Se tiver que deixar alguma lápide de meu último endereço, algo por escreito, juro que ainda estaria em dúvida entre dois epitafios. O primeiro, seria aqui jaz alguém que nunca tirou ninguém do turfe. E o segundo aqui jaz alguém que nunca demonstrou a incapacidade de aprender. Espero que até lá, possa sempre poder repetir estas frases.
Nunca gostei de dar concelhos, pois, como vó Adelina, sempre me alertou, concelho nunca foi bom, pois, é de graça. O melhor é consultoria, pois é cobrada. Mas de vez em quando a gente fraqueja e acaba dando um pitaco em algo, que não conhece a fundo e apenas tem algumas noções. É o que acontece com o amador. Tenho pavor de amadores. Não tanto como em relação aos idiotas, mas no turfe ser amador, mesmo que com boas noções e intenções, se torna tremendamente perigoso. Amador para mim, é aquele cara que ouve o galo cantar, mas não sabe precisamente onde. Tateia, mas dificilmente consegue acha-lo. Aqui me refiro ao galo.
Abro um parênteses. No turfe, como em qualquer outra atividade, eu acho que quando um galo canta, você como profissional tem que saber, porque o galináceo canta, o que canta, como canta, a que horas canta e aonde canta. Fecho este parênteses ecológico.
Vocês devem estar se perguntando porque estou comentando isto e eu explico porque. Nenhum treinador norte-americano adquire um cavalo em keeneland sem um agente. Enquanto o profissional está selecionando os cavalos, ele, treinador está tentando achar clientes. Foi assim que Baffert chegou a Arrogate. Um profissional o detectou e ele detectou a Juddmonte Farms. Acredito que isto seja profissionalismo. No Brasil, a grande maioria dos treinadores escolhem seus próprios cavalos. O que não acredito que seja impeditivo, mas seria o mesmo que me pedir para eu fazer uma intervenção cirurgica, ou treinar um cavalo de corrida. Posso tentar ambas, só não garanto
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS REGINA
HARAS FIGUEIRA DO LAGO

NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA

HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle
HARAS CIFRA

HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO