HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 12 de março de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: UM FIM DE SEMANA QUE PODE SER PERFITO PARA O VENÂNCIO NAHID


Chegamos a hora da verdade. De um lado vejo No Regrets absoluta, como lídima lider desta turma. Ela tem cheirinho de triplice coroa e acredito que possa vencer daqui a algumas horas, com excesso de sobras. Mas como se ela larga na baliza 13, que nos 2,000 metros da Gavea é um atestado de óbito? Pelko que vi na primeira prova da triplice coroa, ela poderia largar até na 32, que dificilmente viria a perder esta carreira, Mas de outro veremos uma disputa acirrada, entre machos, mas que pode finalmente definir a liderança  de uma geração.

Não existe dúvidas sobre quem foi o melhor dois anos deste grupo. English Major levou o cetro sem que visse alguém que pudesse fazer frente a ele. Fico feliz que tenha sido uma escolha minha. Outrossim, creio que o afago maior deve ser feito ao Beto Solanez, que depois de uma estréia estranha, contestada por muitos, trouxe de volta o filho de Put it Back, no ponto e ele simplesmente estraçalhou em suas derradeiras três corridas juvenis.

Mas como disse, ele é um Put it Back, que em sua grande maioria, tem produzido elementos que não possuem stamina necessária para chegar aos 2,000 metros. Outrossim, lembressem que craque surpreende e este pode ser o caso, pois, depois de uma longa inatividade e sem uma prova preparatória, ele voltou na primeira prova da triplice coroa, e não decepcionou. Para mim, como torcedor, ele correu uma barbaridade. Substituiu sua falta de aguerrimento por uma valentia incomum. Porém, quiz o destino que não passasse de uma quinta colocação.

Abro um parênteses, para definir o que seja para mim, uma valentia incomum. É exatamente o que demonstrou, outro filho de Put it Back, nosso triplice coroado Bal a Bali, vencendo, este sábado, uma prova de graduação máxima, em Santa Anita. Sei que Mandella é reconhecido por desenterrar até mortos, mas esta vitória de Bal a Bali, para mim, excedeu todas as mais otimistas expectativas. Até Madre Tereza, já não acreditava ser ele, o mesmo cavalo que havia sido no Brasil. E para a felicidade de nós turfistas, ele renasceu das cinzas e venceu uma carreira que tem mais do que um cheirinho de cavalo brasileiro. É o nossom paraíso. Logo, valentia incomum, pode ser uma das virtudes da progêne de Put it Back. E minha experiência diz, que isto pode cegar, até uma possivel falta de stamina. Fecho parênteses e abro outro. Porque será que esta semana fiz questão de colocar todas as corridas de Bal a Bali no blog? A aqueles que me perguntaram a razão do porque, ai esta resposta. Ele voltou a ser, aquilo que em minha opinião nunca, em momento algum, deixou de ser, um craque. O descanso  ainda é e sempre foi e será, o melhor remédio para que um cavalo de altissimo nivel reencontre a sua plenitude. Eu achei que aconteceria, como aconteceu: E ele jogando para o alto a falta de aguerrimento e mesmo os problemas fisicos pelo qual foi acometido, logo que chegou aos Estados Unidos. Agora fecho definitivamente este segundo parênteses.

Voltemos aos trilhos. Infelizmente dos quatro que chegaram a frente de English Major, aquele que parecia em maior evolução, Impeachment, foi alijado da contenda por um problema fisico, que talvez o afaste definitivamente das pistas. Mas agora os dois maiores problemas de English Major, passam a ser, não só provar sua stamina mas tamém ter ainda que enfrentar um grupo de potros, que me parecem estar prontos a dar o bote.

Guaruman, venceu com total sobriedade a primeira prova. Houveram problemas de ultrapassagem e de dificies percursos, para alguns de  seus adversários, mas aqui entre nós, eu pela vivência que tenho, sou obrigado a concordar que naquele domingo, ninguém iria tirar dele uma vitória que foi a meu ver plena e sem margem a maiores discuções. Ele reinou, na prova, de maneira inequivoca, e provou também de maneira inequivoca, que suas duas últimas carreiras não tinham sido obra do acaso.

Guaruman, tá com cheirinho de poder vir a ser, o novo lider desta geração, mas para isto terá que provar daqui a algumas horas, que o trono é seu, suplantando a aqueles que já bateu, agora numa distância ainda maior, e mais um Don Juan, que parece estar de olho na taça e pronto para finalmente florir, nas mãos do Venancio Nahid, que parece que poderá ter um fim de semana memorável.

No caso do primeiro grupo, formado por English Major, a parelha do Regina - Edotto e New in Town -  aqueles que momentaneamente os lidera,  Guaruman, passa a ser uma questão de stamina. Quem vai chegar lá. Mas no caso de Don Juan, que passou a ser um novo desafiante, veremos, se ele condiz com a stamina que seu pedigree exala. Aquele inusitado imbreed em Sassafrás, finalmente será chamado as falas.

Trata-se de um geração indefinida mas que a meu ver tem requintes, que pouco a pouco estão sendo provados em pista. Não creio que aqui seja aquele famoso caso de alguém tem que ganhar. Não vejo como ganhador desta prova, aquele que cansou menos. E sim, o lider desta geraçãp. Pois, a meu ver, há cheiro de carreira boa, no ar.

Dou-me ao direito de comentar que impressiona-me o estado em que se encontra a pista da Gávea. Este sabado, cheguei nela e a senti dura demais. Como o número de bons cavalos vem tendo manqueiras, de uns tempos para cá,  há de se convir que este possa ser um dos fatores. Sente-se na pista e quebra-se a seguir na continuação do treinamento. De uma coisa tenho plena certeza. Só manca o bom, pois, o matungo não se esforça o bastante para que sua sobrevivência física, seja desafiada. Este é o preço de se ter ou criar um bom cavalo de corrida. Matungo só manca, quando pisa em um buraco.

Meus caros e parcos leitores, algo me diz, que este domingo teremos duas grandes corridas. A primeira com a definição da liderança de uma geração. E a segunda com a confirmação de uma lider, que tem tudo para ser tornar uma triplice coroada.

Amigo Venancio, este fim de semana, pode ser o da tempestade perfeita que você pode criar...