HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

sexta-feira, 31 de março de 2017

O MISTERIO DAS MEIAS COLORIDAS: MAIS UMA SOBRE O SHUTTLE


Outra pergunta frequente que tenho ouvido, é sobre a validade dos shuttle no Brasil. Muitos chegam a mw pedir opiniões. Esquivo-me, pois, não vivo de opiniões, apenas de consultoria, Porém, quem acompanha o que escrevo, já sacou que eu não morro de amores do shuttle levado a efeito no Brasil, principalmente da forma como ele é desenvolvido e em seu básico processo de seleção. Contudo, de forma distinta, respeito o que a Austrália faz neste sentido e agora com uma reciproca verdadeira para com a Europa. O principio é o mesmo, os protagonistas é que são outros.

Mais vamos e benhamos, no valor em que se encontra o dolar e devido as condições impostas por nosso governo, em termos de taxas de importação, comprar-se um reprodutor me parece quase proibitivo. Principalmente, um que valha a pena. Logo, o shuttle que é tratado de forma distinta em termos financeiros, se tornou uma das poucas saidas que temos. E eu até apreciaria, se houvessem contratos mais extensos e melhor qualidade de seleção.

Existem alternativas? Sim, por exemplo, eu prefiro a trilha do bom cavalo nacional. Mas os grandes haras, ainda pensam no médio ou já fracassado importado. São duas alternativas e por isto passiveis de sentenças distintas. Hoje creio que apenas quatro shuttles valeram a pena. Já os citei aqui, em diversas opotunidades e creio que algumas descendentes femininas destes, deveriam ser exploradas, naquela minha eterna sina de achar que podemos fixar uma raça, como argentinos fizeram durante um bom tempo. Mas nunca deixar de lado o fisico e a linha baixa das mesmas.

Creio extremamente válido se adquirir, filhas de por exemplo de Elusive Quality que preencham as caracteristicas acina descritas. Eu mesmo já selecionei para meus clientes, sete delas. Não é um número expressivo, como também não me parece expressivo a oferta das mesmas. Quem tem, fica.

Ai alguém, na volupia de tornar plauzível seu argumento, bramaria, que existe uma luz no fundo do tinel, para quem acredita no shuttle brasileiro. A eles respondo, que empre haverá luz ao fundo de qualquer tunel, o dificil é achar o final do mesmo. Vejam que os melhores shuttles que desfrutamos, foram os levados a efeito em Bagé, Porque o mesmo não pode ser dito em função do Paraná ou de São Paulo? A resposta é simples. Dura mais simples. A qualidade das éguas.

Vamos a um exemplo prático. Alguém luta até seu ultimo centavo para adquirir filhas de Sagamix, Shirocco ou Macho Uno? Amigos, estamos estamos falando de um ganhador do Arco e de dois ganhadores Breeders Cup. Acredito que para o entendedor, meia palavra basta.

Desculpem, aos que assim não pensam, mas mão concordo com a frágil tese, que um reprodutor seja importado para o Brasil, com o intuito de reforçar apeans o rebanho feminino nacional. Ouvi esta quando o fracasso de Duke of Marmelade, oficiou-se. A função de um reprodutor, é jorrar cavalos de corrida e como subproduto, éguas a serem prezervadas na reprodução. As Ghadeers e as Clackson, me parecem mais atraentes no sentido de serem aquelas que melhores resultados tem obtido. Este subterfujo debladado para justificar o insucesso de todo e qualquer ganhador do Arco que aqui aportou, é chulo. Não cola mais.

E ai eu pergunto a uma de minhas meias: qual é o mistério de as Ghadeers produzirem mais do que as Sagamixs?