudo pedigrees e asseguro a vocês, que existe uma importante faixa de elementos ganhadores de grupo que trazem fortes linebreds nestes dois chefes de raça. E quando levados a reprodução, são aqueles que melhores resultados tem obtido. Repito, garanto a vocês, que os de melhor resultados, apresentam esta mesma característica, tanto na pista como no breeding-shed. Dai a confiança de se construir para este reprodutor, um book de éguas de primeiríssimo nivel. O reprodutor é o piano da orquestra, tenha esta orquestra o tamanho e a importância que tiver.

Nas vendas da semana que vem em Lexington, de Fasig Tipton, uma potranca que além de ser imbreed em Fappiano, Mr. Prospector e Nijinsky, é uma descendente direto da tribo de A. P. Indy e da familia de La Troienne. Contudo ela apresenta em seus linebreeds uma força invulgar em Nasrullah e Princequillo. São seis distintos descendentes de Nasrullah, sendo quatro deles machos. E sete distintos descendentes de Princequillo, sendo quatro por via feminina. Gasolina ela tem, resta saber se o motor é bom. Porém, as chances dela ser boa, no papel, são enormes.

Ninguém é obrigado a acreditar, mas basta ter um pouco de bom senso para imaginar que algo tão forte como um nick Nasrullah x Princequillo, iria se diluir com o passar do tempo. Imaginem se Danehill x Sadlers Wells, Sadlers Wells x Shirley Heights ou Nijinsky x Blushing Groom, para se usar os mais óbvios exemplos do momento, vão se diluir no infinito com o passar dos anos? É insano, sequer supor-se.

Uma casa necessita de alicerces. Numa sinfonia a base é de um piano. Os pedigrees de chefes de raça, o maior número deles, sejam eles apresentados até a quinta geração, ou após esta. E quando dois deles formam um nick, suas chances de se manterem vivos nos pedigrees clássicos em forma de linebreds, é mais do que real. É imperativa, Seja no pai, na mãe ou mesmo no produto em questão. É vital. Acredite quem quizer. Polemizar podem, pois para mim, apenas uma resposta:  que se danem as chumelas.