HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sexta-feira, 14 de julho de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: MEU GANGLIO BASAL


William James, melhor conhecido como o irmão do grande escritor Henry James, em uma oportunidade escreveu algo simples, mas que para mim representa bastante a sua atitude do dia a dia. Segundo ele, toda a nossa vida, tudo que lhe confere alguma forma, é nada mais que um conjunto de hábitos.

Eu acredito que qualquer ser respirante é produto de hábitos, adquiridos pela própria vida ou por mentores que o ajudaram em um período de informação. Aquilo que consideramos decisório, nem sempre é produto de uma decisão. Muitas vezes faz parte de um processo repetitivo, que assumimos, sem ao menos notar. Perguntem a aquele dotado de um tique, se ele tem o tique nervoso e ele responderá imediatamente que não. Para ele não passa de sua impressão.

Creio que mais do que 40% das atitudes que assumimos no dia a dia, não passam de atitudes repetitivas e que não requerem nenhum esforço mental. Segundo os médicos os habitos são formados numa região do cerebro, reconhecida como ganglio basal, Outrossim este ganglio capta conhecimento pot você adquirido. Ele não vem com um menu ou uma carga de conhecimento previamente ali armazenada. Ele compila suas experiências.

Agora se você tem defit de atenção ou dificuldade em manter sua memória, nada há de se fazer. Todas as suas atitudes deverão passar pelo processo decisório. O que cansa sobremaneira o cerebro, partindo do principio da existência de um...

No meu caso, fascinado que sou por pedigrees e pela leitura dos mesmos, armazenei em meus ganglios basais, certas formulas que funcionam para mim como hábitos. Por exemplo o binômio de imbreeds em Northern Dancer e Mr. Prospector ou mesmos as linhas femininas de uma Pretty Polly, de uma Mumtaz Mahal ou de uma la Troienne, que fucionam com mais intensidade e com certas características. Bate-se o olho, e imediatamente cria-se o habito de relacionar as qualidades existentes. Para mim não é um ato decisório e sim repetitivo.

Esta é a resposta a quem quer se embrenhar e decifrar o mapa do tesouro, aqui representado por um pedigree capaz de fazer um cavalo atingir com exito a esfera clássica. Mas se você se deixar levar, pela hiperatividade, isto irá tomar conta de seus gânglios e consequentemente atrapalhar seus hábitos. Quebrar a continuidade de uma linha de raciocinio, sempre será prejudicional, seja ela qual for.

Olho hoje um pedigree, e reconheço estruturas que já deram certo, as que não deram certo, aquela que poderão dar certo, ou mesmo outras com chances imensas de não o levar a lugar algum. Conseguir fazer esta depuração, ainda no estudo de um catálogo, o facilita no número de lotes a serem inspecionados. Numa venda como a de Keeneland, com mais que 4,000 lotes, ter uma lista de 40 a 50 lotes, pre separados, facilita seu trabalho. Não quer dizer que ali estará o seu tesouro. Mas há de se convir, que aumenta em muito as suas chances de estar perto do mesmo. E com sorte voc~e pesca uma Cara Rafaela ou uma Estrela Monarchos.

Só há uma formula para se conhecer os pedigrees. Le-los e com o tempo decifrá-los. Isto é parte do processo de se habituar a reconhecer aquilo que realmente funciona, pode funcionar, nunca funcionou e tem muita chance de não o levar a lugar algum. E no turfe tudo que não o leva a lugar algum, torna-se imensamente caro, pois, consome dinheiro e tempo.


Sadlers Wells

Posso estar errado, mas não existe em sã conciencia alguém no mundo que não gostaria de vencer o Derby da Inglaterra. Vejam os vencedores desta importante prova neste século, e descobrirão que se você fugir de Northern Dancer, é que nem cair no horto, e você estará morto, ou cair na ilha onde o Flamengo humilha. Nada menos que 15 dos 17 vencedores pertencem a tribo Northern Dancer. Que percentual, cara! Outrossim, não adianta ser apenas da tribo Northern Dancer. Tem sim que descender de Sadlers Wells ou Danzig pois é ai que me parece estar o mapa da mina. E dentro deste perfil, os nomes de Montjeu, Galileo e Cape Cross, do qual dez vencedores descendentem, dá para se avaliar o que o seu gânglio basal deve captar como uma "habitualidade".


Galileo

01-n - HIGH CHAPARRAL (Sadlers Wells)
03-c - SIR PERCY (Mark of Esteem)
03-l - RULER OF THE WORLD (Galileo-Sadlers Wells)
04-o - CAMELOT (Montjeu-Sadlers Wells)
05-h - NORTH LIGHT (Danehill-Danzig)
07-a - KRIS KIN (Kris S.-Roberto)
08-h - MOTIVATOR (Montjeu-Sadlers Wells)
09-c - GOLDEN HORN (Cape Cross-Danzig)
09-h - GALILEO (Sadlers Wells)
                SEA THE STARS (Cape Cross-Danzig)
13-c - SINNDAR (Grand Lodge-Chiefs Crown-Danzig)
12-b - AUSTRALIA (Galileo-Sadlers Wells)
14-c - WORKFORCE (Kings Best-Kingmambo-Mr. Prospector)
           WINGS OF GRACE (Pour Moi-Montjeu-Sadlers Wells)
16-c - AUTHORIZED (Montjeu-Sadlers Wells)
19-b - NEW APPROACH (Galileo-Sadlers Wells)
21-a - HARZAND (Sea the Stars-Cape Cross-Danzig)
22-b - POUR MOI (Montjeu-Sadlers Wells)

Outras análise podem ser feitas, como linhas maternas, estruturas genéticas abertas ou fechadas, enfim tudo aquilo que possa ser inserido em uma serie histórica- Lembrando-se sempre que o Tempo - o maior inimigo da raça humana - irá modificar isto em anos por vi, com o aparecimento de outras dominâncias.


Cape Cross

 Apenas uma pergunta, com os percentuais acima descritos,  - que chegam a casa dos 88% -você é ainda capaz de desacreditar de uma transmissão linear, mesmo entre tribos? Desculpem, meu francês, mas existem pessoas que gostam de mim e outras não. Não tentem negar uma verdade defendida em números e percentuais, com aquele que as defende. Falem mal de mim, mas não das coisas que defendo. Pois, quem o fizer, estará apenas facilitando o meu trabalho... 

Termino afirmando que gostam de mim parabens, pois, estão gostando de algo que tem mais chance de estar certo, em se tratandp de coisas do turfe, e aos que não gostam, que continuem a catar coquinos no deserto. Quem sabe, durante um temporal, achem um...


Monjeu