HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

segunda-feira, 27 de março de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: LEMBRANÇAS


Falo muito em imbreeds, e não tenho medo daqueles chamados próximos, como os usados por Marcel Boussac e que lhe valeram por duas decadas a hegemonia do turfe frncês. Por isto vou contar esta estória, que me lembrei ao olhar o pedigree de um recente vencedor de grupo na Australia.

Era o inico dos anos 70, eu dei o tempo entre a formatura no Colégio Santo Ignácio e minha entrada na faculdade de arquitetura. Aproveitei para dar um longo rolé pela Europa, e foi, como aqui contei, que definitivamente descobri, que atrás das corridas de cavalo, havia uma criação e que por mais discredito que alguém pudesse ter pela mesma, tinha e ainda tem, um forte peso cientifico.

Era o ano de 1970 e eu resolvi ir a Longchamp, assistir ao Prix de Royallieu, pois, segundo o Paris Turf, estaria presente uma égua por quem os experts tinham em alta conta, por ter vencido a Coronation Cup, o King George e fora segunda no Arco no ano anterior. A égua chamava-se Park Top e se a minha memória não está ainda muito falha, era montada por Lester Piggot.

Pois bem Park Top não passou de uma terceira colocação, a vencedora supreendeu a todos mas eu fiquei impressionadissimo com o fisico e a performance da segunda colocada. Perguntei a um amigo o que ele achara e ele, no alto de sua sapiência de leitor de almanaque, foi enfático, ela é uma perfeita Nethernton Maid!
Mas que raios era esta tal de Netherton Maid, que nem mãe parecia ser no programa. Não perguntei e fiz aquele cara de consentimento que os entendidos fazem nestas horas

Fui pesquisar e decobri, que a tal da Nethernton Maid era uma filha de Nearco, que a seu tempo havia sido segundo no Oaks da Inglaterra. E que ela era avó, do pai e bisavó da mãe daquela potranca que tanto me chamara a atenção na véspera, Ela se chamava Hazy Idea. Mais tarde já sendo disciplinado por seu Atualpa Soares, descobri que aqueles imbreeds em linha baixa funcionavam, e que Aga Khan, havia a comprado ainda no inicio da campanha de três anos.

Pois bem, esta semana um bisneto seu, o castrado Big Duke, ganhou uma prova de grupo, em Rodehill, a Manion Cup (Gr.3) e isto me trouxe boas lembranças, e a recordação que já fui moço e nunca deixei de ser curioso.

Pois bem uma descendente de Hazy Idea deu com suas patas na Australia, e lá montou uma dinastia, da qual igualmente fazem parte Streana (Gr.1), Decision (Gr.2) e agora Big Duke, mas a força de Hazy Idea, permaneceu no hemisfério norte, pois, dela descendem os ganhadores de grupo Harghar, Hartani, Hamairi, Hazarista, Hanabad, o derby winner Harzand, a champion Hitite Glory, todos criados por H,H, Aga Khan. Nas poucas descendentes que vendeu proximas a Hazy Idea, houve também sucesso de relevo, como os citados na Australia.