HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 2 de abril de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: O QUE TORNA SEUS CABELOS BRANCOS

Quando erros são cometidos e ensinamentos são retirados do mesmo, por que omiti-los? Vergonha? Temor? Afinal se você acerta, mais do que erra, me parece vantajoso se analisar o erro e dele se tirar algum proveito. Esta sempre foi a forma que vejo a questão. Erros fazem seus cabelos ficarem brancos, mas trazem consigo, a vantagem daqueles que n'ao os cometem uma segunda vez. mas vamos ao que realmente interessa,

Todos nós temos o direito de tentar algo novo. Inusitado. É a ânsia de todo e qualquer ser humano aspira, de se sentir um inventor. Outrossim, penso eu, que este algo novo, tem que estar provido de bom senso, pois, caso contrário, as chances de você dar com os burros n'água, tornam-se monumentais.

Um dia, estava em Keneland, quando notei a presença no catalogo de uma égua, cujo cruzamento que estava em sua barriga, me pareceu dos mais interessantes. Como pertencia a Darby Dan, e me disseram que não havia feito o exame de sexo, imaginei tratar-se o feto de uma fêmea. Explico-me. Grandes fazendos fazem o exame para estabelecer o sexo do feto, e anunciam quando são machos, pois, no mercado norteamericano, machos valem bem mais do que femeas, quando a idéia é se revender. Quando constatam ser um fêmea, para não afugentar compradores, simplesmente dizem que o exame não foi feito.

O produto que iria nascer, era duplicado na Kentucky Oaks winner e mãe do Derby winner e chefe de raça Roberto, Bramalea. E somando-se a isto haviam imbreeds em Mr. Prospector 4x3, Damascus 4x5, Hail to Reason 4x5 e Nashua 5x5. O produto seria descendente direto de Bramalea.


Mullineuax (Hail to Reason e Bramalea)

Roberto (Hail to Reason e Bramalea)

Convenci ao titular do H e R, em adquiri-la. Pois bem, ele o fez por um preço irrisório. Nasceu um macho, de uma mãe que o tentou matar e que acima de tudo, não tinha uma gota de leite. Se isto só não bastasse, ele tinha as dimensões e o desenho de um pequeno elefante. O Aluízio, imediatamente o batizou de Gameiro.

Descartada a mãe Gameiro foi trazido para o Brasil, e cada dia mais se assemelhava a um elefante. Pois, além de pesado parecia ter a letargia, a vivacidade e a velocidade tipica dos Elepha maximus. Para encurtar a história, estreiou na Gávea, foi segundo em um claiming, e com a graça de Deus, alguém o levou. Nunca mais ouvi dele. O tenho em minha mente, com um dos maiores monstros a quem estive associado profissionalmente.

Foi uma invenção? Em parte sim, pois, a duplicação em Bramalea, ou nunca fora tentatada, ou se tentada, nada de importante havia produzido até ali. mas eu jogava com o fato de poder nascer uma fêmea. Quebrei a cara.

Semanas atrás, em Meydan, um castrado de propriedade de sheikh Mohammed, conhecido pela alcunha de Heavy Metal, ganhou aos 7 anos de idade, a milha do Burj nahhar (Gr.2). Foi sua vigézima segunda vitória em 52 saidas as pistas. Ele que aos 2 anos, ganhara o Richmond Stakes (Gr.2) em Goodwood fora a minha fonte de inspiração do desastre que cometi ao adquirir a mãe de Gameiro, cheia dele. Por que? Eu como disse jogava com a possibilidade - que a meu ver era brutal, de nascer uma fêmea, e Drummer Girl, a avó de Gameiro, era duplicada em Bramalea 3x3.

Bramalea era uma égua por demais pesada, coisa que Gameiro o era, assim como Heavy Metal, Mullineux e Roberto. Imaginem, metal pesado! Coisa que não podia ser dita de Natalma, Somethingroyal, Special e outras que duplicadas nos pedigrees modernos, e que apresentam um alto índice de classicismo.

Assim sendo, por melhor que tenha sido o Oaks ganho por uma égua pesada, aconselho aos leitores, a não duplica-la, pois, o resultado pode ser calamitoso...