HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 3 de abril de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: O RACISMO NO TURFE

Acredito que seja de dominio publico, ou pelo menos dos leitores de blog, meu pavor incomensurável - quase doentio - em relação ao idiota. E vocês sabem muito bem porque. Qualquer que seja a intenção, um idiota dificilmente deixará de ser um idiota. Um burro estudo e melhora. O idiota, não!Afinal de contas, até que me provem ao contrário, como alguém poderá em sã conciência provar a verdadeira validade de uma intenção.

Alguém poderá provar quais eram as verdadeiras intenções de Hitler ao estabelecer o holocausto? Seria a mesma dos sulistas norte-americnos, quando negros eram pendurados nas árvores do Tenenssee e do Mississipe sem um julgamento, apenas uma década depois? Uma higenização racial? Seriam as atitudes, distintas?

No turfe existe também um pseudo-racismo. Se Gobineau e Rosenberg influênciaram Hitler, não sei. Sei que no Tennesse foi proposto a construção de um muro que separava um bairro negro de outro habitado por brancos.  Qual seria a verdadeira motivação? Seria este muro, pedido a 50 anos, com distintas intenções do que o muro que Donald Trump quer levantar nas fronteiras dos Estados Unidos com o México? Os tempos são outros, mas as intenções permanecem as mesmas.

Não existem no turfe Hitlers, Trumps, Gobineaus ou Rosenbergs, mas existem idiotas que tentam criar um racismo equino, onde não existe espaço para tal. Principalmente no século XXI.

Vocês devem ser curiosos do porque este assunto foi trazido a baila. Mas existe um razão. Aqueles que eu chamo de Eurofilos - elementos que não conseguem se desvencilhar do dominio europeu - mantém uma ferrenho racismo perante o cavalo norte-americano, esquecendo-se de onde nasceram, Sadlers Wells, Danehill, Green Desert.

Não creio que hajam fronteiras no turfe, principalmente em se tratando de criação. A universalidade que hoje prima nesta interação genética, tem que ser prezervado eliminado assim, o racismo que ainda existe em nosso turfe. Não vejo isto acontecer em outros países. Só no Brasil, onde a pompa e as circunstâcias ainda prevalescem, mesmo prêmios não sendo pagos.

O idiota, que afirma que a queda da qualidade do cavalo brasileiro se deu com a diminuição da importação do elemento europeu em detrimento do similar norte-americano. Para mim, isto soa como um delírio. E o Mormo? E a pyro? Não seriam fatores mais significativos na queda do intercâmbio genético?

Sou contra qualquer posicionamente em favor ou contra o racismo. Se todos os seres foram colocados no mundo de uma mesma forma, não será a cor da pele, a religião ou mesmo a composição genética de um cavalo de corrida que fará a mim, decidir por um lado ou pelo outro.

Idiota racista, é a pior raça entre os considerados humanos. É por isto, que tivemos que aturar uma fila de ganhadores do Arco, que como era esperado, não nos levaram a lugar algum. O bom cavalo pode vir de qualquer lugar. É o que sempre preguei por aqui. Independentemente de interesses comerciais. Pergunto:


VOCÊ NÃO VIBRA INTENSAMENTE
DA MESMA FORMA COM FRANKEL,
COMO VIBRA COM
ARROGATE OU BLACK CAVIAR?

Porque fazer diferença entre um California Chrome e um Postponed? Por eles terem nascido em continentes distintos? Evidentemente que existe uma maior chance de você preferir o irlandês ao californiano, mas isto é apenas parte do jogo. Joga que pode, não apenas quem quer.

Da mesma forma, cavalos como Galileo, Tapit, Dubawi e Medaglia d'Oro, todos no breeding-shed, estão para mim, acima de qualquer fronteira. Se eles funcionam melhor de um lado ou de outro, é um outro problema. Cabe ao observador tirar as suas conclusões.