HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 26 de julho de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: A LÓGICA. ILÓGICA

Sabe porque esta coluna se chama Papo de Botequim? Porque não pretende em momento algum ser outra coisa que um mero papo amigo, de assuntos de que se gosta de discutir. Não pretendi com a criação deste Papo de Botequim, ter um pulpito de defesas de teses e verdades biblicas. Isto deixo para os arautos e defensores destas verdades. E no turfe, são dezenas.

Um leitor, afirmou a pouco numa troca de Whatsapp, que ele tentava aplicar seu conhecimento dentro de suas possibilidades disponíveis... Este é o segredo do que esta coluna tenta inspirar. Que cada um dentro de suas posses, invista melhor o seu dinheiro, mesmo sabendo que o vizinho - com quem terá que competir - está gastando tubos de dinheiro. Se assim o fosse, na Europa todo aquele que se incomodasse com o que a familia Maktoun gasta, simplesmente desistiria da atividade e compraria um barco.

Os assuntos aqui fluem sem que haja a necessidade de uma reunião de pauta, como é em qualquer publicação escrita. Escrevo o blog na madrugada e muitas vezes os Papos de Botequim, à frente de meu prédio na praia. Isto deixa a coluna mais solta e os assuntos se mostram mais variados. Penso que o turfe seja uma atividade que interaja com o dia a dia de cada um. Se assim o é, torna-se lógico que os assuntos variem, conforme o que aconteça a minha volta. O que em outras palavras quer dizer que a lógica do mesmo é sinplesmente ilógica.


SE A GENTE PENSAR BEM
A LÓGICA DO TURFE
É ILÓGICA

Se não o fosse, então como explicar a vitória categórica de um azarão? Falo daquelas vitórias que os experts classificam como "surpresas". E o que seria uma surpresa? Para mim, algo que se mostra ilógico. Só que o que é ilógico em minha opinião, pode ser lógico para outros. O que difere estes dois polos, seria a proporção do acerto dos considerados lógicos em relação aos ilógicos. Como numa regra e uma exceção.

Toda e qualquer teoria, é factivel a ter uma exceção. Um reprodutor filho de um outro fracassado, não necessáriamente está fadado a ser um fracassado. Estatisticamente a maioria o será, mas isto não garante que pelo menos um, não possa contrariar a regra . Da mesma forma que nem todo filho de um conceituado Sire of Sires, se sairá bem no breeding-shed. A gente vê que mesmo nos grandes raçadores do nível de Northern Dancer e Mr. Prospector, que apenas um pequeno grupo se sai bem na reprodução. E um número menor ainda daqueles, que se tornam Sire of Sires e levam adiante a sobrevivência da tribo na elite dos clássicos.

E vocês sabem por que isto acontece? Pois, cavalo de corrida tem também mãe e esta pode igualmente impor suas prepotências. Um minuto, parece estranho impor aquilo que se define como prepotência, já que prepotência representa composição. É estranho, mas não é raro. Certas linhas maternas exalam apenas classe e velocidade, em cruzamento com certas tribos e ao contrário stamina com outras e isto não quer dizer que elas são linhas dominadas ou dominantes em relação as referidas tribos.

Deixem o Papo de Botequim, ser apenas um papo de botequim, e garanto a vocês, que muita coisa pode ser aprendida se assim a coisa for encarada.